Registo | Autor | Editora | Título | ISBN | Assunto | Edição |
---|
42 | Isabel Maria Romero Sousa Magalhães Fernandes | Edições Afrontamento | Percursos Geológicos no Sulco Carbonífero Dúrico-Beirão [Valongo-Gondomar-Castelo de Paiva] | 978-972-36-0868-7, D.L. 253616/07 | Geomorfologia / Percursos geológicos / Parque paleozóico / Valongo / Castelo de Paiva / Gondomar / Pedagogia / Saídas de campo escolares / Esposade / Litologia / Afloramentos carboníferos | |
143 | Pierre Beck; il. R. Barre et M.-R. Vedel | Éditions du Scarabée - Centres dEntraînement aux Méthodes dÉducation Active | Animaux d'Aquarium et de Terrarium | | Educação ativa / Animais de aquário / Animais de terrário / Animais de paludário / Pedagogia (auxiliares: aquários, terráriose paludários) | |
389 | Guy Barthelemy et André Gallard; il. Marol | Le Courrier du Livre / Publications du Pélican | L'Almanach Vert 1975-76, nº 2 | 2-7029-0006-2 | Reverência pela vida / Albert Schweitzer / Baba Amta discípulo de Gandhi / Vinova Bhave / Comunidades intencionais / Movimento comunitário / Vida saudável / Estilos de vida / Dietética e saúde / Vida moderna e erros alimentares / Alimentos vivos / Carne e vegetarianismo / Jejum e saúde / Apicultura ecológica / China sociedade agrária (1973) / Composto / Mulch / Parapsicologia / Pedagogia e liberdade / Ivan Illich / Summerhill (escola) / Ecologia, energia e resíduos / Ciência e cientismo / Alan Watts e a experiência vivida / Oriente e Ocidente / Armas atómicas / Armas biológicas / Crise do petróleo | |
450 | Edmund OSullivan | Zed Books Ltd. | Transformative Learning: Educational Vision for the 21st Century | 1-85649-699-6 | Pedagogia Crítica/ Ambientalismo / Educação / Aspectos Económicos / Pós-Modernismo | |
526 | Angela Wilkes; trad. Maria Luísa Santos | Livraria Civilização Editora | O Meu Primeiro Livro da Natureza | 972-26-0081-8 | Literatura infanto-juvenil / Criança e natureza / Trabalhos práticos com crianças na natureza / Pedagogia do sentido de observação / Crianças, plantas e animais | |
527 | Rui Canário, Filomena Matos, Rui Trindade (orgs.) | Profedições | Escola da Ponte: Defender a Escola Pública | 972-8562-11-X, D.L. 210264/04 | Escola da Ponte (Vila das Aves) / Escola pública (defesa) / Escola Moderna / Instituto das Comunidades Educativas / Educação e serviço público / Escola democrática / Escola do futuro / Educação, inovação e reformas / Autonomia das escolas / Avaliação de projetos educativos / António Sérgio e a educação cívica / Escola e self-government / Ofício de aluno / Escola sem muros / Pedagogia Freinet / José Pacheco pedagogo e a Escola da Ponte / Arquitetura da escola | |
536 | Rubem Alves | ASA Editores II, S.A. | A Escola Com Que Sempre Sonhei - Sem Imaginar Que Pudesse Existir | 972-41-2522-X, D.L. 161601/01 | Educação / Pedagogia / Escola da Ponte (Vila das Aves) / Professor José Pacheco / Centro de Formação Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão) / Escola e comunidade escolar / Escola e autogoverno | |
538 | Michael J. Cohen, Ed.D. | World Peace University | A Field Guide to Connecting With Nature: Creating Moments That Let Earth Teach | 939170-06-1 | Natureza e aprendizagem / Ensino com a Terra / Atividades pedagógicas ao ar livre / Sentidos e natureza / Pedagogia da natureza / Afinidades sensoriais / Universidade Mundial para a Paz (World Peace University) | |
559 | Peggy K. Perdue, Diane A. Vaszily; il. Karen Waiksnis DiSorbo | Good Year Books | City Science, Grades 3-6 | 0-673-46430-X | Pedagogia da ciência / Ensino da ciência (atividades práticas) / Ciências da Terra (didática) / Ciências da vida (didática) / Ciências físicas (didática) / Educação para a observação / Natureza na cidade (educação ambiental) | |
593 | Susan Fountain | Stanley Thornes (Publishers), Ltd. / WWF UK | Learning Together: Global Education 4-7 | 1-85850-018-4 | Pedagogia / Ensino primário / Educação global (visão do WWF- World Wild Fund for Nature / Cooperação na aprendizagem / Atividades didáticas para crianças (4-7 anos) | |
597 | David Sobel | Heinemann | Mapmaking with Children - Sense of Place Education for the Elementary Years | 0-325-00042-5 | Pedagogia e didática / O sentido do lugar / Sense of place / Desenho de mapas na instrução primária / Geografia e educação / Cartografia e infância / Literacia ecológica no ensino básico / Fotografia e infância / Criança e ecologia da imaginação / Mapas de vizinhança e desenvolvimento cognitivo / Uma aldeia educa a criança / Brincar com mapas / Paisagem na literatura infantil / Explorar a floresta e a natureza com mapas | |
600 | Cecilia Fitzsimons; fot. Anthony Pickhaver; trad. Miguel Vaz Oliveira | Editorial Caminho, S.A. | Natureza e Ambiente: 50 Actividades para Miúdos | 972-21-1082-9, D.L. 104 670/96 | Pedagogia e didática / Natureza e ambiente para crianças / Bosques e florestas para crianças / Campos e sedes para crianças / Parques e jardins para crianças / Lagos e beira-mar (atividades para crianças) / Natureza e ambiente dentro de casa (atividades para crianças) | |
605 | Craig Strang, Catherine Halversen, Kimi Hosoume | Lawrence Hall of Science / University of California, Berkeley | On Sandy Shores: Marine Science Activities for Grades 2-4 | 0-924886-33-1 | Pedagogia e didática (ensino básico) / Ecossistemas litorais (atividades para crianças) / Marine Activities, Ressources & Education - MARE (atividades nas praias e litoral, recursos e educação) / Poluição das praias pelo petróleo | |
635 | Grace W. Frank; il. Tina Cash-Walsh | Academic Therapy Publications | The Listen and Learn Connection: Geology, Biology, Astronomy, Literature, Functional Facts, History - Reproducible Worksheets | 0-87879-973-7 | Educação especial / Capacidades de audição e aprendizagem (fichas de trabalho) / Ouvir e apprender / Pedagogia e didática da audição / Atividades para crianças / Caraterísticas das aves (didática) / Peixes (didática) / Mamíferos (didática) / Corpo humano (didática) / Biologia (didática) / Vida prática (didática) / Geologia (didática) / Astronomia (didática) / Linguagem (didática) / História (didática) | |
678 | Josep M. Allué; Leluis Filella e Glória Garcia; Trad. Ana Mafalda Tello | Âncora Editora | O Grande Livro dos Jogos | 972-780-001-7; D.L. 133 904/ 99 | Jogos / Pedagogia (Jogos de interior e exterior) / Educação com jogos de engenho | |
773 | Coord. Clair de Lettre/ Famidoo S.A. | Clair de Lettre | La Belgique côté Enfants: Le Guide Familial Belge | 2-871-72034-7 | Crianças (atividades recreativas)/ Crianças (festas e aniversários)/ Música e crianças/ Leitura e crianças/ Brinquedos/ Saúde infantil/ Direitos e deveres das crianças/ Segurança das crianças/ Escolas e pedagogia/ Crianças (férias, desporto e saídas)/ Crianças e transportes | |
888 | Antero Nobre | Edição do autor | O Escotismo: Sistema de Educação Integral | | Educação fisica e pedagogia moderna / Escotismo como educação integral / Baden-Powell e pedagogia moderna / Pestalozi, Froebel, Férrière, Claparède, Montessori e pedagogia moderna / Educação pela palmatória / Educação pelo terror da nota baixa / Escolas Novas / École des Roches / Crianças e amor ao exercício físico / Lei do Escoteiro / Fraternidade Universal Escotista / Emoção criadora e personalidade / Ecumenismo e Escotismo | |
982 | Serge Latouche | Arthème Fayard | Le Pari de la Décroissance | 978-2-8185-0008-8 | Economia / Capitalismo e crescimento / Decrescimento / Sustentabilidade e economia / Mudança de paradigma da economia / Local e global / Ecofascismo e ecodemocracia / Sociedade do decrescimento / Pedagogia das catástrofes / Reencantamento do mundo / Altereconomistas / Bioeconomia / Ecoeficiência / Pegada ecológica / Entropia / Externalidades / Glocal / Sobrecrescimento | |
1283 | A. Jacinto Rodrigues | Árvore, Cooperativa de Actividades Artísticas, CRL | Ecologia | | Ecologia e ecologias / Ecodesenvolvimento / Pedagogia e ecologia / Casa autónoma / Eco-política / Projeto de ecodesenvolvimento para Valongo / Energia nuclear e sociedade / Escola comunitária / Biónica (cópia da natureza) / Eco-utopia portuguesa / Travar o apocalipse | |
1415 | M. Costa - ISU-Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária (coord.) | Ministério da Educação / Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular | Rede Nacional de Consumo Responsável: [In]formar para mudar; Fichas didáctico-pedagógicas | | Consumidores / Didática do consumo / Cidadania / ISU-Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária / Projeto Rede Nacional de Consumo Responsável / Projeto Consumo Responsável em Rede / Associação Reviravolta / Globalização, desenvolvimento e consumo responsável / Pedagogia do consumo / Desenvolvimento local e consumo responsável / Cidadania, participação e consumo / Sustentabilidade e consumo responsável / Consumo responsável (práticas) / Consumo (dimensão ética) / Sociedade de consumo / Consumo (poder do consumidor) / Consumo (mudanças de hábitos) / Consumo responsável na escola | |
1524 | A. Jacinto Rodrigues | Afrontamento | Frente Cultural: Estudos para a Revolução Cultural em Portugal / Manual prático do Animador Cultural | | Cultura e animação cultural / Socialismo, agitação e propaganda / Paulo Freire e alfabetização de adultos / Jacinto Rodrigues / Grupos de trabalho cultural / Revolução cultural em Portugal / Frente cultural revolucionária / Novos modelos de sociedade socialista / Revolução soviética (primeiros anos) / Agitprop / Alemanha anos vinte (agitação e propaganda) / Formação de equipas de estudos / Observação monográfica de zonas e locais / Celestin Freinet e pedagogia ativa / Escola para o povo (Freinet) / Cooperativismo e animação cultural / Sindicalismo (análise crítica) / Trabalho de bairro, monografia e inquérito | |
1531 | António Barbedo de Magalhães | Publindústria, Edições Técnicas | A Evolução dos Modelos Educativos e a Formação de Engenheiros-Cidadãos para o Mundo | 978-989-723-064-6; D.L. 371591/14 | Educação e modelos educativos / Engenheiros-cidadãos / Paradigma educativo industrial / Paulo Freire e pedagogia do oprimido / Cidadania e engenharia / Educação e sociedade / Modelos educativos clássicos / Egito Antigo (educação) / Índia Antiga (educação) / China (educação e Império) / Grécia (educação) / Roma (educação, engenharia e direito) / Europa medieval (educação e religião) / Arábia e mundo árabe (educação e religião) / Ensino técnico, era industrial e conceção reducionista do ser humano / Jules Ferry, escola laica, obrigatória e gratuita / Sistema educativo dual (Alemanha) / Movimento das Escolas Novas / Educação experiencial (John Dewey) / Escola da Ponte e pedagogia social de autodesenvolvimento (Portugal) / Pedagogia da Obra da Rua (Gaiato) / PISA - Program for International Student Assecment / Educação (Finlândia) / Educação (Coreia do Sul) / Educação (Xangai, Shanghai) / Educação em Portugal desde 1974 / Educação, psicologia e ciências neurobiológicas / Novos modelos educativos / Informação, conhecimento e sabedoria / Aprendizagens (pirâmide) / Educação e avaliação / Formação de engenheiros (História desde o Renascimento) / Modelo de Bolonha e formação de engenheiros / TIC - novas tecnologias de informação e comunicação e formação de engenheiros | |
1536 | Francis Lefebure | António de Oliveira Cruz em co-edição com Socicultur, Divulgação Culurtal, Lda. | Mixagem Fosfénica em Pedagogia | | Pedagogia com base no fosfeno (fenómeno ótico) / Pedagogia, memória e aprendizagem / Psicologia e mixagem fosfénica / Didática e mixagem fosfénica / Aplicações escolares da mixagem fosfénica / NEURON - cooperativa para a investigação e aplicações em neuropsicologia, fosfenismo, sugesto-hipnopedia e neuropedagogia | |
1558 | Maria Alexandra Cóias; il. João Cóias | Editorial Verbo | O Ovo de Mamute | 972-22-1608-2; D.L.66498/93 | Literatura infantil / Pedagogia pelo conto / Didática pela literatura infantil / Sensibilização ao património natural pela literatura infantil / Prémio do Instituto Nacional do Ambiente de Literatura Infantil | |
1560 | Natércia Rocha; il. Paulo Monteiro | Editorial Verbo | Mimi e Ludovico | 972-22-1826-3; D.L. 113 795/97 | Literatura infantil / Pedagogia pela literatura infantil / Sensibilização ao património natural pela literatura infantil | 1ª |
1569 | Sílvia Montarroyos; Gonçalo Cabral (desenhos) | Edições Afrontamento | No País das Ruas Azuis | | Literatura infantil / Pedagogia pela literatura infantil / Didática pela literatura infantil / Criança / Infância | |
1618 | Natércia Rocha; Ilust. Paulo Monteiro | Editorial Verbo | Mimi e Ludovico | 972-22-1826-3/ D.L.134 585/ 99 | Literatura infantil / Pedagogia pela literatura infantil / Sensibilização ao património natural pela literatura infantil | Reimpressão de 1999 |
1619 | Maria Teresa Maia Gonzalez; Paulo Monteiro (ilustrações) | Editorial Verbo | O Incendiário Misterioso | D.L. 146 363/ 00 | Literatura infantil e juvenil / Criança e ambiente / Defesa do património natural (para crianças) / Pedagogia pela literatura infantil / Sensibilização ao património natural pela literatura infantil / Defesa contra incêndios em livro infantil | Reimpressão da edição de 1996 |
1930 | Rudolf Steiner | Editions Anthroposophiques Romandes | Pédagogie Curative | | Rudolf Steiner / Pedagogia curativa / Antroposofia / Ciência do espírito / Homem (imagem antropológica) / Conhecimento racional e sensibilidade / Vontade e conhecimento / Alegria e conhecimento / Sofrimento e conhecimento / Criança deficiente e anomalia / Homem alma corpo espírito / Entidade espiritual, corpo físico e possibilidade de expressão / Alma dos povos / Terapêutica antroposófica / Movimento antroposófico / Sociedade Universal Antroposófica / Destino individual do homem (Karma) / Patologia mental do adulto / Esoterismo e meditação / Ciência e consciência / Alma infantil / Diagnóstico etiológico na antroposofia / Homem normal e homem anormal / Escola Waldorf / Pedagogia Waldorf / Crianças ditas anormais / Instituto Clínico e Terapêutico d´Arlesheim (Suíça) / Instituto médico-pedagógico Lauenstein | Tradução francesa de 1976 a partir da 5.ª edição de 1965 do original alemão Heilpadagogischer Kursus (estenografada em 1924 e não revista pelo autor) |