Registo | Autor | Editora | Título | ISBN | Assunto | Edição |
---|
1 | Luis Filipe Oliveira | Texto Editora | Educação Ambiental: Guia Prático Para Professores, Monitores e Animadores Culturais e de Tempos Livres | | Educação ambiental (introdução para educadores) / Monitores de educação ambiental / Animadores culturais e educação ambiental / Tempos livres e educação ambiental / Direitos da natureza e educação ambiental / Educação ambiental passiva / Educação ambiental ativa / Educação ambiental em Portugal / Escolas e educação ambiental / Meios e técnicas em educação ambiental / Exercícios práticos em educação ambiental / Trabalhos de campo em educação ambiental / Educação ambiental em laboratório / Desenho biológico em educação ambiental | |
2 | Sonia Cian, Stefano Cavagna e Margarida André Zoccoli | Instituto de Inovação Educacional / Instituto de Promoção Ambiental | O Desafio de Educar nas Áreas Protegidas | 972-783-001-3, D.L. 148702/00 | Educação ambiental / Áreas protegidas / Educação ambiental e áreas protegidas / Investigação ambiental em áreas protegidas / Pessoa, território e escola / Educar no ambiente / Áreas protegidas, conservação e fruição / Áreas protegidas como sujeitos educativos / Trabalho de campo e investigação ambiental / Educadores e educação ambiental / Interdisciplinaridade na educação ambiental | |
24 | INamb - Instituto Nacional do Ambiente | INamb - Instituto Nacional do Ambiente | Educação Ambiental: Textos Básicos | 972-9300-55-0, D.L. 41727/90 | Educação ambiental / Carta de Belgrado / Declaração de Tbilissi | |
77 | Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Marcus Azaziel e Nahyda Franca | Ibase - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Económicas / Projecto Água em Unidade de Conservação / Instituto TerrAzul de Cultura, Comunicação e Meio Ambiente / Parque Nacional da Tijuca | Educação Ambiental e Conselho em Unidades de Conservação: Aspectos Teóricos e Metodológicos | 978-85-89447-16-4 | Educação ambiental (fundamentação teórica) / Conservação de recursos naturais e educação ambiental / Política ambiental / Proteção ambiental / Rio de Janeiro / Parque Nacional da Tijuca / Pesquisa ação participante / Desenvolvimento sustentável / Capitalismo e conservação / Gestão participativa na conservação da natureza / Mata atlântica (Brasil) / Grupos focais e metodologia participativa / Aprendizagem | |
88 | Emanuel Oliveira Medeiros | Amigos dos Açores | Pensar como uma Montanha de Aldo Leopold: Um Caminho de Educação e Ética Ambiental | D.L. 279257/08 | Educação ambiental / Ética ambiental / Aldo Leopold / Filosofia da natureza / Antropocentrismo / Etnocentrismo / | |
131 | Miguel Gomes Guerreiro | Secretaria de Estado do Ambiente | A Defesa do Ambiente em Portugal | | Proteção ambiental / Portugal (defesa do ambiente) / Manuel Gomes Guerreiro / Algarve / Desertificação / Política ambiental / Educação ambiental / Secretaria de Estado do Ambiente / Poluição térmica do mar / Mar (poluição térmica) / Lisboa (cidade) / UNESCO, o Homem e o Ambiente / Parque natural da Serra da Estrela / Extensão Rural / Reserva do arquipélago das Selvagens / Ecologia aplicada ao ordenamento | |
133 | Carmo Cunha, Cristina Vieira, Francisco Teixeira, Isabel Raposo e José Sobrinho | IPAMB - Instituto de Promoção Ambiental | A Educação Ambiental na Política Pública de Ambiente: Um Historial e uma Bibliografia de Referência | 972-9300-97-6, D.L. 138799/99 | Educação ambiental / Política pública de ambiente / Proteção da Natureza e ambiente / História da educação ambiental / Bibliografia da educação e política do ambiente / IPAMB – Instituto de Proteção Ambiental / Instituto de Proteção Ambiental – IPAMB / Conferência de Estocolmo 1972 / Relatório Nacional sobre o ambiente apresentado por Portugal à Conferência de Estocolmo 1972 / Lei de Bases do Ambiente 1987 / INAMB - Instituto Nacional do Ambiente / Instituto Nacional do Ambiente – INAMB / Estratégia nacional para a educaçãp ambiental | |
153 | Luís Manuel Gaspar (selec. e org.) | IPAMB - Instituto de Promoção Ambiental / ISA - Instituto Superior de Agronomia | Colectânea de Textos Literários: O Mundo Rural e a Conservação da Natureza (vol. 1 e vol. 2) | 972-9300-91-7, D.L. 145832/99 | Educação ambiental (textos literários) / Proteção ambiental (textos literários) / Mundo rural e conservação da natureza / Literatura portuguesa e mundo rural / Mundo rural na literatura portuguesa | |
165 | João Evangelista | Instituto de Inovação Educacional / Instituto de Promoção Ambiental | Educação Ambiental: Uma Via de Leitura e Compreensão | 972-8353-80-4; D.L. 137.477/99 | Educação ambiental (clima, rios e paisagem) / Ambiente e história / Montanhas na literatura portuguesa / Marão / Serra da Estrela / Serra da Arrábida / Serra d'Arga / Educação ambiental e literatura portuguesa | |
177 | Jonathon Porritt; trad. Ribeiro da Fonseca | Círculo de Leitores | Guia dos Amigos da Terra | D.L. 27528/89 | Educação ambiental / Amigos da Terra / Consumidor (poder do) / Saúde e ambiente / Lixo / Energia / Transportes / Poluição / Economia ecológica | |
180 | Centro Ecológico / GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente / Grupo ERVA / AZERT - Associação de Defesa do Ambiente (org.) | Comissão Nacional para o Ano Europeu do Ambiente / Comissão das Comunidades Europeias / Companhia de Seguros - Mundial Confiança | I Congresso Luso-Galego de Conservação e Ambiente: Actas | | Património cultural e natural luso-galego / Educação ambiental em Portugal e na Galiza / Política de ambiente em Portugal e na Galiza / I Congresso Luso-Galego de Conservação e Ambiente / Parque Nacional da Peneda-Gerês / Serra dos Ancares (Galiza, Castela e Leão) / Recursos marinhos / Flora e zonas ribeirinhas / Fauna / Água (gestão) / Solo e pastorícia / Agricultura biológica / Energia nuclear / Legislação ambiental / Associativismo ambiental / | |
182 | FAPAS - Fundo para a Protecção dos Animais Selavgens; coord. António Eloy | Parque Expo 98, S.A. | Kit de Educação Ambiental EXPO 98: Manual do Professor - Aprender a Gostar dos Oceanos | | Educação ambiental e oceanos (manual do professor) / Oceanos, biosfera / Ecossistemas aquáticos / Recursos marinhos (gestão) / Oceanos (atividades educativas para crianças) / FAPAS / Expo 98 (oceanos) | |
201 | M. Gomes Guerreiro | ADEIPA - Associação para a Defesa e Investigação do Património Cultural e Natural | O Homem, O Ambiente e a Paz | | Educação ambiental (conferência de Tiblissi) / Conferência de Tiblissi / Ambiente e paz / Paz e ambiente / O Homem e a Biosfera - MAB / MAB - O Homem e a Biosfera / Comissão Nacional Portuguesa da UNESCO / Conferência de Estocolmo (programa da educação ambiental) / Sociedade consumidora / Princípio poluidor-pagador / Utopia fisiocrata / Antropocentrismo na defesa do ambiente / Lagrifa Mendes (Parque Nacional da Peneda-Gerês) / Ecologia e sociedade / Guerra e ambiente / Ambiente e guerra / Desemprego, trabalho e ambiente / Gorz, André | |
283 | Turma 6º B do Externato das Neves | FAPAS / Câmara Municipal de Viana do Castelo | Lenda do Rio Neiva | 972-9027-45-5;Dep.L. 185683/02 | Rio Neiva / Conservação da natureza (rios) / Literatura infanto-juvenil / Recursos hídricos fluviais / Viana do Castelo / Educação ambiental / Externato das Neves (Vale do Neiva) / Vale do Neiva | |
309 | Mike Weber (et al.) | Fundação ELA | Guia da Estação Litoral da Aguda | 972-95666-1-5 | Fundação da Estação Litoral da Aguda / Investigação Científica Marinha / ELA - Estação Litoral da Aguda / Museu das Pescas (Estação Litoral da Aguda) / Pesca artesanal / Aquário moderno (tarefas e funções) / Educação ambiental (litoral da Aguda) | |
368 | Benoit Coppée | Comissão Europeia / Direcção Geral do Ambiente | Segredos a Revelar Sobre o Ambiente | 92-894-3870-3 | Literatura juvernil (conto) / Lixeiras (conto juvenil) / Obsolescência e consumismo (conto juvenil) / Produtivismo (conto juvenil) / Saúde do planeta e saúde humana (conto juvenil) / Ozono (buraco; conto juvenil) / Poluição e efeitro de estufa (conto juvenil) / Comissão Europeia (educação ambiental) | |
402 | Ana Ramos Pereira | IIE - Instituto de Inovação Educacional / IPAMB - Instituto de Promoção Ambiental / Ministério da Educação / Ministério do Ambiente | O(s) Oceano(s) e as Suas Margens | 972-783-025-0, D.L. 164.243/01 | Educação ambiental (oceanos) / Oceanos e atmosfera) / Oceanos e litoral / Oceanos (recursos) / Água oceânica / Oceano como regulador térmico / Sistema litoral (componentes) / Pescas (recursos) / Oceanos (poluição) / Navios petroleiros (acidentes) / Erosão costeira em Portugal / Litoral (ameaças e desiquilíbrios) | |
407 | Associação Eurocoast - Portugal, G. Soares de Carvalho, F. Veloso Gomes e F. Taveira Pinto (eds.) | Associação Eurocoast - Portugal | Dunas da Zona Costeira de Portugal | D.L. 124274/98 | Geomorfologia / Dunas (Portugal, zoma costeira) / Associação Eurocoast-Portugal / Dunas eólicas / Dunas litorais / Dunas fósseis / Dunas da Figueira-Leirosa / Dunas atlânticas / Comunidades vegetais em dunas / Uso do solo em dunas / Dunas na costa de Aveiro / Dunas em Peniche e na Nazaré / Ecosistemas dunares / Ammophila arenaria / Revegetação dunar / Ria Formosa (dunas) / Vulnerabilidade dunar / S.O.S.Litoral / Escolas dinâmicas e educação ambiental / Trilhos em corpos dunares / Veículos todo-terreno (dunas) / Ecosistemas litorais / Dunas de Quiaios, Mira / Dunas consolidadas / Cronologia dunar / Gestão do litoral na Holanda / Dunas do Pinhal de Leiria | |
412 | Francisco Cota Rodrigues | Direcção Regional do Ambiente / Secretaria Regional da Agricultura, Pescas e Ambiente / Região Autónoma dos Açores | A Água nos Açores: Campanha Educativa sobre a Água | D.L. 121685/98 | Hidrologia / Educação ambiental (campanha educativa sobre a água) / Água (Açores) / Água (intrusão salina) / Lagoas artificiais | |
424 | Vítor Nogueira; coord. Guilherme de Almeida | Plátano Edições Técnicas, Lda. | Introdução ao Pensamento Ecológico | 972-707-302-6 | Educação ambiental / Pensamento ecológico / Filosofia e ecologia / Aldeadávila (movimento antinuclear) / Éticas ambientais / Ética e antropocentrismo / Ética e humanismo / Ética e animais / Ética e valor Intrínseco / Ética e vida / Ética e Natureza / Ecologia Profunda / Ecofeminismo / Ecocentrismo / Crise ambiental | |
430 | J. Vasconcelos Sobrinho | Editora Vozes, Lda. | Catecismo da Ecologia | | Campanha Preserve o que é de todos (Bispos do Brasil) / Educação ambiental / Conscientização ecológica / Desenvolvimento (limites) / Brasil (problemas ecológicos) / Reverência pela vida / Ética ecológica / Preservar a Terra (décimo segundo mandamento) / São Francisco de Assis Patrono da Ecologia / Igreja católica e ecologia | |
434 | Mike Weber, Joana Campos, Ana Margarida Coelho, Jaime Prata Dias Santos, Sónia Cristina Ribeiro Benevides e Assunção Santos | Fundação ELA - Estação Litoral da Aguda | Guia de Campo do Litoral da Praia da Aguda | 972-95023-7-4, D.L. 136010/99 | Praia da Aguda/ Fauna Marítima/ Flora Marítima/ Litoral português/ Praias/ Biodiversidade/ Dunas/ ELA - Estação Litoral da Aguda/ Educação ambiental no litoral/ Litoral (fatores abióticos e fatores bióticos)/ Franja sublitoral/ Eulitoral/ Franja litoral (supralitoral) | |
558 | Leslie Hamilton | The Berkley Publishing Group | Child's Play in Nature | 0-399-52412-6 | Criança (atividades na natureza) / Jogos na natureza para crianças / Brincar na natureza / Natureza e aprendizagem infantil / Exsperiências científicas para crianças / Criança e natureza na cidade / Educação ambiental pelo jogo / Educação dos sentidos / Educação para a observação / Educação meteorológica da criança / Ciência ao ar livre
| |
559 | Peggy K. Perdue, Diane A. Vaszily; il. Karen Waiksnis DiSorbo | Good Year Books | City Science, Grades 3-6 | 0-673-46430-X | Pedagogia da ciência / Ensino da ciência (atividades práticas) / Ciências da Terra (didática) / Ciências da vida (didática) / Ciências físicas (didática) / Educação para a observação / Natureza na cidade (educação ambiental) | |
565 | Anabela Marisa Azul, Catarina Schreck Reis, Maria Celestina Pimenta | Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica | Da Semente ao Fruto - À Descoberta do Mundo das Plantas | 978-989-20-0633-8; D.L. 259609/07 | Literatura infantil / Educação ambiental / Actividades educativas para crianças / Plantas (germinação) / Botânica para crianças | |
567 | Jorie Hunken | The Globe Pequot Press | Ecology for All Ages: Discovering Nature Through Activities for Children and Adults | 1-56440-138-3 | Ecologia como descoberta da natureza / Educação ambiental para crianças e adultos / Actividades de descoberta da natureza / Ecologia no quintal / Ecosistema de vizinhança / Pessoas, plantas e animais (observação e estudo) / Sistemas aquáticos (observação e estudo) / Campos, árvores, bosques, dunas e zonas secas (observação e estudo)
| |
568 | Teófilo Braga, Cláudia Tavares, Helena Pinto | Amigos dos Açores - Associação Ecológica | Educar para a Energia | D.L. 283023/08 | Educação ambiental para a energia / Energia (Açores) / Associação Amgos dos Açores / Teófilo Braga (Amigos dos Açores) / Ecoteca de Ponta Delgada / Ecoteca da Ribeira Grande / Ensino da energia (fichas de apoio) / Escolas (auditoria energética) / Eletricidade (custos) / Carrinho solar (construção) / Forno solar (construção) | |
584 | Jenepher Lingelbach (ed.); il. Edward Epstein | Vermont Institute of Natural Science | Hands-On Nature: Information and Activities for Exploring the Environment with Children | 0-9617627-0-5 | Ensino e aprendizagem da História Natural (atividades didáticas) / Educação ambiental / Descobrir o ambiente com crianças / Vida animal e adaptação (educação ambiental) / Habitats (educação ambiental) / Ciclos de vida (atividades de descoberta) / Design na natureza / Desenho na natureza / Educador ambiental / Filosofia do ensino | |
586 | | Ford European inc | Henry Ford European Conservation Awards (1999) | | Henry Ford Awards (prémios)/ Conservação da natureza (Henry Ford European Conservation Awards)/ Indústria automóvel e ambiente/ Phyrrula murina (ave endémica dos Açores, priôlo) / Fotografia / Album fotográfico/ Indústria automóvel (Relações Públicas)/ Educação Ambiental (fotografia da natureza) | |
615 | LPN - Liga para a Protecção da Natureza: Nuno Sarmento, Rita Alcazar (coord. ed.) | LPN - Liga para a Protecção da Natureza | Percursos Pedestres no Campo Branco | 972-98961-4-3, D.L. 249563/06 | Campo Branco (Alentejo) / Liga para a Proteção da Natureza / Agro-ecossistemas / Percursos pedestres / Rede Natura 2000) / Pseudo-estepe / Espécies ameaçadas (Alentejo) / Programa Castro Verde Sustentável / Zona de Proteção Especial (Aves de Castro Verde) / Conservação da água / Conservação do solo / Paisagem humanizada / Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalino (Castro Verde) / Unidades de paisagem / Avetarda / Peneireiro-das-torres / Sisâo / Minas de Aljustrel / Taipa (técnica de construção tradicional) | |
628 | Joseph Cornell | Dawn Publications | Sharing Nature with Children: The Classic Parents and Teachers Nature Awareness Guidebook | 0-916124-14-2 | Educação ambiental / Crianças e adultos na natureza / Atividades para crianças na natureza / Professores, ensino e natureza / Aprendizagem lúdica | |
634 | Warner Shedd; il. Loretta Trezzo Braren | Williamson Publishing Co. | The Kids Wildlife Book: Exploring Animal Worlds Through Indoor / Outdoor Experiences | 0-913589-77-2 | Zoologia / Literatura infanto-juvenil / Educação ambiental / Atividades na natureza para crianças / Crianças e vida selvagem / Atividades de ar livre (segurança) | |
653 | José de Almeida Fernandes | Instituto de Promoção Ambiental - IPAMB | Do Ambiente Propriamente Dito - Considerações pouco canónicas sobre o ambiente e o desenvolvimento humano | 972-8577-10-9; D L. 174567/02 | Ambiente e desenvolvimento humano / Sustentabilidade, recursos e conservação da natureza / Capacidade de carga da Terra / Ambiente e paradigma dominante / Áreas Protegidas / Educação ambiental / Criança e ambiente / Filosofia do ambiente / Pensamento ambiental / Utopia e ambiente / José de Almeida Fernandes | |
661 | Ronie Lima, Lara Moutinho da Costa | Editoração Eletrônica | Guia Ecológico dos Defensores da Terra 2006 | | Defensores da Terra (Brasil) / Educação ambiental e cidadania / Consciência ecológica e transformação social / Mata Atlântica (Brasil) / Cultura ambiental / Associação Ambientalista Defensores da Terra / Ativismo ambiental (Brasil) / Teatro e ativismo ambiental / Formação para o ativismo ambiental / Mobilização ambiental pela arte / Agenda ecológica / Rádios comunitárias, democratização e ambiente / Ciclovias (Rio de Janeiro) / Poluição sonora / Consumo predatório / Consumo consciente / Queimadas e emissões poluentes / Camada de ozono / Poluição química / POP - Poluentes orgânicos persistentes / Poluentes orgânicos persistentes - POP / Poluição e saúde dos trabalhadores / Organização de campanhas ecológicas / Resíduos e emprego / Cinco R (reduzir, reaproveitar, reciclar, respeitar, responsabilizar) / Horta na escola / Agrotóxicos / Produção de adubos orgânicos / Transgénicos (Brasil) / Escolas e apadrinhamento de rios / Pesca predatória / Biodiversidade e florestas / Defesa dos animais / Florestas tropicais / Internet e ativismo ambiental / Ação judicial e ativismo ambiental / Denúncia de agressões ambientais | |
662 | Yrjo Sepanmaa | Environmental Ethics Books | The Beauty of Environment: A general model for environmental aesthetics | 0-9626807-2-9 | Filosofia da Natureza / Estética e ambiente / Estética ambiental / Beleza e ambiente / Filosofia ambiental / Filosofia da arte e ambiente / Metacriticismo (filosofia da crítica) / Criticismo ambiental / Paradigmas do ambiente e paradigmaticalidade / Educação ambiental e educação estética / Cidade obra de arte total | |
707 | Henry Ford European Conservation Awards | Ford of Europe, inc | Henry Ford European Conservation Awards (1997) | - | Henry Ford Awards (prémios)/ Conservação da natureza (Henry Ford European Conservation Awards)/ Indústria automóvel e ambiente/ Phyrrula murina (ave endémica dos Açores, priôlo) / Fotografia / Album fotográfico/ Indústria automóvel (Relações Públicas)/ Educação Ambiental (fotografia da natureza) | |
720 | Vários ( trad. Maria Rute Marques) | Associação dos Amigos do Parque Biológico Municipal de Gaia | Jogos e Educação Ambiental; Brincar com os 5 sentidos | D.L. 152230/00 | Educação ambiental (jogos) / Brincar e educar / Educação sensorial / Associação dos Amigos do Parque Biológico Municipal de Gaia / Nuno Gomes Oliveira | |
771 | Coords Miguel Caldeira Pais, Jorge Manuel Safara e Rogério Paulo Cangarato | Centro de Estudos da Avifauna Ibérica | Trabalhos realizados no C.E.A.I. com ninhos artificiais para aves insectívoras cavernícolas não trepadoras em 1991/92 | | Ornitologia/ Aves insetívoras/ Aves carvenícolas/ Aves não trepadoras/ CEAI- Centro de Estudos da Avifauna Ibérica/ Ninhos artíficiais/ Aves do Alentejo/ Alentejo (ecologia e ornitologia)/ Projeto PROANA (Proteção de Aves e Estudo de Ninhos Artíficiais)/ Centro de Estudo da Avifauna Ibérica - CEAI/ Explorações florestais e avifauna/ Monoculturas florestais e nidificação/ Diversidade ornítica/ Educação ambiental e ornitologia/ Investigação ornitológica (metodologia) | |
778 | Águas do Douro e Paiva | Águas do Douro e Paiva | Livro de Bolso: Guia de Campo, 1º e 2º ciclos do Ensino Básico | | Água explicada às crianças/ Rios (poluição)/ Tratamento da água ( educação ambiental)/ Vegetação ribeirinha ou ripícola/ Plantas aquáticas/ Fauna ribeirinha/ Projeto mil escolas (Águas do Douro e Paiva) | |
781 | Coord. Águas do Douro e Paiva | Águas do Douro e Paiva S.A. | Programa Integrado de Educação Ambiental: A Água e os nossos Rios | | Educação Ambiental (água e rios)/ Projeto Mil Escolas/ Águas do Douro e Paiva/ Agenda 21 e educação ambiental/Água e seres vivos/ Diretiva- Quadro da Água/ Água (poluição)/ Ecossistemas ribeirinhos/ Vegetação ribeirinha/ Anfíbios/ Água (ações pedagógicas)/ Rios e ribeiras (ações pedagógicas) | |
795 | Henry Ford European Conservation Awards | Ford of Europe, inc | Henry Ford European Conservation Awards (1998) | | Henry Ford Awards (prémios)/ Conservação da natureza (Henry Ford European Conservation Awards)/ Indústria automóvel e ambiente/ Phyrrula murina (ave endémica dos Açores, priôlo) / Fotografia / Album fotográfico/ Indústria automóvel (Relações Públicas)/ Educação Ambiental (fotografia da natureza) | |
828 | Coord: Francisco Teixeira | Instituto de Promoção Ambiental | Guia de Recursos em Educação Ambiental | 972-8577-04-4 | Educação Ambiental em Portugal/ IPAMB-Instituto de Promoção Ambiental/ Instituto de Promoção Ambiental-IPAMB/ Educação ambiental (recursos)/ Ecotecas/ Educação ambiental (professores promotores regionais)/ Protocolo de Cooperação entre o Ministério de Educação e o Ministério do Ambiente/ Educação não formal e ambiente/ Projetos demonstrativos em educação ambiental/ ONGA-Organizações Não Governamentais de Ambiente/ Organizações Não Governamentais de Ambiente-ONGA/ Entidades administrativas e educação ambiental/ Ensino e investigação em educação ambiental/ Comunidades locais e educação ambiental | 1.ª edição |
835 | Dir. José Martins Soares | Águas do Douro e Paiva, S.A. | As Aventuras do Topas e da Topilde na Natureza: Livro de Estórias - 1º Ciclo do Ensino Básico | | Literatura juvenil/ Educação Ambiental/ Águas do Douro e Paiva/ Projeto Mil Escolas (educação ambiental)/ Programa A Água e os Nossos Rios (educação ambiental)/ APDA-Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas/ Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas-APDA/ Ecossistemas ribeirinhos (educação ambiental) | |
836 | Germano Seara Filho | Instituto Nacional do Ambiente-INAMB | Apontamentos de Introdução à Educação Ambiental | | Educação Ambiental (introdução)/ Revista Ambiente (CETSB de Tecnologia)/ Relação Homem-Natureza/ Recursos naturais e sobrevivência da humanidade/ Consciência ecológica/ Ética e Natureza/ Antropocentrismo/ Sistema agroindustrial/ Agroindustria/ Produtividade, quantidade e qualidade/ Destruição do coberto vegetal/ Concentração urbana/ Congresso de Belgrado (UNESCO, 1972)/ Conferência de Tbilissi e educação ambiental/ Educação ambiental formal e não formal/ Sistema educativo e educação ambiental | |
847 | Edição Pedro Macedo | Caderno Verde, S.A. | Anuário Ambiente 2001 | | Ambiente nos anos 2000/ Prioridades ambientais em Portugal/ Programa Pólis/ Francisco Nunes Correia/ Regime de Avaliação de Impacte Ambiental/ Rede Natura 2000/ Barragem do Sabor/ Rio Sabor como rio selvagem ameaçado/ Poluição rodoviária/ Diretiva-Quadro da Água/ Plano Operacional do Ministério do Ambiente/ Convénio Luso-Espanhol dos Rios Internacionais/ Águas de Portugal (empresa)/ Portugal e o Acordo de Quioto/ Rede Natura como novo modelo de desenvolvimento/ Helena Freitas/ Co-Incineração/ Resíduos sólidos urbanos/ Resíduos hospitalares e dioxinas/ Plano de Ação para os Resíduos Sólidos Urbanos 2000-2006/ Instituto dos Resíduos/ Práticas amigas do ambiente/ LIPOR/ Valorlis/ Bicho-da-seda/ Fábrica da Pólvora de Barcarena/ Arqueologia industrial/ Jardim de infância e defesa do ambiente/ Quinta da França, Cova da Beira (desenvolvimento rural sustentável)/ Alimentos transgénicos/ Energia das ondas/ Eurico da Fonseca e a energia das ondas/ Aproveitamento de rolhas de cortiça natural ou aglomerada/ Carta Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável/ Educação agro-ambiental/ Declaração de Salamanca de 1994 (escola inclusiva)/ Conservação do priôlo (pássaro dos Açores)/ Educação Ambiental em Portugal ( uma panorâmica em 2001)/ Diretório do Ambiente (instituições e programas da União Europeia, organismos e pessoas responsáveis no Ministério do Ambiente em Portugal, Áreas Protegidas)/ Requalificação e novos municípios/ Investigação em ambiente/ ONG- Organizações Não Governamentais/ Certificação ambiental | |
848 | Edição Pedro Macedo | Caderno Verde - Comunicação S.A. | Forum Ambiente- Anuário 2000: o Ambiente no Novo Milénio | 972-8448-06-6 | Ambiente nos anos 2000 / Prioridades ambientais em Portugal / Plano Nacional da Política de Ambiente-PNPA / Plano Nacional de Desenvolvimento Económico e Social-PNDES / Recursos hídricos em Portugal / Saneamento básico / Litoral e erosão / Os oceanos e a Expo 98 / Resíduos sólidos urbanos / Resíduos hospitalares e saúde pública / Resíduos industriais, incineração e alternativas / Resíduos agrícolas. biocidas, pesticidas e erbicidas / Estratégia Nacional de Conservação da Natureza / Rede Natura 2000 como projeto europeu / Estratégia Nacional para a Educação Ambiental / Plano de Desenvolvimento Sustentável da Floresta Portuguesa / Território e desertificação / Legislação ambiental em Portugal / Lei de Bases do Ambiente / Lei de Bases do Ordenamento do Território / Instituições europeias de ambiente / Programa Life / Programa Ambiente do Ministério do Ambiente / Áreas protegidas em Portugal / Poder local e ambiente / Investigação no contexto ambiental / Ensino e ambiente / ONGA-Organizações não governamentais de ambiente / Empresas e negócios ambientais / Ambiente e internet | |
867 | Texto de Miguel Araújo e Sónia Francisco | Direcção Regional do Ambiente do Alentejo | Como Criar um Percurso de Interpretação Ambiental na Proximidade da Escola | 972-97489-0-X ;D.L.115782/97 | Educação Ambiental - Percursos / Processo de Aprendizagem / Enriquecimento | |
908 | M. Gomes Guerreiro | Secretaria de Estado do Ambiente | A Defesa do Ambiente em Portugal | | Proteção ambiental / Portugal (defesa do ambiente) / Manuel Gomes Guerreiro / Algarve / Desertificação / Política ambiental / Educação ambiental / Secretaria de Estado do Ambiente / Poluição térmica do mar / Mar (poluição térmica) / Lisboa (cidade) / UNESCO, o Homem e o Ambiente / Parque natural da Serra da Estrela / Extensão Rural / Reserva do arquipélago das Selvagens / Ecologia aplicada ao ordenamento | |
931 | Silvia Montarroyos | Isabel Marques edições ( Falésia) | A Menina Terra e outras Histórias | 972-96018-I-X | Literatura juvenil / Literatura infantil / Contos / Educação ambiental via contos para crianças / Criança e natureza / Álbum infantil para colorir | |
933 | Fernanda Botelho; il. Sara Simões | Dinalivro | Hortas Aromáticas | 978-972-576-623-1; D.L. 363731/13 | Literatura infantil/ Hortas aromáticas/ Educação ambiental/ Flora/ Botânica/ Jardinagem/ Horticultura/ Criança e horticultura/ Herbário (como fazer)/ Plantas aromáticas (iniciação) | 1ª Edição |
934 | Fernanda Botelho, il. Sara Simões | Dinalivro | Salada de Flores | 978-972-576-613-2; D.L.346659/12 | Literatura infantil/ Salada de flores/ Educação ambiental/ Flora/ Botânica | 2ª Edição |
940 | Coord. Hélder Spínola; Quercus: Associação Nacional de Conservação da Natureza | Quercus | 1985/2005-20 Anos Quercus. Associação Nacional de Conservação da Natureza | 972-8002-17-3; D.L. 234477/05 | Associação Quercus (historial)/ Conservação da Natureza/ Quercus (Declaração de Princípios)/ Viriato Soromenho-Marques/ Legislação e defesa do ambiente/ Andorinhas (proteção)/ Alterações climáticas/ Sensibilização ambiental/ Educação ambiental/ Resíduos/ Projeto Reciclar é Desenvolver (1994)/ Caraterização da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (1995)/ Plano Estratégico Setorial para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos-PERSU/ Centro de Informação de Resíduos (Quercus)/ Defesa da floresta | |
943 | R. Diggs | Educomics | Food Comics | | Alimentação em banda desenhada/ Banda desenhada/ Sistema alimentar e perigos para a saúde/ Sistema alimentar e poluição do solo/ Agricultura e métodos de cultivo/ Apoio à agricultura sem químicos/ Comer melhor/ Crianças (educação ambiental e diversão) | 1ª edição |
995 | Mike Weber ... et al. | Estação Litoral da Aguda, Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia | Guia de Campo do Litoral da Praia da Aguda | 972-581-028-7; D.L. 136010/99 | Praia da Aguda/ Fauna Marítima/ Flora Marítima/ Litoral português/ Praias/ Biodiversidade/ Dunas/ ELA - Estação Litoral da Aguda/ Educação ambiental no litoral/ Litoral (fatores abióticos e fatores bióticos)/ Franja sublitoral/ Eulitoral/ Franja litoral (supralitoral) | |
1229 | António Eloy; prefácio de Paulo Trigo Pereira | Esfera do Caos | Um Grão de areia em 40 anos de Cidadania e Ambiente | 978-989-680-140-3; D.L. 384307/14 | Proteção da natureza e cidadania / Ambiente, pensadores e cientistas / Movimento ecológico em Portugal, na Europa e no mundo / Afonso Cautela (visto por António Eloy) / Movimento alfacinha / Ferrel, Peniche / Gonçalo Ribeiro Telles (visto por António Eloy) / Carlos Pimenta (visto por António Eloy) / Problema energético em Portugal / Associação Amigos da Terra (Portugal) / Friends of the Earth em Portugal / Gazeta das Caldas (luta contra o nuclear) / José Luís Almeida e Silva (Gazeta das Caldas) / Educação ambiental, cidadania e direitos humanos / Amnistia Internacional / Cultura do ambiente / Barrancos e touradas / Federalismo e nação / Legalização de drogas | |
1244 | Patrick Redeuilh, Philippe Rault | Editions Prodigale | Le Petit monde du jardin | 2-84463-056-1 | Jardins / Insetos / Educação ambiental / Atividades educativas / Criança | |
1327 | Câmara Municipal do Porto - Pelouro do Ambiente | Câmara Municipal do Porto | Eco-Agenda 2013-2014: guia de atividades - educação ambiental | | Porto Município (Ambiente) / Educação ambiental / Pelouro do Ambiente (Porto) / Eco-agenda / Divisão Municipal da Gestão Ambiental (Porto) / Divisão Municipal de Parques Urbanos (Porto) / Divisão Municipal de Jardins (Porto) / Agência de Energia do Porto / Deposição de resíduos e recolha seletiva (Porto) / Educação para a sustentabilidade / Linhas de água (Porto) / Projeto Porto Bandeira Azul / Águas do Porto / Gestão do arvoredo urbano (Porto) / Ruído urbano (Porto) / Biodiversidade em meio urbano / Mercado biológico do Parque da Cidade (Porto) / Produtos de agricultura biológica (Porto) / Estrutura Ecológica Municipal (Porto) / Qualidade do ar (Porto) / Mobilidade (Porto) / Bem-estar animal (Porto) / Jardins e parques urbanos (Porto) / Reclamações por incomodidade sonora (Porto) / Guia de atividades de educação ambiental (Porto) / Centro de Educação Ambiental da Quinta do Covelo (Porto) / Centro de Educação Ambiental do Parque de S. Roque (Porto) / Centro de Educação Ambiental - Núcleo Rural do Parque da Cidade (Porto) / Centro de Educação Ambiental do Parque da Pasteleira (Porto) / Centro de Educação Ambiental dos Jardins do Palácio de Cristal (Porto) / Centro de Educação Ambiental da Quinta de Bonjóia (Porto) / Parque Infantil do Amial (Porto) / Parque Infantil da Azenha (Porto) / Parque Infantil das Fontaínhas (Porto) | |
1329 | Sílvia Montarroyos | Isabel Marques edições (Falésia) | A Menina Terra e outras Histórias | 972-96018-I-X | Literatura juvenil / Literatura infantil / Contos / Educação ambiental via contos para crianças / Criança e natureza / Álbum infantil para colorir | |
1335 | Câmara Municipal do Porto - Pelouro do Ambiente | Câmara Municipal do Porto | Eco-Agenda 2015/2016: guia de atividades - educação ambiental | | Porto Município (Ambiente) / Educação ambiental / Pelouro do Ambiente (Porto) / Eco-agenda / Divisão Municipal da Gestão Ambiental (Porto) / Divisão Municipal de Parques Urbanos (Porto) / Divisão Municipal de Jardins (Porto) / Agência de Energia do Porto / Deposição de resíduos e recolha seletiva (Porto) / Educação para a sustentabilidade / Linhas de água (Porto) / Projeto Porto Bandeira Azul / Águas do Porto / Gestão do arvoredo urbano (Porto) / Ruído urbano (Porto) / Biodiversidade em meio urbano / Mercado biológico do Parque da Cidade (Porto) / Produtos de agricultura biológica (Porto) / Estrutura Ecológica Municipal (Porto) / Qualidade do ar (Porto) / Mobilidade (Porto) / Bem-estar animal (Porto) / Jardins e parques urbanos (Porto) / Reclamações por incomodidade sonora (Porto) / Guia de atividades de educação ambiental (Porto) / Centro de Educação Ambiental da Quinta do Covelo (Porto) / Centro de Educação Ambiental do Parque de S. Roque (Porto) / Centro de Educação Ambiental - Núcleo Rural do Parque da Cidade (Porto) / Centro de Educação Ambiental do Parque da Pasteleira (Porto) / Centro de Educação Ambiental dos Jardins do Palácio de Cristal (Porto) / Centro de Educação Ambiental da Quinta de Bonjóia (Porto) / Parque Infantil do Amial (Porto) / Parque Infantil da Azenha (Porto) / Parque Infantil das Fontaínhas (Porto) / Alterações Climáticas (Porto) / Estratégia para o Ambiente (Porto) / Espaços verdes (Porto) / Inovação (Porto) | |
1365 | Direcção Regional do Ambiente dos Açores (coord.) | Secretaria Regional do Ambiente dos Açores | Áreas Ambientais dos Açores | D.L. 199 859/03 | Açores (áreas ambientais) / Áreas protegidas dos Açores / Rede Natura 2000 (Açores) / Priôlo (Pyrrhula murina) / Cagarro (Calonectris diomedea borealis) / Garajau-rosado (Sterna dougallii) / Zonas de Proteção Especial (ZPE) para Aves Selvagens nos Açores / Diretiva Aves / Vulcanismo nos Açores / SIC - Sítios de importância comunitátria (Açores) / Projeto Maré - Gestão Integrada de Zonas Costeiras e Marinhas nos Açores / Programa LIFE (Açores) / Fontes hidrotermais (Açores) / Montes submarinos (Açores) / Áreas Marinhas Protegidas / OSPAR - Convenção para a Proteção do Meio Marinho do Atântico Nordeste / World Wildlife Fund - WWF (Açores, Gift to the Earth) / Zona Económica Exclusiva nos Açores / Morcego-dos-Açores (Nyctalus Azoreum) / Rede de Áreas Protegidas dos Açores / Educação ambiental nos Açores / Jardim Botânico do Faial, Açores / Convenção de Berna (Jardim Botânico do Faial) / Ecotecas (Açores) / EREA - Encontros Regionais de Educação Ambiental (Açores) / PIA - Projeto itenerários ambientais (Açores) / Percursos de interpretação ambiental (Açores) / Cursos de Vigilantes da Natureza (Açores) / Cursos de Guias de Montanha (Açores) | |
1366 | Secretaria Regional do Ambiente dos Açores - Direção Regional (coord.) | Secretaria Regional do Ambiente dos Açores | Jardim Botânico do Faial: descubra a Ilha toda num jardim | | Horta (cidade, Faial, Açores) / Jardim Botânico, Faial, Açores / Espécies endémicas e autóctones (Faial, Açores) / Botânica (investigação) / Conservação da diversidade biológica (Faial, Açores) / Laurissilva (Faial, Açores) / Myosotis azorica (espécie botânica rara) / Recuperação de habitats (Faial, Açores) / Rumex azoricus em recuperação (Faial, Açores) / Veronica dabneyi, espécie rara (Faial, Açores) / Charneca macaronésica (Faial, Açores) / Macaronésia (Açores-Madeira-Canárias / BASEMAC - Banco de Sementes da Macaronésia / Macaronésia e endemismos na Europa / Guia de plantas (Jardim Botânico do Faial) / Espécies invasoras (Açores) / Bioinvasão, autóctones e exóticas / Plano Regional de Erradicação e Controlo de Espécies de Flora Invasora em Áreas Sensíveis nos Açores / Educação Ambiental (Jardim Botânico do Faial, Açores) / Plantas vasculares (Faial, Açores) / Plantas nativas (Faial, Açores) / Plantas endémicas (Faial, Açores) / Plantas Introduzidas (Faial, Açores) / Plantas nativas raras ou em perigo (Faial, Açores) | 2ª edição |
1368 | Eduardo Carqueijeiro (Organização) | ICN - Instituto da Conservação da Natureza e Parque Natural da Arrábida | O Desafio da Arrábida: 20 anos de histórias do Parque Natural da Arrábida | 972-8083-88-2; D.L. 104450/96 | Serra da Arrábida / Parque Natural da Arrábida / História do Parque Natural da Arrábida / ICN - Instituto de Conservação da Natureza / Eduardo Carqueijeiro (Diretor do Parque Natural da Arrábida) / Liga para a Proteção da Natureza (Centro de Setúbal) / Orlando Ribeiro (homenagem) / Baeta Neves (homenagem) / Sebastião da Gama, a Arrábida e a proteção da natureza / Arrábida Serra Mãe / Arrábida (atividades indesejáveis) / Maquial, maquis (Serra da Arrábida) / Península de Setúbal (pré-história) / Vigilantes e Guardas da Natureza (Arrábida) / Arrábida (Memórias) / Conservação da Costa Arrábida-Espichel / Arrábida esboço geográfico (obra de Orlando Ribeiro, 1935) / Carlos Frescata / Mata dos Vidais (Arrábida) / Núcleo de Proteção à Natureza do Liceu Nacional de Setúbal,1976 / Reserva Natural do Estuário do Sado - RNES, campanha para a sua criação / Setúbal Verde (jornal) / Praça do Bocage, Setúbal (encerramento ao trânsito) / Centro Juvenil de Setúbal para Proteção da Natureza / Serra da Arrábida Guardiã da Natureza (poema de Vasco Leónidas) / Estrada Galapos - Portinho da Arrábida / José Maria da Rosa Albino 1846-1941 (defensor da Arrábida) / Convento da Arrábida / Sebastião da Gama e o Parque Natural da Arrábida / Robert Manners Moura e o Parque Natural da Arrábida / Fernando Pessoa Arquiteto Paisagista e o Parque Natural da Arrábida / GTA - Gabinete Técnico de Azeitão / Portinho da Arrábida (construções clandestinas) / Parque de Campismo Aterro Secil (Arrábida) / Campismo e degradação da paisagem / Gonçalo Ribeiro Teles e o Parque do Alambre / Arrábida Mística / Maia Barbosa, engenheiro (Parque Natural da Arrábida) / Parque Natural da Arrábida (ações judiciais) / Património Arqueológico do Parque Natural da Arrábida / Serra da Arrábida (incêndios florestais) / Outão, Fortaleza (Arrábida) / Secil e Projeto de Recuperação Paisagística da Arrábida 1981 / Serra da Arrábida (percursos e caminhadas) / Parque Natural da Arrábida (educação ambiental) / Roazes do Sado / Rio S | |
1450 | Stephen Sterling | Green Books Ltd | Sustainable Education: Re-visioning Learning and Change | 1 870098 994 | Educação e sustentabilidade / Educação ambiental / Paradigma educativo ecológico / Educação e mudança / Aprendizagem e paradigma educativo sustentável / Educação e paradigma modernista / Educação em mudança ou educação para a mudança / Perspetiva educativa mecanicista / Perspetiva educativa ecológica / Educação ambiental para alem dela / Insustentabilidade / Mudança educativa superficial ou profunda / Ecologia dos sistemas educativos / Educação transmissiva e educação transformativa / Educação imposta e educação participativa / Transição educativa moderna e pós-moderna / Conhecimento (natureza transitória) / Agenda 21 na Educação / Educação e ONG - Organizações Não Governamentais / LSF - Learning for a Sustainable Future (Canadá 1991) / Educação para um futuro sustentável (LSF Canadá) / Escolas pequenas (vantagens) / Small School (Devon, Inglaterra) | |
1459 | Sílvia Montarroyos; ilust. Gonçalo Cabral | Edições Afrontamento | As Aventuras de Ana Isabel e sua Gatinha Cleópatra na Floresta Encantada | | Literatura infantil / Floresta (ficção infantil) / Crianças (narrativa) / Animais (em ficção) / Educação ambiental pela literatura infantil | |
1492 | M. Gomes Guerreiro | Secretaria de Estado do Ambiente | A defesa do Ambiente em Portugal | | Proteção ambiental / Portugal (defesa do ambiente) / Manuel Gomes Guerreiro / Algarve / Desertificação / Política ambiental / Educação ambiental / Secretaria de Estado do Ambiente / Poluição térmica do mar / Mar (poluição térmica) / Lisboa (cidade) / UNESCO, o Homem e o Ambiente / Parque natural da Serra da Estrela / Extensão Rural / Reserva do arquipélago das Selvagens / Ecologia aplicada ao ordenamento | |
1595 | Susana Machado; Beatriz Santos, et al (ilustrações) | Projeto Escrever um Mundo Melhor e Susana Machado | Carlota a Bolota que Sonhava Ir até à Lua | 978-989-98134-6-5 | Literatura infantil / Educação ambiental pela literatura infantil / Cortiça (informação para crianças) / Sustentabilidade e floresta / APCOR - Associação Portuguesa da Cortiça / Floresta portuguesa (informação para crianças) / Montado (informação para crianças) / Sobreiro (informação para crianças) / Forestis - Associação Florestal de Portugal | |
1642 | Maria Gracinda Coelho de Sousa; Paulo Marcelo (ilustração); Marina Rodrigues (coordenação científica) | Município de Santa Maria da Feira | Diário de um Rio Apaixonado | D.L. 450808/19 | Literatura Infantojuvenil / Educação ambiental (rios, água, biodiversidade) / Rios / Rio Uíma / Santa Maria da Feira / Pavão-diurno (borboleta Inachis io) / Borboletas / Água (educação ambiental) / Sabugueiro / Sambucus nigra (sabugueiro) / Rã-ibérica (Rana iberica) / Lagarto-de-água (Lacerta schreiberi) / Amieiro / Salgueiro / Aspirina (Salgueiro) / Indústria farmacêutica (aspirina) / Aves do rio Uíma / Guarda-rios (Alcedo atthis) / Boga-do-norte / Salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra) / D.I.P. - Descarga Ilegal de Poluentes / Salamandra Lusitânica (Chioglosssa lusitanica) / Pirilampo (Luciola lusitanica) / Águia de asa redonda (Buteo buteo) / Libélula / Lontra (Lutra lutra) / Morcego anão (Pipistrellus pipistrellus) | |
1653 | Fernando Santos Pessoa | Culturgaia L.da | Libelo sobre um País Destroçado | 978-972-99957-5-0; D.L. 447730/18 | Fernando Santos Pessoa / Paisagens de Portugal (defesa) / Património natural (defesa) / Território e especulação financeira e económica / Perenidade(princípios fundamentais) / Áreas protegidas (defesa) / Educação ambiental e cívica / Corrupção e património natural / Abandono do território / Aldeias abandonadas / Revitalização do interior / Secretaria de Estado do Ambiente (criação) / Francisco Caldeira Cabral / Gonçalo Ribeiro Teles / Ilídio Alves de Araújo / António Viana Barreto / Proteção da natureza / Agricultura estrutural / Ordenamento qualitativo do território / Bacias hidrográficas (gestão) / Guarda-rios / Cantoneiros / Guardas-florestais / Águas interiores / Correção torrencial / Serviços Florestais / Vigilância florestal e incêndios / Floresta industrial / Eucaliptos e agricultura / Celulose (indústria) e território / Set Aside e abandono do território / Êxodo rural / Extensão rural / George Henri Rivière (ecomuseus) / Ecomuseus / Parques, Reservas, Paisagens Protegidas / Estação do sobreiro / Pinhal de Leiria / Monchique (tragédia florestal) / Conservação da Natureza | |
1664 | Vítor Nogueira | Plátano Edições Técnicas | Introdução ao Pensamento Ecológico | 972-707-302-6 | Educação ambiental / Pensamento ecológico / Filosofia e ecologia / Aldeadávila (Movimento antinuclear) / Éticas ambientais / Ética e antropocentrismo / Ética e humanismo / Ética e animais / Ética e valor intrínseco / Ética e vida / Ética e Natureza / Ecologia Profunda / Ecofeminismo / Ecocentrismo / Crise ambiental | |
1718 | The Earth Works Group | Andrews and McMeel | 50 Simple Things Kids Can Do to Save The Earth | 0-8262-2301-2 | Salvar a Terra pelas crianças / Ações práticas pelo ambiente (para crianças) / Ambiente (ações práticas para crianças) / Eco-experiências (educação ambiental) / Proteção dos animais pelas crianças / Proteção das árvores pelas crianças | |
1736 | Isabel Paiva | Fundação Engenheiro António de Almeida | Risco de Inundação em Coimbra: Fatores Físicos e Ação Antrópica | 978-972-8012-57-1 | Inundações urbanas / Risco de inundação / Inundações em Coimbra / Rio Mondego / Cheias do Mondego / Geocindínica (ciência) / Margens inundáveis / Dinâmica fluvial / Sistema de Vigilância e Alerta de Recursos Hídricos - SVARH / Educação ambiental e inundações / Dinâmica hidrológica / Baixo Mondego (bacia hidrográfica) / População, sociedade e economia (Baixo Mondego) / Cheias (regime natural e regime regularizado) / Planície aluvial do Mondego / Construções, cheias e inundações / Precipitação e inundações urbanas (Coimbra) / Coimbra (rede hidrográfica) / Urbanização e inundações / Inundações (prevenção e planeamento urbano) / Prémio Doutor Fernando Rebelo / Estudos Geográficos (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) | |
1852 | João Gonçalo Soutinho e Milene Matos; Afonso Reis Cabral (pref.); Pedro Martins (fotog.) | Câmara Municipal de Lousada | Gigantes Verdes | 978-972-8787-46-2; D.L. 512802/23 | Município de Lousada / Lousada (património arbóreo) / Lousada Conservação da Natureza e Educação Ambiental / Projeto Gigantes Verdes / Rota dos Gigantes Verdes / Árvores (fotografia) / DAP (diâmetro à altura do peito de árvores / PAP Perímetro à altura do peito de árvores / Carbono armazenado por árvores / Carbono sequestrado anualmente por árvores / Poluentes atmosféricos removidos anualmente por árvores / Pluviosidade evitada anualmente (por árvores) / Riqueza de micro habitats (árvores) / Vale do Sousa (Lousada) / Paisagem protegida de Lousada / Vinhas de enforcado seculares (Lousada) / Árvores e biodiversidade / Proteção do arvoredo (postura e regulamentação) / VERDE - Associação para a Conservação Integrada da Natureza / ACIN - Associação para a Conservação Integrada da Natureza / Proteção de árvores (mecanismo de proteção dos proprietários) / Identificação de árvores valiosas e envolvimento da comunidade local / Regulamento municipal de gestão de arvoredo e espaços naturais de Lousada (2021) / Conselho Consultivo dos Gigantes Verdes (Lousada) / Carbono biodiverso (mecanismo de compensação de emissões para preservação de árvores gigantes) / Cipreste tripartido de Vila Meã (Lousada) / Sobreiro monumental de Silvares (Lousada) /Tílias monumentais da Casa do Rio (Lousada) / Plátanos da Senhora Aparecida (Lousada) / Araucária monumental (Lousada) / Plátano monumental da Tapada (Lousada) / Pinheiro-manso monumental (Lousada) / Carvalho monumental de Ledesma (Lousada) / Carvalha monumental de Barrocas (Lousada) | |
1946 | Earth Works Group, The Earthworks Group | Instituto Piaget | 50 Coisas Simples que as Crianças Podem Fazer Para Salvar a Terra | 972-8329-52-0 Depósito Legal 102917/96 | Salvar a Terra pelas crianças / Ações práticas pelo ambiente (para crianças) / Ambiente (ações práticas para crianças) / Eco-experiências (educação ambiental) / Proteção dos animais pelas crianças / Proteção das árvores pelas crianças | 2.ª |
1999 | Erik Assadourian com Christopher Flavin, Linda Starke e Lisa Mastny (diretores de projeto, com Worldwatch Institute) et al. | W. W. Norton & Company | State of the World 2010; a Worldwatch Institute Report on Progress Toward a Sustainable Society; Transforming Cultures - From Consumerism to Sustainability | 978-0-393-33726-6 | Erik Assadourian / Christopher Flavin / Linda Starke / Lisa Mastny / Culturas consumistas (ascensão e queda) / Padrões de consumo insustentáveis / Consumo e bem-estar / Consumismo: raízes institucionais / Indústrias e normas culturais / Pioneiros culturais / Tradições velhas e novas / Religiões e visões do mundo / Religiões Verdes / Religiões e consumismo / Ética ecológica mundial / Preceitos económicos, religiões e tradições espirituais / Ecologia, ritos e tabus / Tempo: aprofundar perceções / Crianças e sustentabilidade / Idosos e sustentabilidade / Relações intergeracionais e sustentabilidade / Da agricultura à permacultura / Normas dietéticas curam doenças das pessoas e do planeta / Agricultura biológica (panorama) / Policultura e perenidade / Agrossilvicultura / Lavra moderada e agricultura / Agricultura sem lavra / Agricultura de transição / Educação e sustentabilidade /Relação Homem-Natureza e sustentabilidade / Comercialismo e infância / Comercialismo e impacto nas crianças (brincar) / Ludotecas e sustentabilidade / Alimentação escolar pública / Alimentação escolar (revolução) / Educação superior e educação ambiental / Negócios, economia e sustentabilidade / Instituições a favor da vida / Crescimento económico infinito como loucura / Horários de trabalho e sustentabilidade / Produtividade, horas de trabalho e pegada ecológica / Tempo abundante como objetivo / Empreendedores sociais e sustentabilidade / Relocalizar as empresas / Governos e comportamentos insustentáveis / Segurança (conceito alargado) / Paz e ambiente / Paz e restauro dos ecossistemas / Cidades e futuro / Citadinos e sustentabilidade / Destronar o automóvel / Estilos de vida planetários / Reinventar os cuidados de saúde / Jurisprudência da Terra / Comunicação pública e sustentabilidade / Marketing social e sustentabilidade / Literacia e meios de comunicação / Meios de comunicação e cidadania mundial / Jornalismo ambiental / Música e consciência ecológica / Arte a favor da Terra / Redução do t | |
2036 | Luísa Schmidt | Edições Afrontamento | 50 anos de Políticas Ambientais em Portugal : Da conferência de Estocolmo à atualidade | 978-972-36-2025-2; D.L. 523131/23 | Luísa Schmidt / Políticas ambientais (Portugal) / História ambiental (Portugal) / Conferência de Estocolmo (1972) / 25 de Abril e políticas ambientais / Emílio Vilar (política ambiental) / Miguel Caetano (Política ambiental) / Plano de Fomento III, desenvolvimento regional e ordenamento do território / Francisco Pinto Balsemão (política ambiental) / José Manuel Nunes LIberato (política ambiental) / Fernando Santos Pessoa (política ambiental) / Luís Veiga da Cunha (política ambiental) / SEDES e política ambiental em Portugal / Viriato Soromenho-Marques / José Correia da Cunha (política ambiental) / Comissão Nacional de Ambiente / Convenção do Património Cultural e Natural da UNESCO / Grande aceleração industrial / Ordenamento do Território e Paisagem / Manuela Raposo Magalhães / Economia, gestão e insustentabilidade / Ciências do Ambiente / Helena Freitas / Políticas ambientais setoriais (Portugal) / Água e políticas ambientais / Resíduos urbanos (políticas ambientais) / Áreas protegidas, conservação da natureza e biodiversidade / Florestas (políticas ambientais) / Alterações climáticas e política energética) / Educação ambiental e cidadania | |