logo_campo_aberto

Biblioteca Campo Aberto

Pesquisar por livros

ℹ️ Para mais informação sobre cada título,   clique no número de registo.


RegistoAutorEditoraTítuloISBNAssuntoEdição
1Luis Filipe OliveiraTexto EditoraEducação Ambiental: Guia Prático Para Professores, Monitores e Animadores Culturais e de Tempos LivresEducação ambiental (introdução para educadores) / Monitores de educação ambiental / Animadores culturais e educação ambiental / Tempos livres e educação ambiental / Direitos da natureza e educação ambiental / Educação ambiental passiva / Educação ambiental ativa / Educação ambiental em Portugal / Escolas e educação ambiental / Meios e técnicas em educação ambiental / Exercícios práticos em educação ambiental / Trabalhos de campo em educação ambiental / Educação ambiental em laboratório / Desenho biológico em educação ambiental
2Sonia Cian, Stefano Cavagna e Margarida André ZoccoliInstituto de Inovação Educacional / Instituto de Promoção AmbientalO Desafio de Educar nas Áreas Protegidas972-783-001-3, D.L. 148702/00Educação ambiental / Áreas protegidas / Educação ambiental e áreas protegidas / Investigação ambiental em áreas protegidas / Pessoa, território e escola / Educar no ambiente / Áreas protegidas, conservação e fruição / Áreas protegidas como sujeitos educativos / Trabalho de campo e investigação ambiental / Educadores e educação ambiental / Interdisciplinaridade na educação ambiental
7Ana Maria Santiago de CarvalhoSecretaria de Estado do Ordenamento e Ambiente / Comissão Nacional do AmbienteO Ruído na Legislação Portuguesa Proteção ambiental / Ruído / Legislação do ruído / Comissão Nacional do Ambiente / Licenciamentos e ruído / Edifícios de habitação e ruído / Espetáculos e ruído / Edifícios escolares e ruído
42Isabel Maria Romero Sousa Magalhães FernandesEdições AfrontamentoPercursos Geológicos no Sulco Carbonífero Dúrico-Beirão [Valongo-Gondomar-Castelo de Paiva]978-972-36-0868-7, D.L. 253616/07Geomorfologia / Percursos geológicos / Parque paleozóico / Valongo / Castelo de Paiva / Gondomar / Pedagogia / Saídas de campo escolares / Esposade / Litologia / Afloramentos carboníferos
207J. Raúl Rodrigues, Carlos Silva, Miriam Cavaco, Anabela Nave, Carlos Veiga, Pedro Duarte, J. Guerner-Moreira, Jorge Costa, João Santos, Paulo A. Fernandes, F. Pimenta-Carvalho, Paulo S. Gomes, Paula Simão, Ricardo Miranda, Vasco rodrigues, Felisbela Mendes, Ana Paula Félix, Laura M. Torres; ed. cient. J. Raúl RodriguesInstituto Politécnico de Viana do Castelo / Escola Superior Agrária de Ponte de LimaOs Ácaros Fitoseídeos na Limitação Natural do Aranhiço-Vermelho em Fruteiras e Vinha972-745-080-6, D.L. 221618/05 Ácaros fitoseídeos / Aranhiço vermelho / Luta biológica (fruteiras e vinha) / Pesticidas de síntese / Pragas na agricultura / Luta biológica e limitação natural / Ecosistemas agrários / Proteção Integrada / Predador-presa / Organização Internacional de Luta Biológica e Proteção Integrada / Grupo de Trabalho de Ácaros (Portugal) / Escola superior Agrária de Ponte de Lima / Grupo de Trabalho Pesticidas e Auxiliares (internacional) / Entre Douro e Minho / Região de Entre Douro e Minho / Região da Beira Interior / Beira Interior / Pesticidas (racionalizaçãp do uso)

389Guy Barthelemy et André Gallard; il. MarolLe Courrier du Livre / Publications du PélicanL'Almanach Vert 1975-76, nº 22-7029-0006-2Reverência pela vida / Albert Schweitzer / Baba Amta discípulo de Gandhi / Vinova Bhave / Comunidades intencionais / Movimento comunitário / Vida saudável / Estilos de vida / Dietética e saúde / Vida moderna e erros alimentares / Alimentos vivos / Carne e vegetarianismo / Jejum e saúde / Apicultura ecológica / China sociedade agrária (1973) / Composto / Mulch / Parapsicologia / Pedagogia e liberdade / Ivan Illich / Summerhill (escola) / Ecologia, energia e resíduos / Ciência e cientismo / Alan Watts e a experiência vivida / Oriente e Ocidente / Armas atómicas / Armas biológicas / Crise do petróleo
407Associação Eurocoast - Portugal, G. Soares de Carvalho, F. Veloso Gomes e F. Taveira Pinto (eds.)Associação Eurocoast - PortugalDunas da Zona Costeira de PortugalD.L. 124274/98Geomorfologia / Dunas (Portugal, zoma costeira) / Associação Eurocoast-Portugal / Dunas eólicas / Dunas litorais / Dunas fósseis / Dunas da Figueira-Leirosa / Dunas atlânticas / Comunidades vegetais em dunas / Uso do solo em dunas / Dunas na costa de Aveiro / Dunas em Peniche e na Nazaré / Ecosistemas dunares / Ammophila arenaria / Revegetação dunar / Ria Formosa (dunas) / Vulnerabilidade dunar / S.O.S.Litoral / Escolas dinâmicas e educação ambiental / Trilhos em corpos dunares / Veículos todo-terreno (dunas) / Ecosistemas litorais / Dunas de Quiaios, Mira / Dunas consolidadas / Cronologia dunar / Gestão do litoral na Holanda / Dunas do Pinhal de Leiria
422Ana Maria Gonçalves, Magda Moscoso Botelho, Maria Alice Mascarenhas, Maria Helena Torres e Maria Teresa Rio CarvalhoDidáctica EditoraTemas do Mundo VivoD.L. 120/82Ambiente terrestre (introdução) / Ambiente aquático (introdução) / Seres vivos e ambiente (compêndio escolar)
527Rui Canário, Filomena Matos, Rui Trindade (orgs.)ProfediçõesEscola da Ponte: Defender a Escola Pública972-8562-11-X, D.L. 210264/04Escola da Ponte (Vila das Aves) / Escola pública (defesa) / Escola Moderna / Instituto das Comunidades Educativas / Educação e serviço público / Escola democrática / Escola do futuro / Educação, inovação e reformas / Autonomia das escolas / Avaliação de projetos educativos / António Sérgio e a educação cívica / Escola e self-government / Ofício de aluno / Escola sem muros / Pedagogia Freinet / José Pacheco pedagogo e a Escola da Ponte / Arquitetura da escola
536Rubem AlvesASA Editores II, S.A.A Escola Com Que Sempre Sonhei - Sem Imaginar Que Pudesse Existir972-41-2522-X, D.L. 161601/01Educação / Pedagogia / Escola da Ponte (Vila das Aves) / Professor José Pacheco / Centro de Formação Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão) / Escola e comunidade escolar / Escola e autogoverno
543AESOP - Association of European Schools of Planning: Alan Reeve (ed.)Oxford Brookes University / Department of PlanningAESOP Yearbook 20040-86342-215-2Planeamento (passado e futuro) / Associação de Escolas de Planeamento Euorpeias / AESOP - The Association of European Schools of Planning / Planeamento metropolitano e questões ambientais / Inovação e planeamento / Ensino da Teoria do Planeamento / Planeamento, direito e propriedade / Planeamento e complexidade / Planeamento e política dos transportes / Planeamento transnacional e transfronteiras / Novas tecnologias no planeamento
566John Taylor GattoNew Society PublishersDumbing Us Down: The Hidden Curriculum of Compulsory Schooling0-86571-231-XEducação, política e sociedade / Educação totalitária / Escola psicopática / Escolarização compulsiva / Currículo escolar escondido / Escola e programas escolares / Crianças e mundo adulto / Sistema escolar (reestruturação) / Mais escola ou menos escola? / Monopólio escolar / Ensino familiar e comunitário / Escola, sociedade e conformismo / Escolas livres / Free School
568Teófilo Braga, Cláudia Tavares, Helena PintoAmigos dos Açores - Associação EcológicaEducar para a EnergiaD.L. 283023/08Educação ambiental para a energia / Energia (Açores) / Associação Amgos dos Açores / Teófilo Braga (Amigos dos Açores) / Ecoteca de Ponta Delgada / Ecoteca da Ribeira Grande / Ensino da energia (fichas de apoio) / Escolas (auditoria energética) / Eletricidade (custos) / Carrinho solar (construção) / Forno solar (construção)
570Stephen Stoer (dir.)Edições Afrontamento, Lda.Escola e Territórios0872-7643, DL. 75178/94Educação, escola e territórios / Educação e mundo rural / TEIP - Territórios Educativos de Intervenção Prioritária / PEL - Projeto Educativo Local / CFAE - Cerntro de Formação de Associação de Escolas / Educação formal, não formal e informal / Aprendizagem fora da escola / Etnia cigana e educação / Formação de adultos / Mediação local e educação / Centro Rural de Inovação Educativa / Formação centrada na escola
587Linda DobsonPrima PublishingHomeschooling - The Early Years: Your Complete Guide to Successfully Homeschooling the 3 to 8 Year Old Child0-7615-2028-7Ensino domiciliário / Escola em casa / Educação infantil / Família moderma e ensino doméstico / Ensino doméstico (dos 3 aos 8 anos) / Alegria de aprender / Aprender a aprender / Ensino doméstico e auto-estradas da informação / Conjugar ensino doméstico e ensino público / Ensino doméstico a tempo parcial / National Homeschool Association ( Associação Nacional do Ensino Doméstico - Estados Unidos da América)
608Comissão das Comunidades Europeias / Grupo Coordenador do Projecto VIDAMinistério da EducaçãoOs Professores e a Droga: Manual PedagógicoD.L. 22875/88Droga (Projeto Vida) / Gabinete de Planeamento e de Coordenação do Combate à Droga / Droga, escola e professores / Educação sobre a droga
630Marlene Montezi Blois e Maria Alice Santos Ferreira BarrosAo Livro Técnico, SATeatro de Fantoches na Escola DinâmicaTeatro de fantoches (valor pedagógico) / Ensino básico / Crianças, escolas e marionetas / Fantoches e folclore
637Mary GriffithPrima PublishingThe Unschooling Handbook: How To Use the Whole World As Your Child's Classroom0-7615-1276-4Ensino domiciliário / Ensino doméstico (implicações sociais) / Planeamento educacional / Ensino sem escola / Mundo como sala de aula / Tecnologia e ensino doméstico / Televisão e ensino
657Camilo MortáguaEsfera do Caos EditoraTem coisas, Ti Manel, ...978-989-680-018-5; D.L.318424/10Camilo Mortágua / Crítica social / Crítica política / Cidade-campo / Urbanos-rurais / Desenvolvimento rural (conceito) / Pensamento e rusticidade / Dimensão local, desenvolvimento e globalização / Alentejo e desenvolvimento local / Agricultura em pequena escala / PAC - Política Agrícola Comum / Política Agrícola Comum - PAC / Subsidariedade (crítica do conceito) / Centrais de compras (perigos para a ruralidade) / Escola, crianças, adultos e ruralidade / Segurança Social (alternativas)
661Ronie Lima, Lara Moutinho da CostaEditoração EletrônicaGuia Ecológico dos Defensores da Terra 2006Defensores da Terra (Brasil) / Educação ambiental e cidadania / Consciência ecológica e transformação social / Mata Atlântica (Brasil) / Cultura ambiental / Associação Ambientalista Defensores da Terra / Ativismo ambiental (Brasil) / Teatro e ativismo ambiental / Formação para o ativismo ambiental / Mobilização ambiental pela arte / Agenda ecológica / Rádios comunitárias, democratização e ambiente / Ciclovias (Rio de Janeiro) / Poluição sonora / Consumo predatório / Consumo consciente / Queimadas e emissões poluentes / Camada de ozono / Poluição química / POP - Poluentes orgânicos persistentes / Poluentes orgânicos persistentes - POP / Poluição e saúde dos trabalhadores / Organização de campanhas ecológicas / Resíduos e emprego / Cinco R (reduzir, reaproveitar, reciclar, respeitar, responsabilizar) / Horta na escola / Agrotóxicos / Produção de adubos orgânicos / Transgénicos (Brasil) / Escolas e apadrinhamento de rios / Pesca predatória / Biodiversidade e florestas / Defesa dos animais / Florestas tropicais / Internet e ativismo ambiental / Ação judicial e ativismo ambiental / Denúncia de agressões ambientais
694Moira D. GreenDelmar Publishers: An Internatinal Thomson Publishing Company474 Science Activities for Young Children0-8273-6663-9Educação científica (crianças e jovens) / Atividades para crianças sobre ciência / Pensamento pré-escolar / Jean Piaget (psicólogo) / Estádios do desenvolvimento infantil / Explosão da linguagem infantil / Estádio pré-operacional (crianças) / Linguagem e ciência na infância / Cinco sentidos (atividades com crianças)
735Julieta C. Schallenberg, Catarina Furtado; trad. Teófilo BragaARENA - Agência Regional de Energia e Ambiente da região Autónoma dos Açores trad. Teófilo BragaPráticas de Energias Renováveis978-989-95910-0-4 D-L- 281 763/08Energias renováveis / Poupança energética / Energia, recursos educativos e divulgação) / INTERREGIIIB - Programa de Iniciativa Comunitária / ESENUR - Informação, Conhecimento e Educação Sobre o Estado Energético Urbano, a Poupança Energética e Energias Renováveis (projeto comunitário) / Energias renováveis (Jogos Escolares), Açores
740Org. Joaquim Santos Silva, Ernesto de Deus, Lúcia SaldanhaLiga para a Protecção da Natureza/ Autoridade Florestal NacionalIncêndios Florestais: 5 anos após 2003978-972-98961-8-7/D.L. 286193/08Incêndios florestais (propagação e combate) / Estratégia Nacional para as Florestas / Plano Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios / Verão trágico de 2003 / Autoridade Florestal Nacional / Liga para a Proteção da Natureza / Forest Focus / DFCI Defesa da Floresta Contra Incêndios / Defesa da Floresta Contra Incêndios - DFCI / Incêndios Florestais (estatísticas) / APIF - Agência para a Prevenção de Incêndios Florestais / Agência para a Prevenção de Incêndios Florestais - APIF / Setor florestral (reforma) / CFN - Conselho Florestal Nacional / Conselho Florestal Nacional - CFN / Proteção Ciivil / SNB - Serviço Nacional de Bombeiros / Serviço Nacional de Bombeiros - SNB / ANIF - Autoridade Nacional para os Incêndios Florestais / Estruturas municipais na defesa conta incêndios / Fundo Florestal Permanente / Incêndios florestais (causas) / Propriedade florestal / Estrutura fundiária e floresta / Lei de Bases da Política Florestal / Floresta Atlântica / Silvicultura preventiva / Sapadores florestais / Escola Nacional de Bombeiros (Lousã) / Política florestal (evolução) / PAF - Programa de Ação Florestal / Projeto Florestal Português (Banco Mundial) / Municipalização da política florestal / ZIF - Zonas de Intervenção Florestal /
Zonas de Intervenção Florestal - ZIF / Fundos públicos (oportunismo na utilização) / Contra-fogo / Ciclos meteorológicos e incêndios florestais / Vegetação em áreas queimadas / Ecologia do fogo / Charnecas e incêndios florestais / Fogos florestais na imprensa portuguesa / Polícia Judiciária e fogos florestais / Decréscimo da população rural e fogos florestais / Cadastro e fogos florestais / Instituto Geográfico Português / União da Floresta Mediterrânica / Território e perigo de incêndio / Workshop Incêndios Florestais
773Coord. Clair de Lettre/ Famidoo S.A.Clair de Lettre La Belgique côté Enfants: Le Guide Familial Belge2-871-72034-7Crianças (atividades recreativas)/ Crianças (festas e aniversários)/ Música e crianças/ Leitura e crianças/ Brinquedos/ Saúde infantil/ Direitos e deveres das crianças/ Segurança das crianças/ Escolas e pedagogia/ Crianças (férias, desporto e saídas)/ Crianças e transportes
778Águas do Douro e PaivaÁguas do Douro e PaivaLivro de Bolso: Guia de Campo, 1º e 2º ciclos do Ensino BásicoÁgua explicada às crianças/ Rios (poluição)/ Tratamento da água ( educação ambiental)/ Vegetação ribeirinha ou ripícola/ Plantas aquáticas/ Fauna ribeirinha/ Projeto mil escolas (Águas do Douro e Paiva)
781Coord. Águas do Douro e PaivaÁguas do Douro e Paiva S.A.Programa Integrado de Educação Ambiental: A Água e os nossos RiosEducação Ambiental (água e rios)/ Projeto Mil Escolas/ Águas do Douro e Paiva/ Agenda 21 e educação ambiental/Água e seres vivos/ Diretiva- Quadro da Água/ Água (poluição)/ Ecossistemas ribeirinhos/ Vegetação ribeirinha/ Anfíbios/ Água (ações pedagógicas)/ Rios e ribeiras (ações pedagógicas)
792Carlos RaimundoCâmara Municipal de Oeiras/ Direcção Geral do Ambiente/ ERRA/ GIRRecolha Selectiva Multimaterial de Embalagens: Projecto de QueijasResíduos/ Reciclagem/ Projeto de Queijas (resíduos)/ Indústrias recicladoras (Portugal, 1996)/ Recolha seletiva multilateral de embalagens/ Embalagens (resíduos)/ ERRA-European Recovery & Recycling Association/ Gir-Grupo Intersetorial da Reciclagem/ Recolha seletiva de resíduos nas escolas/ Separação de resíduos e comportamento da população
811M. Gomes GuerreiroUniversidade do AlgarveO Ambiente Suporte do HomemAmbiente (antropologia)/ Conceitos ecológicos fundamentais/ Princípios ecológicos/ Manuel Gomes Guerreiro/ Universidade do Algarve/ Consciência ecológica e Escola/ Ambiente e produção/ Ecossistemas, economia e Natureza/ Haeckel/ Darwin/ Schimper (fundador da ecologia como ciência)/ Worming (fundador da ecologia como ciência)/ Charles Adams (ecologia das sucessões bióticas)/ Tansley (conceito de ecossistema)/ Ecologia moderna/ Lindeman (conceito de ecossistema)/ Biocenose/ Biótopo/ Ecologia estática e ecologia dinâmica/ Wiener (conceção sistémica da ecologia)/ Termodinâmica/ Pinto Peixoto (sistemas vivos abertos)/ Sinecologia (Eugene P. Odum e Howard Odum)/ Margalef (ecologia sistémica)/ Ecologia e responsabilidade do Homem/ Cibernética e ecologia/ Antropologia Ecológica/ Ecologia cultural/ Hardstry (ecologia cultural)/ Morris Harris (ecologia cultural e animais)/ Ecologia Antropológica/ Petróleo/ Fundação Calouste Gulbenkian (petróleo)/ Perpetuidade do Ser humano/ Henrique de Barros/ Economia e ecologia/ Fisiocratas e ecologia/ Leis naturais e sistemas físicos/ Energia solar e agricultura/ Entropia/ Jeremy Rifkin/ Homem produto do ambiente/ Homem consumidor do ambiente/ Dia Mundial do Ambiente/ Biosfera e Humanidade/ Metabolismo endossomático e hexossomático/ Ensino e ecologia/ UNESCO e perpetuidade da vida
835Dir. José Martins SoaresÁguas do Douro e Paiva, S.A.As Aventuras do Topas e da Topilde na Natureza: Livro de Estórias - 1º Ciclo do Ensino BásicoLiteratura juvenil/ Educação Ambiental/ Águas do Douro e Paiva/ Projeto Mil Escolas (educação ambiental)/ Programa A Água e os Nossos Rios (educação ambiental)/ APDA-Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas/ Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas-APDA/ Ecossistemas ribeirinhos (educação ambiental)
838Pedro García Martín [et al]Escola Superior Agrária de Viseu / Campus PolitécnicoColóquio Montemuro - A última rota da TransumânciaPenínsula Ibérica (Transumância)/ Montemuro/ ISPV-Escola Superior Agrária de Viseu/ Associação para a Defesa da Cultura Arouquense/ Transumância (rotas)/ Gado herbívoro/ Serra de Montemuro/ Etnologia/ Serra da Estrela/ Mundo rural e processos tradicionais/ Modernidade e Tradição/ Pastoreio/ Fitodiversidade (Montemuro)/ Ecossistemas de montanha
847Edição Pedro MacedoCaderno Verde, S.A.Anuário Ambiente 2001Ambiente nos anos 2000/ Prioridades ambientais em Portugal/ Programa Pólis/ Francisco Nunes Correia/ Regime de Avaliação de Impacte Ambiental/ Rede Natura 2000/ Barragem do Sabor/ Rio Sabor como rio selvagem ameaçado/ Poluição rodoviária/ Diretiva-Quadro da Água/ Plano Operacional do Ministério do Ambiente/ Convénio Luso-Espanhol dos Rios Internacionais/ Águas de Portugal (empresa)/ Portugal e o Acordo de Quioto/ Rede Natura como novo modelo de desenvolvimento/ Helena Freitas/ Co-Incineração/ Resíduos sólidos urbanos/ Resíduos hospitalares e dioxinas/ Plano de Ação para os Resíduos Sólidos Urbanos 2000-2006/ Instituto dos Resíduos/ Práticas amigas do ambiente/ LIPOR/ Valorlis/ Bicho-da-seda/ Fábrica da Pólvora de Barcarena/ Arqueologia industrial/ Jardim de infância e defesa do ambiente/ Quinta da França, Cova da Beira (desenvolvimento rural sustentável)/ Alimentos transgénicos/ Energia das ondas/ Eurico da Fonseca e a energia das ondas/ Aproveitamento de rolhas de cortiça natural ou aglomerada/ Carta Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável/ Educação agro-ambiental/ Declaração de Salamanca de 1994 (escola inclusiva)/ Conservação do priôlo (pássaro dos Açores)/ Educação Ambiental em Portugal ( uma panorâmica em 2001)/ Diretório do Ambiente (instituições e programas da União Europeia, organismos e pessoas responsáveis no Ministério do Ambiente em Portugal, Áreas Protegidas)/ Requalificação e novos municípios/ Investigação em ambiente/ ONG- Organizações Não Governamentais/ Certificação ambiental
861Susana Soares Ferreira Rede de Escolas dos Amigos dos Dinossáurios O Tiago e a Patricia foram visitar o Monumento Natural das Pegada dos Dinossáurios da Serra de AireD.L.130701/98Serra de Aire / Dinossáurios / Rede de Escolas dos Amigos dos Dinossáurios / Exploração pedagógica de histórias sobre dinossáurios / Monumentos naturais
878M.Gomes Guerreiro[s.n.]A Cincia Florestal em Face das Exigências do Mundo Moderno Ciência florestal / Exigências do mundo moderno e silvicultura / Progresso de Portugal e exploração do solo / Curso Livre de Silvicultura (revista Agros, Associação dos Estudantes de Agronomia) / Manuel Gomes Guerreiro / Capacidade de uso dos solos / Floresta como povoamento de espécies lenhosas / Direção Geral dos Serviços Florestais / Sistemas de irrigação / Natividade (Joaquim Vieira Natividade) / Floresta autómato / Floresta, regeneração natural e artificial / Silvicultura, Escola Francesa e Escola Alemã / Estação de Melhoramento Florestal (Sacramento, Califórnia) / Instituto Florestal de Skane (Suécia) / Estação de Alcobaça (melhoramento florestal do sobreiro e do castanheiro) / Pinhal de Leiria / Fragoso de Sequeira (silvicultor português) / Barros Gomes (silvicultor português) / Sousa Pimentel (silvicultor português) / Floresta e influência do homem / Espécies florestais e indústria da pasta de celulose / Resinosas e floresta tropical / Floresta natural e floresta industrial / Fitossociologia / Silvicultura e pedologia / Silvicultura mediterrânica / Desaparecimento de plantas raras em Portugal / Biocenose florestal / Investigação e experimentação em silvicultura / Castro Caldas (agrónomo) / Profissão florestal e serviços do Estado
888Antero NobreEdição do autorO Escotismo: Sistema de Educação IntegralEducação fisica e pedagogia moderna / Escotismo como educação integral / Baden-Powell e pedagogia moderna / Pestalozi, Froebel, Férrière, Claparède, Montessori e pedagogia moderna / Educação pela palmatória / Educação pelo terror da nota baixa / Escolas Novas / École des Roches / Crianças e amor ao exercício físico / Lei do Escoteiro / Fraternidade Universal Escotista / Emoção criadora e personalidade / Ecumenismo e Escotismo
975José Augusto GonçalvesInstituto António Sérgio do Setor Cooperativo (INSCOOP)A Educação Cívica Segundo António Sérgio: Sua Atualidade 972.9424-38.1; D.L. 201868/03António Sérgio (enquadramento histórico)/ Educação cívica/ Instituto António Sérgio do Setor Cooperativo-INSCOOP/ Município-escola/ Município educador/ Self-Government/ Junior Republic/ Cooperativa escolar/ Escola, democracia e liberdade/ Descentralização económica e política/ Não-diretividade na educação/ Instrução primária/ Função social dos estudantes/ Tirania dos programas do ensino/ Educação e antidogmatismo/ Educação socrática/ Educação e interesses dos alunos/ O jogo na educação/ Escola cidadã/ Educação para os hábitos democráticos/ Políticas educativas em Portugal
983Pedro del Cura et aliiAcciòn EducativaV Encuentro la Ciudad de los Niños: La infancia y la ciudad, una relaciòn dificil978-84-691-8172-0 ; D.L. M-56485-2008 Infância / Criança, cidadania e urbanismo / Cidade das Crianças / Ação educativa e urbanismo para a criança / Provedor do menor / Mudanças da condição infantil / Cidade global e perda da urbanidade / Mobilidade como destruição da vida urbana / Modelo alternativo de cidade / Reconciliar trânsito e cidade / Escola, município e cidade / Agenda 21 Escolar (Madrid) / Educação e mobilidade sustentável / Participação infantil na participação cidadã / Crianças como cidadãos invisíveis / Conselhos de crianças
1084Carol PetrashInstituto PiagetTesouros da Terra972-8245-53-X; D.L.97290/96Educação (presença da Terra) / Didática para a natureza / Preservação da Natureza / Natureza na escola / Educação e estações do ano / Terra em casa e na família / Terra na sala de aula / Hábito de deitar fora / Consertar brinquedos / Ideias ecológicas e saudáveis / Criar jardim das estações / Maçãs (secagem, decoração e culinária) / Do trigo ao pão / Abóboras (alimento e brinquedo) / Pevides de abóbora / Milho (moagem, cozedura e bonecas de palha) / Brincadeiras de inverno / Crianças, aves e esquilos / Velas para modelar, decorar e brincar / Festa de S. Valentim / Limpeza da casa na primavera / Atividades para crianças na primavera / Lã (lavagem, cardagem, fiação e tecelagem) / Jardinagem (localização, escolha de plantas, cuidados e utensílios) / Verão estação do ar livre / Atividades para crianças no verão / Bagas (apanha, compotas e culinária) / Cestaria atividade de verão / Listas de livros infantis e estações do ano
1093Júlio Ricardo (coord.)Rancho Folclórico de Chãos (Rio Maior)Cadernos da Serra - Contributos para o Desenvolvimento LocalD.L. 146 711 / 00Ruralidade / Desenvolvimento local / Desenvolvimento rural / Serra dos Candeeiros / Educação para o desenvolvimento rural / Condição juvenil e mutações sociais / Desenvolvimento (conceito) / Rancho Folclórico de Chãos (Rio Maior) / Folclore / Rural (conceito) / Campo, área rural e espaço não urbano / Paisagem humanizada / Cultura e natureza / Intervenção educativa em meio rural / Investigação participada / Analfabetismo, escolarização e literacia / Jovens e dualidade do sistema produtivo / Conjugalidade e emancipação económica / Jornais locais / Rádios locais / Decisão nas opções de desenvolvimento / Desenvolvimento ideal e desenvolvimento real ambivalente / Ranchos folclóricos e associativismo / Música popular portuguesa
1156Yankel FijalkowÉditions La Découverte & SyrusSociologie de la Ville2-7071-3512-7Sociologia urbana / Pesquisa sociológica / Modos de vida / Estilos de vida / Questões urbanas / Cidades como comunidades / Fenómeno urbano (indicadores estatísticos) / Limites da cidade e densidade urbana / Cidade e planeamento / Cidade como forma social / Maurice Halbwacks (fundador da sociologia urbana) / Espaço urbano e mercado fundiário / Memória e identidade coletiva / Bairros populares (declínio) / Subúrbios e centralidade urbana / Escola de Chicago (ecologia urbana) / Espaço público, segregação, agregação / Max Weber (economia política urbana) / Política urbana espaço de contradições / Inquérito urbano e monografia de locais / Estatísticas urbanas / Urbanismo e discurso sobre a cidade
1157Yves Grafmeyer e Isaac Joseph (coord. e trad.)FlammarionL'École de Chicago: Naissance de l'Écologie urbaine2-08-080104-XEscola de Chicago (ecologia urbana) / Sociologia urbana / Cidade-laboratório / Cidade e configuração espacial /Cultura urbana como mito / Georg Zimmel (sociólogo urbano) / Metrópoles e mentalidade / Comportamento humano em meio urbano / Expansão urbana / Metabolismo urbano / Mobilidade e aglomeração urbana / Comunidade humana (abordagem ecológica) / Natureza humana e cidade / Cidade como fenómeno natural / Comunidade urbana, modelo espacial e ordem moral / Vizinhança na cidade / Fenómeno urbano e modo de vida / Chicago (etnia, nacionalidades e imigração) / Planificação urbana na Escola de Chicago / Terapêutica evolucionista nas cidades / Sociologia urbana aplicada
1171José Pedro Araújo e Joana Nogueira (coord)VALIMA - Associação de Municípios do Vale do LimaO Mar o Rio e a Montanha: Passeios no vale do Lima (edição bilingue; título em inglês: The sea. the river and the mountain: Routes through the Lima Valley972-97510-7-2; D.L. 184987/02Percursos turísticos (Portugal) / Paisagem (Alto Minho) / Pedestrianismo (Vale do Lima) / Vale do Lima / VALIMA - Associação de Municípios do Vale do Lima / Escola Superior Agrária de Ponte de Lima / Instituto Politécnico de Viana do Castelo / Celtas do Minho / Fortes do litoral do Alto Minho / Românico (Alto Minho) / Brandas de Sistelo (Alto Minho) / Terras da Nóbrega (Alto Minho) / Município de Arcos de Val de Vez / Município de Ponte da Barca / Município de Ponte de Lima / Município de Viana do Castelo / Região de Turismo Alto Minho / Marinas de recreio / Hipódromos / Campos de golfe / Kartódromos / Arraial minhoto / Turismo ativo
1205Leila Dregger; António Câmara [et. al] (Trad.)Verlag MeigaTamera: Um modelo para o futuro978-3-927266-28-5; D.L. 314 742/10Comunidades intencionais / Tamera (Alentejo) / Alternativas ecológicas / Estilos de vida / Água, vida e desertificação / Sepp Holzer (permacultor) / Bernd Müller (paisagem aquática) / Energia solar / Paisagem comestível / Reflorestação mista / Cura dos territórios / Biogás (Alentejo) / Aldeia Solar (Alentejo) / Materiais ecológicos de construção / Terra, palha e erva / Martin Pietsch (arquitetura de zonas múltiplas) / Educação de Paz (Monte Cerro, Alentejo) / IGP - Instituto pela Paz Global / Sustentabilidade e comunidade / Escola da Esperança (crianças em Tamera, Alentejo) / Amizade com animais1ª edição
1223Sidónio PardalCâmara Municipal de Almada / CESUR - Universidade Técnica de LisboaParque da Cidade de Almada: arquitectura de uma paisagem972-9134-27-8; D.L.112017/97Almada / Parques Urbanos / Arquitetura Paisagista / Paisagem / Sidónio Pardal / Parque da Cidade de Almada / CESUR - Universidade Técnica de Lisboa / Parque da Paz (Almada) / Jardim como espaço doméstico / Jardim e parque urbano / Jardim utilitário / Jardim decorativo / Parque urbano e construção da cidade / Parque urbano e obra de arte / Belo natural (conceito) / Parque urbano sistema vivo / Parque urbano e segregação social / Quinta dos Farias (Gabinete Técnico de Almada) / Luz, cor e sombra (Parque de Almada) / Escola paisagista inglesa / Landscape gardening / Socalcos técnica milenar / Parques urbanos e hidrografia / José Aurélio (escultor) / Escultura de José Aurélio (Parque de Almada)
1247Raimundo QuintalEsfera do CaosQuintas, Parques e Jardins do Funchal: Estudo Fitogeográfico978-989-8025-39-5; D.L. 267883/07Madeira (arquipélago) / Parques e jardins (Funchal) / Botânica / Fitogeografia / Botânica / Ilha da Madeira / Levadas (condução tradicional de água) / Andares fitoclimáticos / Jardim Municipal (Funchal) / Parque de Santa Catarina (Funchal) / Parque Municipal do Monte (Funchal) / Passeio Público Marítimo (Funchal) / Mata da Nazaré (Funchal) / Jardim do Campo da Barca (Funchal) / Jardim do Miradouro Vila Guida (Funchal) / Jardim do Almirante Reis (Funchal) / Jardim do Conservatório - Escola de Artes (Funchal) / Jardim de Santa Luzia (Funchal) / Jardins do Tecnopolo (Funchal) / Jardim da Pousada da Juventude (Funchal) / Quinta das Cruzes (Funchal) / Quinta do Poço (Funchal) / Quinta Magnólia (Funchal) / Quinta Vigia (Funchal) / Quinta Vila Passos (Funchal) / Quinta do Palheiro Ferreiro (Funchal) / Quinta Monte Palace (Funchal) / Quinta Palmeira (Funchal) / Quinta Jardins do Imperador (Funchal) / Quinta do Hospício Princesa D. Amélia (Funchal) / Jardim da Estalagem Jardins do Lago (Funchal) / Jardim da Quinta da Bela Vista (Funchal) / Jardim Casino Park (Funchal) / Jardim Pestana Village (Funchal) / Jardim Quinta das Vistas (Funchal) / Jardim Cliff Bay (Funchal) / Jardim do Hotel Reid (Funchal) / Jardins do Hotel Savoy (Funchal) / Cemitério-jardim de São Gonçalo (Funchal) / Cemitério-jardim de São Martinho (Funchal) / Cemitério-jardim inglês (Funchal) / Síntese fitogeográfica dos jardins do Funchal / Riqueza florística e taxonómica dos jardins do Funchal / Formações vegetais (porte) - Funchal / Espetro biológico Raünkiaer (jardins do Funchal) / Regime fenológico, espetros fitogeográficos e rusticidade (jardins do Funchal) / Elenco florístico (jardins do Funchal)
1283A. Jacinto RodriguesÁrvore, Cooperativa de Actividades Artísticas, CRLEcologiaEcologia e ecologias / Ecodesenvolvimento / Pedagogia e ecologia / Casa autónoma / Eco-política / Projeto de ecodesenvolvimento para Valongo / Energia nuclear e sociedade / Escola comunitária / Biónica (cópia da natureza) / Eco-utopia portuguesa / Travar o apocalipse
1332Jacinto RodriguesEdição do AutorEcologia / Ecosofia - guia e catálogo de um itinerário: 40 Anos de Ecologia a Partir do Porto 2015Ecosofia e ecologia / Energias Doces / Alternativas e transição / Arquitectura, energia e sustentabilidade / Rudolf Steiner / Padre Himalaya / Jacinto Rodrigues / José Rodrigues (escultor) / Fundação José Rodrigues / Ecologia a partir do Porto / Grupos ecológicos pioneiros (Porto) / Tecnologias simples / Energias renováveis / Pensar de outra maneira / Escola Diferente / Frente cultural, participação social e ecodesenvolvimento
1415M. Costa - ISU-Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária (coord.)Ministério da Educação / Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento CurricularRede Nacional de Consumo Responsável: [In]formar para mudar; Fichas didáctico-pedagógicasConsumidores / Didática do consumo / Cidadania / ISU-Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária / Projeto Rede Nacional de Consumo Responsável / Projeto Consumo Responsável em Rede / Associação Reviravolta / Globalização, desenvolvimento e consumo responsável / Pedagogia do consumo / Desenvolvimento local e consumo responsável / Cidadania, participação e consumo / Sustentabilidade e consumo responsável / Consumo responsável (práticas) / Consumo (dimensão ética) / Sociedade de consumo / Consumo (poder do consumidor) / Consumo (mudanças de hábitos) / Consumo responsável na escola
1450Stephen SterlingGreen Books LtdSustainable Education: Re-visioning Learning and Change1 870098 994Educação e sustentabilidade / Educação ambiental / Paradigma educativo ecológico / Educação e mudança / Aprendizagem e paradigma educativo sustentável / Educação e paradigma modernista / Educação em mudança ou educação para a mudança / Perspetiva educativa mecanicista / Perspetiva educativa ecológica / Educação ambiental para alem dela / Insustentabilidade / Mudança educativa superficial ou profunda / Ecologia dos sistemas educativos / Educação transmissiva e educação transformativa / Educação imposta e educação participativa / Transição educativa moderna e pós-moderna / Conhecimento (natureza transitória) / Agenda 21 na Educação / Educação e ONG - Organizações Não Governamentais / LSF - Learning for a Sustainable Future (Canadá 1991) / Educação para um futuro sustentável (LSF Canadá) / Escolas pequenas (vantagens) / Small School (Devon, Inglaterra)
1499Henry Dougier (Directeur-Redacteur), Hélène Ploix et al.AutrementFrancs-tireurs de la MédecineMedicina e opinião / Crítica da medicina / Prevenção e saúde / Mandarinato Médico / Ivan Illich / Medicalização / Medicina em equipa / Enfermeiras e medicalização / Medicina escolar / Medicina do trabalho / GIS - Groupe Information Santé (França) / Centros médicos para adolescentes / Desmedicalização / Ensino da medicina (problemas) / Poder médico e crise das instituições / Medicina oficial e medicinas paralelas
1524A. Jacinto RodriguesAfrontamentoFrente Cultural: Estudos para a Revolução Cultural em Portugal / Manual prático do Animador CulturalCultura e animação cultural / Socialismo, agitação e propaganda / Paulo Freire e alfabetização de adultos / Jacinto Rodrigues / Grupos de trabalho cultural / Revolução cultural em Portugal / Frente cultural revolucionária / Novos modelos de sociedade socialista / Revolução soviética (primeiros anos) / Agitprop / Alemanha anos vinte (agitação e propaganda) / Formação de equipas de estudos / Observação monográfica de zonas e locais / Celestin Freinet e pedagogia ativa / Escola para o povo (Freinet) / Cooperativismo e animação cultural / Sindicalismo (análise crítica) / Trabalho de bairro, monografia e inquérito
1531António Barbedo de MagalhãesPublindústria, Edições TécnicasA Evolução dos Modelos Educativos e a Formação de Engenheiros-Cidadãos para o Mundo978-989-723-064-6; D.L. 371591/14Educação e modelos educativos / Engenheiros-cidadãos / Paradigma educativo industrial / Paulo Freire e pedagogia do oprimido / Cidadania e engenharia / Educação e sociedade / Modelos educativos clássicos / Egito Antigo (educação) / Índia Antiga (educação) / China (educação e Império) / Grécia (educação) / Roma (educação, engenharia e direito) / Europa medieval (educação e religião) / Arábia e mundo árabe (educação e religião) / Ensino técnico, era industrial e conceção reducionista do ser humano / Jules Ferry, escola laica, obrigatória e gratuita / Sistema educativo dual (Alemanha) / Movimento das Escolas Novas / Educação experiencial (John Dewey) / Escola da Ponte e pedagogia social de autodesenvolvimento (Portugal) / Pedagogia da Obra da Rua (Gaiato) / PISA - Program for International Student Assecment / Educação (Finlândia) / Educação (Coreia do Sul) / Educação (Xangai, Shanghai) / Educação em Portugal desde 1974 / Educação, psicologia e ciências neurobiológicas / Novos modelos educativos / Informação, conhecimento e sabedoria / Aprendizagens (pirâmide) / Educação e avaliação / Formação de engenheiros (História desde o Renascimento) / Modelo de Bolonha e formação de engenheiros / TIC - novas tecnologias de informação e comunicação e formação de engenheiros
1536Francis LefebureAntónio de Oliveira Cruz em co-edição com Socicultur, Divulgação Culurtal, Lda.Mixagem Fosfénica em PedagogiaPedagogia com base no fosfeno (fenómeno ótico) / Pedagogia, memória e aprendizagem / Psicologia e mixagem fosfénica / Didática e mixagem fosfénica / Aplicações escolares da mixagem fosfénica / NEURON - cooperativa para a investigação e aplicações em neuropsicologia, fosfenismo, sugesto-hipnopedia e neuropedagogia
1555John HoltPelican BooksHow Children Learn0 14 02.1133 0Crianças / Aprendizagem / Escola / Escola doméstica / Escola livre / Jogos na aprendizagem / Experiências e aprendizagem / Fala (aprendizagem) / Leitura (aprendizagem) / Desportos na educação / Arte na educação / Matemática na educação / Mente em funcionamento / Observar e compreender a criança / Aprendizagem espontânea destruída pela escola
1556John HoltPelican BooksThe Underachieving School0 1402.1370 8Aprendizagem verdadeira / Escola-prisão / Métodos de ensino / Testes escolares (tirania) / Exames na escola / Saber ler / Ensinar o quê / Escola ineficiente / Escolas espaços não recomendáveis para crianças / Excesso de trabalho estudantil / Professores falam demais / Escola compulsiva contra boa educação / Fazer as crianças odiarem a leitura / Ordem e desordem no processo educativo / O que não se pode ensinar / Crianças na prisão
1594Ivan Illich; Jorge Leandro Rosa (Prefácio)J.C. Costa Marques Editor / Edições Sempre em PéPara uma História das Necessidades978-972-8870-40-9Crítica da sociedade industrial / Crítica do desenvolvimento económico / Crítica do sistema escolar / Energia e sociedade / Iatrogenia (medicina) / Ivan Illich / Limites da medicina / Desemprego útil / Superar nações desenvolvidas / Expropriação da saúde / Energia e equidade / Programa educacional oculto / Desescolarização da sociedade / CIDOC - Centro Intercultural de Documentação (Cuernavaca, México) / Pobreza modernizada / Necessidades (história) / Profissões incapacitantes / Dominação profissional / Utensílios industriais e utensílios conviviais / Liberdades e direitos / Educação (pressupostos ocultos) / Mercado educacional / Progresso tecnocrático (crítica) / Luta contra a morte / Recuperação da saúde / Transportes e industrialização do tráfego / Velocidade e imaginário / Monopólio radical da indústria / Circulação, aceleração e ineficácia
1657 Marta Pinto (coord.)Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE Porto)Oito Anos e 100.000 Árvores Nativas Depois: 2011-2018 Projecto FuturoÁrea Metropolitana do Porto (árvores) / Futuro - Projeto das 100.000 Árvores / Rotas das Árvores (AMP) / Viveiro de árvores (Projecto Futuro) / Monitorização de plantio de árvores / Rede de escolas (árvores) / Viveiro de árvores do Rio Leça / Biospots / Rede de Biospots do Porto / Projeto metropolitano (AMP) / Embaixadores da floresta / CRE-Porto Rede Metropolitana pela Sustentabilidade /
1685Francesco Tonucci; Antón Costa Rico (pref.); Margarida Periquito (trad.)Kalandraka Editora Portugal, LdaA Cidade das Crianças978-989-54340-4-6; D. L. 462168/19Educação rodoviária / Crianças e planeamento participado / Convenção Internacional dos Direitos da Criança / Lewis Mumford, pioneiro do urbanismo e da ecologia / Rua, lugar de todos / Criança (aliados da) / Laboratório Cidade das Crianças / Infância e cidade / Criança e urbanismo / Francesco Tonucci (educador, psicólogo e urbanista) / Cooperação educativa / Psicologia ambiental / Aprendizagem do meio urbano / Cidade educadora / Urbanismo baseado na criança / Norberto Bobbio (pensador) / Cidade e medo / Brincadeira (primado educativo) / Criança, cidade e solidão / Criança projetista / Criança como Indicador ambiental / Automóvel, cidadão e poder / Nova Escola Galega (movimento educativo)
1707John HarteWilliam Kaufmann, Inc.Consider a Spherical Cow: A Course in Environmental Problem Solving0-86576-086-1Problemas ambientais e soluções / Escolas como sistemas estáveis / Enxofre antropogénico / Fluxos Norte-Sul de poluição atmosférica / Ciclo do fósforo (perturbações) / Alumínio e poluição / Gás radão e risco radioactivo / Termodinâmica e transferência de energia / Reações químicas e equilíbrios ambientais / Bioquímica e ambiente / Chuvas ácidas / Climatologia e ambiente / Populações, sobrevivência e pesticidas / Explosão demográfica e população estabilizada (China) / População estável (China)
1712Jennifer CarlessIsland PressTaking Out the Trash: A No-nonsense guide to recycling1-55963-171-6Solução integrada de reciclagem / Lixo e reciclagem / Reciclagem (breve história) / Papel (reciclagem) / Vidro (reciclagem) / Lixo (métodos de recolha) / Metais (reciclagem) / Plásticos (reciclagem) / Lixo e compostagem / Óleo de motores (reciclagem) / Baterias (reciclagem) / Pneus (reciclagem) / Asfalto (reciclagem) / Sucata (reciclagem) / Reduzir, reutilizar, reciclar, rejeitar / Programas de reciclagem em casa, escolas e comunidades / Reciclagem e indústria / Indústria da reciclagem / Reciclagem, futuro e legislação
1722Herbert M. SheltonLa Nouvelle Hygiène - Le Courrier du LivreLes Combinaisons Alimentaires et Votre Santé2-7029-0055-0Alimentação / Classificação dos alimentos / Combinações alimentares e saúde / Refeições, digestão, dissociação e tipos de menus / Escola de Saúde Dr. Shelton / Higienismo e sistema higienista / Enzimas, bactérias, ptielina, pepsina e adaptação das secreções / Ácidos, amidos, proteínas, gorduras, açúcares e suas combinações / Fermentação gastro-intestinal, causas e efeitos / Instituições higienistas
1733Ana Caldas e Franklin PereiraChiado EditoraPele com Pele: Transfiguração & Transcendência978-989-52-0343-7Artesanato de couro / Curtição de couro / Curtumes Fabrício / Museu dos Samarreiros em Vila Verde (Seia) / Antenor Santos (Museu dos Samarreiros) / Arte do couro / Pepe Pereira (Escola Municipal de Artes e Oficios-EMAO, Vigo) / Guadameci (arte medieval do couro dourado) / Córdova cidade do couro / Islamismo na Península Ibérica / Arte islâmica do couro / Al-Andalus / Joalharia / Arte de inspiração Vaccea / Centro de Estudos Vacceos da Universidade de Valladolid / Associação Portugal à Mão / Necrópole dos Vaccea
1827Richard J. Gelles e Ann LevineMcGraw-Hill, INCSociology: An Introduction0-07-911927-1Sociologia (Introdução) / Sociologia como ciência / Comportamento social (dinâmica) / Cultura e sociologia / Estruturas sociais, grupos e organizações formais / Comportamento desviante e controle social / Desigualdade social / Instituições sociais / Mudança social / População, ecologia global e urbanização / Comportamento coletivo e movimentos sociais / Sociologia e senso comum / Suicídio e ecologia / Teoria e explicação da sociedade / Etnocentrismo e relativismo cultural / Socialização (processo) / Crime e justiça / Mobilidade social / Estratificação racial e étnica / Igualdade para as mulheres / Violência e família / Divórcio (análise social) / Família (futuro) / Escola e igualdade / Religião, organização e sociedade moderna / Sociedade pós-industrial / Ecologia urbana / Política e sociologia / Robert Park e ecologia urbana / Comportamento coletivo / Violência das multidões / Revolução social (teoria)
1876Arbeitsgruppen Alternativen (AGA)AGA, Arbeitsgruppen Alternativen, AGA, VienaSchluss mit der ewiggestrigen ZukunftISBN 3 900293 00 7Futuro sempre adiado (acabar com ele) / Alternativas (grupos de trabalho na Áustria, Viena) / AGA - Grupos de trabalho alternativos (Viena, Áustria) / Construção, habitação, enraizamento (Viena, Áustria) / Energia. técnica, trabalho (Viena, Áustria) / Sociedade, educação, administração (Viena, Áustria) / Saúde, cura, cuidados e terapia (Viena, Áustria) / Agricultura, alimentação, vida no campo (Viena, Áustria) / Arquitetura alternativa / Tecnologias radicais / Organizações cidadãs / Arquitetura (contra o racionalismo na) / Anti-design / Emancipação pela estética / Comunas habitacionais / Energia e qualidade de vida / Energia solar alternativa / Energia eólica alternativa / Compostagem e ambiente / Medicina antroposófica / Homeopatia e saúde / Rudolf Steiner / Crianças: brincar em grupo / Mulher, escola, sociedade / Cultura, ideologia, alternativas / Agricultura biológica porquê? / Agricultura industrial vs agricultura ecológica / Agricultura biodinâmica
1902Mary Appelhof, Mary Frances Fenton e Barbara Loss Harris; Mary Frances Fenton e Nancy Kostecke (ilust.)Flower PressWorms Eat Our Garbage; Classroom Activities for a Better Environment0-942256-05-0Minhocas e resíduos / Minhocas e compostagem / Atividades na sala de aula e ambiente / Atividades escolares e melhor ambiente / Resíduos orgânicos e aterros / Matéria orgânica (decomposição) / Minhocas e fertilização do solo / Minhocas (descrição e caraterísticas) / Minhocas, bactérias e solo vivo / Jardins de lixo / Minhocas e humor / Eisenia fetida (minhoca) / Allolobophora caliginosa (minhoca) / Octolasion cyaneum (minhoca) / Lumbricus terrestris (minhoca) / Arejamento do solo pelas minhocas / Enriquecimento do solo pelas minhocas / Cadeia alimentar na pilha de composto / Atitudes perante as minhocas / Brincadeiras com minhocas / Solo (perfil para escolas) / Solos e matéria orgânica
1908Carlos Campos Ventura (coord.)Biblioteca Nacional de PortugalSaúde Natural em Portugal; Séculos XIX-XX978-972-565-637-2 Depósito Legal 445156/18Saúde Natural (Portugal) / Associação Academia Hipócrates / Instituto Macrobiótico de Portugal / Medicina e saúde natural / Homeopatia e alopatia / Hahnemann e homeopatia / Farmácia Homeopática de Lisboa (século XIX) / Farmácia Homeopática de Santa Justa (século XIX) / Conde Mattei e homeopatia em Portugal / Hidroterapia / João Bentes de Castel-Branco (naturopata) / Alimentação natural e saúde natural / Exposição Universal de St. Louis de 1904 / Padre Himalaya e naturopatia / Osteopatia em Portugal / Quiroprática em Portugal / Índiveri Colucci/ / Amílcar de Sousa naturopata / Revista O Vegetariano (1909-1936) / Revista Natura (naturopatia) / Fred Vasques Homem (naturopata) / Revista Vida Naturista / Raul d'Oliveira Feijão (naturopata) / José Lyon de Castro (naturopata) / Ferrándiz naturopata / José de Castro naturopata / Júlio Roberto (alimentação e dietética) / Alimentação racional / Macrobiótica e saúde natural / Cooperativa Macrobiótica Vegetariana Unimave / Diese, alimentação racional (João Santos) / Afonso Cautela, ativista da saúde natural / Francisco Varatojo e macrobiótica / Michio Kushi em Portugal / Aveline Kushi em Portugal / Instituto Médico Naturista / Escola Superior de Biologia e Saúde / Escola Superior das Ciências Naturais e Homeopáticas / Escola de Medicina Tradicional Chinesa / Classificação Nacional das Profissões e naturopatia / Daniel Lorant (naturopata francês em Portugal) / Lei do Ato Médico / Federação Nacional das Medicinas Alternativas Naturais / José Faro (acunpuntor) / Deolinda Fernandes (acupuntora) / TNC - Terapêuticas Não-Convencionais / Lei do Enquadramento-Base das Terapêuticas Não-Convencionais / Fitoterapia como profissão / Dia Mundial das Medicinas Naturais / Celeiro Dieta e alimentação natural / Pedro Choy marca de alimentação natural / História das Ciências da Saúde / Catálogo de exposição sobre saúde natural / Fisiopatia / Cooperativa Frutariana de Lisboa / António Gonçalves Correia anarquista alentejano / Sociedade Portugue
1919The Earth Works GroupThe Earth Works GroupThe Recyclers Handbook; Simple Things You Can Do 0-929634-08-XReciclagem / Salvar a Terra pela reciclagem / Reciclagem e ambiente / Princípios básicos de reciclagem / Centros de reciclagem / Pré-ciclagem / Reciclagem em casa / Metal (reciclagem) / Vidro (reciclagem) / Papel (reciclagem) / Plástico (reciclagem) / Vinil e reciclagem / Espumas plásticas e reciclagem / Resíduos orgânicos (reciclagem) / Chumbo e reciclagem / Petróleo e reciclagem / Tintas e reciclagem / Pneus (reciclagem) / Reciclagem no escritório / Reciclagem na escola / Reciclagem num prédio de condomínio / Instalar um centro de reciclagem / Compra de produtos reciclados / Encontrar empregos na reciclagem
1924Jorge A. R. Paiva; António dos Santos Queirós (pórtico e organização)Liga de Amigos de Conímbriga - Centro de Formação de Professores de Conímbriga - CEFOP, e Património e Ambiente Multimédia; A Crise Ambiental, Apocalipse ou Advento de uma Nova Idade II972-8659-20-2, Depósito Legal 160407/01Jorge Paiva / Crise ambiental / Nova Idade (ambiental) / Apocalipse ambiental / Chuvas ácidas (impacto ambiental) / Florestas (doenças em Portugal) / Óxido de enxofre e chuvas ácidas / Óxidos de azoto e chuvas ácidas / Partículas, florestas e chuvas ácidas / Poluição do ar e chuvas ácidas / Relíquias vegetais em Portugal / Silva lusitana (história) / Biodiversidade em Portugal / Plantas ameaçadas em Portugal / Conservação da natureza (medidas) / Rio Mondego / Convento de Santa-Clara-a-Velha (Coimbra) / Lapa dos Esteios, Quinta das Canas, Flora (Coimbra) / Quinta das Lágrimas, Coimbra (Arboreto) / Jardins botânicos (origem e importância) / Jardim Botânico de Coimbra / Coimbra (Parques arbóreos) / Hospital Sobral Cid, mata e jardim (Coimbra) / Hospital dos Covões, Coimbra (mata e jardim) / Escola Superior Agrária de Coimbra (matas) / Parque de Santa Cruz (Coimbra) / Parque Dr. Manuel Braga (Coimbra) / Mata Nacional do Choupal (Coimbra) / Mata Nacional de Vale de Canas (Coimbra) / Penedo da Saudade, Coimbra (vegetação) / Penedo da Meditação, Coimbra (vegetação) / Árvores de Coimbra (artérias urbanas) / Coimbra (árvores das ruas) / Podas e infeções (árvores de Coimbra) / Parque Aquilino Ribeiro de Viseu (biodiversidade vegetal) / Parque de La Salette, Oliveira de Azeméis (árvores e arbustos) / Mata do Buçaco (arboreto majestoso) /
1930Rudolf SteinerEditions Anthroposophiques RomandesPédagogie CurativeRudolf Steiner / Pedagogia curativa / Antroposofia / Ciência do espírito / Homem (imagem antropológica) / Conhecimento racional e sensibilidade / Vontade e conhecimento / Alegria e conhecimento / Sofrimento e conhecimento / Criança deficiente e anomalia / Homem alma corpo espírito / Entidade espiritual, corpo físico e possibilidade de expressão / Alma dos povos / Terapêutica antroposófica / Movimento antroposófico / Sociedade Universal Antroposófica / Destino individual do homem (Karma) / Patologia mental do adulto / Esoterismo e meditação / Ciência e consciência / Alma infantil / Diagnóstico etiológico na antroposofia / Homem normal e homem anormal / Escola Waldorf / Pedagogia Waldorf / Crianças ditas anormais / Instituto Clínico e Terapêutico d´Arlesheim (Suíça) / Instituto médico-pedagógico LauensteinTradução francesa de 1976 a partir da 5.ª edição de 1965 do original alemão Heilpadagogischer Kursus (estenografada em 1924 e não revista pelo autor)
1950John Elkington e Julia Hailes; colaboração de Douglas Hill; tradução e adaptação de Carlos Ventura e Luz Ventura; Tony Ross (ilustrações)Gradiva JúniorGuia do Jovem Consumidor EcológicoDepósito Legal 107454/97Salvar a Terra / Jovem consumidor ecológico / Efeito de estufa (iniciação) / Ozono (iniciação) / Chuva ácida (iniciação) / Florestas húmidas (iniciação) / Energia - produção (iniciação) / Agricultura e consumidores (iniciação) / Água e consumidores (iniciação) / Animais em perigo de extinção (iniciação) / Jovens consumidores e produtos domésticos/ Jovens consumidores e escola / Jovens consumidores: que podem fazer
1956António CovasEdições ColibriPolítica Agrícola e Desenvolvimento Rural; Temas e Problemas972-772-477-9 Depósito Legal 211 069/04Política agrícola / Desenvolvimento rural / Agricultura portuguesa / Agro-business (Portugal) / Coesão territorial / Políticas de coesão territorial / Congresso Nacional dos Economistas Agrários 1993 / Política agrícola europeia / Instituto de Desenvolvimento Agrário da Região Norte / Escola Superior Agrária de Bragança / Congresso da Câmara de Agricultura do Norte 1997 / Ajustamento e diversificação rural / Direção Geral de Desenvolvimento Rural / Fome, comércio e ética (mundial) / Congresso do Jovem Rural 1998 / Instituições agrícolas / Desenvolvimento agrícola e recursos naturais / Encontro Nacional de Engenheiros Agro-florestais 1999 / Agricultura (terceiro milénio) / Semana agrícola da UTAD 1999 / Amenidades rurais / Zonas rurais desfavorecidas / Política agrícola e desenvolvimento rural (Jornal de Notícias) / Agenda 2000 e Reforma da PAC - Política Agrícola Comum / Espaços rurais devolutos / Territórios rurais insustentáveis / Desenvolvimento rural futuro promissor / PAC revisão intercalar / Rural e local / Desenvolvimento local / Coroa algarvia (áreas de baixa densidade) / CCRALG - Comissão de Coordenação da Região do Algarve / Livro Branco da Agricultura Portuguesa / Especificidade da agricultura portuguesa
1957Deborah Katz e Mary T. Goodwin; Kathy Janus Kahn (ilustrações)Center for Science in the Public InterestFood: Where Nutrition Politis & Culture Meet; An Activities Guide For TeachersAlimentação / Alimentos / Política da nutrição e cultura / Atividades didáticas sobre alimentação) / Nutrição (guia para professores) / Padrões em nutrição / Costumes alimentares ocidentais e globais / História da alimentação / Origens da alimentação / Costumes alimentares americanos / Cozinha e alimentação / Restaurantes de fast-food / Comida rápida / Nutrientes essenciais / Proteína e nutrição / Hidratos de carbono e nutrição / Gorduras e alimentação / Água na alimentação / Vitaminas e minerais na alimentação / Consciência do corpo e nutrição pessoal / Calorias vazias (custo) / Almoço escolar - modelo ou ameaça / Comer melhor / Alimentação como melhorar / Meios de comunicação e alimentação / Educação para a nutrição / Cozinhar para boa nutrição / Máquina de alimentos (vending) / Doenças e alimentação / Dietas e regimes alimentares / Alimentação e consumidores / Abastecimento alimentar / Rotulagem de alimentos / Segurança alimentar / Publicidade e alimentação / Alimentos e publicidade enganosa / Direito a alimentos baratos / Sistema alimentar / Alimentos e ambiente / Alimentos e embalagens / Fome (Estados Unidos) / Fome e pobreza / Fome no mundo / Nações ricas contribuem para a fome / Fome (definição) 2.ª Tiragem
1999Erik Assadourian com Christopher Flavin, Linda Starke e Lisa Mastny (diretores de projeto, com Worldwatch Institute) et al. W. W. Norton & CompanyState of the World 2010; a Worldwatch Institute Report on Progress Toward a Sustainable Society; Transforming Cultures - From Consumerism to Sustainability978-0-393-33726-6Erik Assadourian / Christopher Flavin / Linda Starke / Lisa Mastny / Culturas consumistas (ascensão e queda) / Padrões de consumo insustentáveis / Consumo e bem-estar / Consumismo: raízes institucionais / Indústrias e normas culturais / Pioneiros culturais / Tradições velhas e novas / Religiões e visões do mundo / Religiões Verdes / Religiões e consumismo / Ética ecológica mundial / Preceitos económicos, religiões e tradições espirituais / Ecologia, ritos e tabus / Tempo: aprofundar perceções / Crianças e sustentabilidade / Idosos e sustentabilidade / Relações intergeracionais e sustentabilidade / Da agricultura à permacultura / Normas dietéticas curam doenças das pessoas e do planeta / Agricultura biológica (panorama) / Policultura e perenidade / Agrossilvicultura / Lavra moderada e agricultura / Agricultura sem lavra / Agricultura de transição / Educação e sustentabilidade /Relação Homem-Natureza e sustentabilidade / Comercialismo e infância / Comercialismo e impacto nas crianças (brincar) / Ludotecas e sustentabilidade / Alimentação escolar pública / Alimentação escolar (revolução) / Educação superior e educação ambiental / Negócios, economia e sustentabilidade / Instituições a favor da vida / Crescimento económico infinito como loucura / Horários de trabalho e sustentabilidade / Produtividade, horas de trabalho e pegada ecológica / Tempo abundante como objetivo / Empreendedores sociais e sustentabilidade / Relocalizar as empresas / Governos e comportamentos insustentáveis / Segurança (conceito alargado) / Paz e ambiente / Paz e restauro dos ecossistemas / Cidades e futuro / Citadinos e sustentabilidade / Destronar o automóvel / Estilos de vida planetários / Reinventar os cuidados de saúde / Jurisprudência da Terra / Comunicação pública e sustentabilidade / Marketing social e sustentabilidade / Literacia e meios de comunicação / Meios de comunicação e cidadania mundial / Jornalismo ambiental / Música e consciência ecológica / Arte a favor da Terra / Redução do t
2032João Miguel Ferreira GonçalvesAutor e Universidade do MinhoOs movimentos e a luta pelo espaço verde na cidade do Porto: o caso do Movimento pelo Parque da CidadeBruno Madeira (historiador) / Movimento ecológico do Porto / Parque da Cidade do Porto (ocidental) / Movimento pelo Parque da Cidade (Porto) / Universidade do Minho / Instituto de Ciências Sociais (Universidade do Minho) / Espaços verdes públicos / Luta pelos espaços verdes / Planos diretores municipais (Porto) / Parques Urbanos (investigação histórica) / Utilização social do espaço urbano / Espaços verdes e sustentabilidade / Direito à cidade / Direito à natureza na cidade / Política ambiental portuguesa e sociedade / Movimentos ambientais populares portugueses / Sociedade, ambiente e legislação / Plano da Cidade do Porto de Ezequiel Campos 1932 / Plano de Urbanização Geral (Porto 1942) / Plano Regulador do Porto (Almeida Garrett 1952) / Plano Diretor do Porto (Robert Auzelle 1962) / Aldoar (Frente do Parque da Cidade do Porto) / Frente marítima e viaduto (Parque da Cidade do Porto) / Frentes urbanas (Parque da Cidade do Porto) / Ação Popular e Parque da Cidade do Porto / Parque Oriental e Parque Ocidental (Porto) / Município do Porto e transparência / Parque da Cidade e eleições autárquicas de 2001 (Porto) / Sidónio Pardal e parques urbanos / Jardim paisagístico (conceito) / André Le Nôtre e jardim paisagístico / Movimento dos parques urbanos. mundo urbano e natureza / Ian Mc Harg / Design with nature / Escola paisagista inglesa / Palácio de Versailles e parques urbanos / Ha-Ha vedação em fosso rebaixado / Paisagem idealizada e parques urbanos / Parque da Cidade do Porto (alternativas de financiamento) / Alexander Pope, autonomia da arte e parques urbanos / Paisagem degradada e reabilitação da paisagem / Jardins formais e estética dos jardins / Charles Eliot, paisagista / Victoria Park / Frederik Olmsted / Central Park (Nova Iorque) / Parkway (conceito de F. Olmsted) / Gonçalo Ribeiro Telles e cidades húmidas / Cidade saudável e parques urbanos / Corredores ambientais / Livro Verde sobre o Ambiente Urbano (CEE) / Movimento Ecológico Português / Ação popular e ati
2073Rudolf Steiner; tradução: Christa GlassAntroposófica - Federação das Escolas Waldorf no BrasilOs contos de fadas: Sua poesia e sua interpretação85-7122-134-0Rudolf Steiner / Contos de fadas / Antroposofia / Escolas Waldorff / Edição da obra de Rudolf Steiner / Arquivo Rudolf Steiner / Educação