logo_campo_aberto

Biblioteca Campo Aberto

Pesquisar por livros

ℹ️ Para mais informação sobre cada título,   clique no número de registo.


RegistoAutorEditoraTítuloISBNAssuntoEdição
42Isabel Maria Romero Sousa Magalhães FernandesEdições AfrontamentoPercursos Geológicos no Sulco Carbonífero Dúrico-Beirão [Valongo-Gondomar-Castelo de Paiva]978-972-36-0868-7, D.L. 253616/07Geomorfologia / Percursos geológicos / Parque paleozóico / Valongo / Castelo de Paiva / Gondomar / Pedagogia / Saídas de campo escolares / Esposade / Litologia / Afloramentos carboníferos
143Pierre Beck; il. R. Barre et M.-R. VedelÉditions du Scarabée - Centres dEntraînement aux Méthodes dÉducation ActiveAnimaux d'Aquarium et de TerrariumEducação ativa / Animais de aquário / Animais de terrário / Animais de paludário / Pedagogia (auxiliares: aquários, terráriose paludários)
389Guy Barthelemy et André Gallard; il. MarolLe Courrier du Livre / Publications du PélicanL'Almanach Vert 1975-76, nº 22-7029-0006-2Reverência pela vida / Albert Schweitzer / Baba Amta discípulo de Gandhi / Vinova Bhave / Comunidades intencionais / Movimento comunitário / Vida saudável / Estilos de vida / Dietética e saúde / Vida moderna e erros alimentares / Alimentos vivos / Carne e vegetarianismo / Jejum e saúde / Apicultura ecológica / China sociedade agrária (1973) / Composto / Mulch / Parapsicologia / Pedagogia e liberdade / Ivan Illich / Summerhill (escola) / Ecologia, energia e resíduos / Ciência e cientismo / Alan Watts e a experiência vivida / Oriente e Ocidente / Armas atómicas / Armas biológicas / Crise do petróleo
450Edmund OSullivanZed Books Ltd.Transformative Learning: Educational Vision for the 21st Century1-85649-699-6Pedagogia Crítica/ Ambientalismo / Educação / Aspectos Económicos / Pós-Modernismo
526Angela Wilkes; trad. Maria Luísa SantosLivraria Civilização EditoraO Meu Primeiro Livro da Natureza972-26-0081-8Literatura infanto-juvenil / Criança e natureza / Trabalhos práticos com crianças na natureza / Pedagogia do sentido de observação / Crianças, plantas e animais
527Rui Canário, Filomena Matos, Rui Trindade (orgs.)ProfediçõesEscola da Ponte: Defender a Escola Pública972-8562-11-X, D.L. 210264/04Escola da Ponte (Vila das Aves) / Escola pública (defesa) / Escola Moderna / Instituto das Comunidades Educativas / Educação e serviço público / Escola democrática / Escola do futuro / Educação, inovação e reformas / Autonomia das escolas / Avaliação de projetos educativos / António Sérgio e a educação cívica / Escola e self-government / Ofício de aluno / Escola sem muros / Pedagogia Freinet / José Pacheco pedagogo e a Escola da Ponte / Arquitetura da escola
536Rubem AlvesASA Editores II, S.A.A Escola Com Que Sempre Sonhei - Sem Imaginar Que Pudesse Existir972-41-2522-X, D.L. 161601/01Educação / Pedagogia / Escola da Ponte (Vila das Aves) / Professor José Pacheco / Centro de Formação Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão) / Escola e comunidade escolar / Escola e autogoverno
538Michael J. Cohen, Ed.D.World Peace UniversityA Field Guide to Connecting With Nature: Creating Moments That Let Earth Teach939170-06-1Natureza e aprendizagem / Ensino com a Terra / Atividades pedagógicas ao ar livre / Sentidos e natureza / Pedagogia da natureza / Afinidades sensoriais / Universidade Mundial para a Paz (World Peace University)
559Peggy K. Perdue, Diane A. Vaszily; il. Karen Waiksnis DiSorboGood Year BooksCity Science, Grades 3-60-673-46430-XPedagogia da ciência / Ensino da ciência (atividades práticas) / Ciências da Terra (didática) / Ciências da vida (didática) / Ciências físicas (didática) / Educação para a observação / Natureza na cidade (educação ambiental)
593Susan FountainStanley Thornes (Publishers), Ltd. / WWF UKLearning Together: Global Education 4-71-85850-018-4Pedagogia / Ensino primário / Educação global (visão do WWF- World Wild Fund for Nature / Cooperação na aprendizagem / Atividades didáticas para crianças (4-7 anos)
597David SobelHeinemannMapmaking with Children - Sense of Place Education for the Elementary Years0-325-00042-5Pedagogia e didática / O sentido do lugar / Sense of place / Desenho de mapas na instrução primária / Geografia e educação / Cartografia e infância / Literacia ecológica no ensino básico / Fotografia e infância / Criança e ecologia da imaginação / Mapas de vizinhança e desenvolvimento cognitivo / Uma aldeia educa a criança / Brincar com mapas / Paisagem na literatura infantil / Explorar a floresta e a natureza com mapas
600Cecilia Fitzsimons; fot. Anthony Pickhaver; trad. Miguel Vaz OliveiraEditorial Caminho, S.A.Natureza e Ambiente: 50 Actividades para Miúdos972-21-1082-9, D.L. 104 670/96Pedagogia e didática / Natureza e ambiente para crianças / Bosques e florestas para crianças / Campos e sedes para crianças / Parques e jardins para crianças / Lagos e beira-mar (atividades para crianças) / Natureza e ambiente dentro de casa (atividades para crianças)
605Craig Strang, Catherine Halversen, Kimi HosoumeLawrence Hall of Science / University of California, BerkeleyOn Sandy Shores: Marine Science Activities for Grades 2-40-924886-33-1Pedagogia e didática (ensino básico) / Ecossistemas litorais (atividades para crianças) / Marine Activities, Ressources & Education - MARE (atividades nas praias e litoral, recursos e educação) / Poluição das praias pelo petróleo
635Grace W. Frank; il. Tina Cash-WalshAcademic Therapy PublicationsThe Listen and Learn Connection: Geology, Biology, Astronomy, Literature, Functional Facts, History - Reproducible Worksheets0-87879-973-7Educação especial / Capacidades de audição e aprendizagem (fichas de trabalho) / Ouvir e apprender / Pedagogia e didática da audição / Atividades para crianças / Caraterísticas das aves (didática) / Peixes (didática) / Mamíferos (didática) / Corpo humano (didática) / Biologia (didática) / Vida prática (didática) / Geologia (didática) / Astronomia (didática) / Linguagem (didática) / História (didática)
678Josep M. Allué; Leluis Filella e Glória Garcia; Trad. Ana Mafalda TelloÂncora EditoraO Grande Livro dos Jogos972-780-001-7; D.L. 133 904/ 99Jogos / Pedagogia (Jogos de interior e exterior) / Educação com jogos de engenho
773Coord. Clair de Lettre/ Famidoo S.A.Clair de Lettre La Belgique côté Enfants: Le Guide Familial Belge2-871-72034-7Crianças (atividades recreativas)/ Crianças (festas e aniversários)/ Música e crianças/ Leitura e crianças/ Brinquedos/ Saúde infantil/ Direitos e deveres das crianças/ Segurança das crianças/ Escolas e pedagogia/ Crianças (férias, desporto e saídas)/ Crianças e transportes
888Antero NobreEdição do autorO Escotismo: Sistema de Educação IntegralEducação fisica e pedagogia moderna / Escotismo como educação integral / Baden-Powell e pedagogia moderna / Pestalozi, Froebel, Férrière, Claparède, Montessori e pedagogia moderna / Educação pela palmatória / Educação pelo terror da nota baixa / Escolas Novas / École des Roches / Crianças e amor ao exercício físico / Lei do Escoteiro / Fraternidade Universal Escotista / Emoção criadora e personalidade / Ecumenismo e Escotismo
982Serge LatoucheArthème FayardLe Pari de la Décroissance978-2-8185-0008-8Economia / Capitalismo e crescimento / Decrescimento / Sustentabilidade e economia / Mudança de paradigma da economia / Local e global / Ecofascismo e ecodemocracia / Sociedade do decrescimento / Pedagogia das catástrofes / Reencantamento do mundo / Altereconomistas / Bioeconomia / Ecoeficiência / Pegada ecológica / Entropia / Externalidades / Glocal / Sobrecrescimento
1283A. Jacinto RodriguesÁrvore, Cooperativa de Actividades Artísticas, CRLEcologiaEcologia e ecologias / Ecodesenvolvimento / Pedagogia e ecologia / Casa autónoma / Eco-política / Projeto de ecodesenvolvimento para Valongo / Energia nuclear e sociedade / Escola comunitária / Biónica (cópia da natureza) / Eco-utopia portuguesa / Travar o apocalipse
1415M. Costa - ISU-Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária (coord.)Ministério da Educação / Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento CurricularRede Nacional de Consumo Responsável: [In]formar para mudar; Fichas didáctico-pedagógicasConsumidores / Didática do consumo / Cidadania / ISU-Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária / Projeto Rede Nacional de Consumo Responsável / Projeto Consumo Responsável em Rede / Associação Reviravolta / Globalização, desenvolvimento e consumo responsável / Pedagogia do consumo / Desenvolvimento local e consumo responsável / Cidadania, participação e consumo / Sustentabilidade e consumo responsável / Consumo responsável (práticas) / Consumo (dimensão ética) / Sociedade de consumo / Consumo (poder do consumidor) / Consumo (mudanças de hábitos) / Consumo responsável na escola
1524A. Jacinto RodriguesAfrontamentoFrente Cultural: Estudos para a Revolução Cultural em Portugal / Manual prático do Animador CulturalCultura e animação cultural / Socialismo, agitação e propaganda / Paulo Freire e alfabetização de adultos / Jacinto Rodrigues / Grupos de trabalho cultural / Revolução cultural em Portugal / Frente cultural revolucionária / Novos modelos de sociedade socialista / Revolução soviética (primeiros anos) / Agitprop / Alemanha anos vinte (agitação e propaganda) / Formação de equipas de estudos / Observação monográfica de zonas e locais / Celestin Freinet e pedagogia ativa / Escola para o povo (Freinet) / Cooperativismo e animação cultural / Sindicalismo (análise crítica) / Trabalho de bairro, monografia e inquérito
1531António Barbedo de MagalhãesPublindústria, Edições TécnicasA Evolução dos Modelos Educativos e a Formação de Engenheiros-Cidadãos para o Mundo978-989-723-064-6; D.L. 371591/14Educação e modelos educativos / Engenheiros-cidadãos / Paradigma educativo industrial / Paulo Freire e pedagogia do oprimido / Cidadania e engenharia / Educação e sociedade / Modelos educativos clássicos / Egito Antigo (educação) / Índia Antiga (educação) / China (educação e Império) / Grécia (educação) / Roma (educação, engenharia e direito) / Europa medieval (educação e religião) / Arábia e mundo árabe (educação e religião) / Ensino técnico, era industrial e conceção reducionista do ser humano / Jules Ferry, escola laica, obrigatória e gratuita / Sistema educativo dual (Alemanha) / Movimento das Escolas Novas / Educação experiencial (John Dewey) / Escola da Ponte e pedagogia social de autodesenvolvimento (Portugal) / Pedagogia da Obra da Rua (Gaiato) / PISA - Program for International Student Assecment / Educação (Finlândia) / Educação (Coreia do Sul) / Educação (Xangai, Shanghai) / Educação em Portugal desde 1974 / Educação, psicologia e ciências neurobiológicas / Novos modelos educativos / Informação, conhecimento e sabedoria / Aprendizagens (pirâmide) / Educação e avaliação / Formação de engenheiros (História desde o Renascimento) / Modelo de Bolonha e formação de engenheiros / TIC - novas tecnologias de informação e comunicação e formação de engenheiros
1536Francis LefebureAntónio de Oliveira Cruz em co-edição com Socicultur, Divulgação Culurtal, Lda.Mixagem Fosfénica em PedagogiaPedagogia com base no fosfeno (fenómeno ótico) / Pedagogia, memória e aprendizagem / Psicologia e mixagem fosfénica / Didática e mixagem fosfénica / Aplicações escolares da mixagem fosfénica / NEURON - cooperativa para a investigação e aplicações em neuropsicologia, fosfenismo, sugesto-hipnopedia e neuropedagogia
1558Maria Alexandra Cóias; il. João CóiasEditorial VerboO Ovo de Mamute972-22-1608-2; D.L.66498/93Literatura infantil / Pedagogia pelo conto / Didática pela literatura infantil / Sensibilização ao património natural pela literatura infantil / Prémio do Instituto Nacional do Ambiente de Literatura Infantil
1560Natércia Rocha; il. Paulo MonteiroEditorial VerboMimi e Ludovico972-22-1826-3; D.L. 113 795/97Literatura infantil / Pedagogia pela literatura infantil / Sensibilização ao património natural pela literatura infantil
1569Sílvia Montarroyos; Gonçalo Cabral (desenhos)Edições AfrontamentoNo País das Ruas AzuisLiteratura infantil / Pedagogia pela literatura infantil / Didática pela literatura infantil / Criança / Infância
1618Natércia Rocha; Ilust. Paulo MonteiroEditorial VerboMimi e Ludovico972-22-1826-3/ D.L.134 585/ 99Literatura infantil / Pedagogia pela literatura infantil / Sensibilização ao património natural pela literatura infantilReimpressão de 1999
1619Maria Teresa Maia Gonzalez; Paulo Monteiro (ilustrações)Editorial VerboO Incendiário MisteriosoD.L. 146 363/ 00Literatura infantil e juvenil / Criança e ambiente / Defesa do património natural (para crianças) / Pedagogia pela literatura infantil / Sensibilização ao património natural pela literatura infantil / Defesa contra incêndios em livro infantilReimpressão da edição de 1996
1930Rudolf SteinerEditions Anthroposophiques RomandesPédagogie CurativeRudolf Steiner / Pedagogia curativa / Antroposofia / Ciência do espírito / Homem (imagem antropológica) / Conhecimento racional e sensibilidade / Vontade e conhecimento / Alegria e conhecimento / Sofrimento e conhecimento / Criança deficiente e anomalia / Homem alma corpo espírito / Entidade espiritual, corpo físico e possibilidade de expressão / Alma dos povos / Terapêutica antroposófica / Movimento antroposófico / Sociedade Universal Antroposófica / Destino individual do homem (Karma) / Patologia mental do adulto / Esoterismo e meditação / Ciência e consciência / Alma infantil / Diagnóstico etiológico na antroposofia / Homem normal e homem anormal / Escola Waldorf / Pedagogia Waldorf / Crianças ditas anormais / Instituto Clínico e Terapêutico d´Arlesheim (Suíça) / Instituto médico-pedagógico LauensteinTradução francesa de 1976 a partir da 5.ª edição de 1965 do original alemão Heilpadagogischer Kursus (estenografada em 1924 e não revista pelo autor)