Registo | Autor | Editora | Título | ISBN | Assunto | Edição |
---|
77 | Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Marcus Azaziel e Nahyda Franca | Ibase - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Económicas / Projecto Água em Unidade de Conservação / Instituto TerrAzul de Cultura, Comunicação e Meio Ambiente / Parque Nacional da Tijuca | Educação Ambiental e Conselho em Unidades de Conservação: Aspectos Teóricos e Metodológicos | 978-85-89447-16-4 | Educação ambiental (fundamentação teórica) / Conservação de recursos naturais e educação ambiental / Política ambiental / Proteção ambiental / Rio de Janeiro / Parque Nacional da Tijuca / Pesquisa ação participante / Desenvolvimento sustentável / Capitalismo e conservação / Gestão participativa na conservação da natureza / Mata atlântica (Brasil) / Grupos focais e metodologia participativa / Aprendizagem | |
435 | Rémy Chauvin; trad. Rui d'Espiney | Edições António Ramos, Lda. | A Etologia: Estudo Biológico do Comportamento Animal | | Etologia / Comportamento animal / Biologia e etologia / Símios / Aprendizagem animal / Migração das aves / Orientação pelo campo magnético / Ritual, nupcial nos animais e no homem / Impressão, impregnação e imprinting / Afetividade, vida social e comunicaão nos animais | |
538 | Michael J. Cohen, Ed.D. | World Peace University | A Field Guide to Connecting With Nature: Creating Moments That Let Earth Teach | 939170-06-1 | Natureza e aprendizagem / Ensino com a Terra / Atividades pedagógicas ao ar livre / Sentidos e natureza / Pedagogia da natureza / Afinidades sensoriais / Universidade Mundial para a Paz (World Peace University) | |
558 | Leslie Hamilton | The Berkley Publishing Group | Child's Play in Nature | 0-399-52412-6 | Criança (atividades na natureza) / Jogos na natureza para crianças / Brincar na natureza / Natureza e aprendizagem infantil / Exsperiências científicas para crianças / Criança e natureza na cidade / Educação ambiental pelo jogo / Educação dos sentidos / Educação para a observação / Educação meteorológica da criança / Ciência ao ar livre
| |
570 | Stephen Stoer (dir.) | Edições Afrontamento, Lda. | Escola e Territórios | 0872-7643, DL. 75178/94 | Educação, escola e territórios / Educação e mundo rural / TEIP - Territórios Educativos de Intervenção Prioritária / PEL - Projeto Educativo Local / CFAE - Cerntro de Formação de Associação de Escolas / Educação formal, não formal e informal / Aprendizagem fora da escola / Etnia cigana e educação / Formação de adultos / Mediação local e educação / Centro Rural de Inovação Educativa / Formação centrada na escola | |
584 | Jenepher Lingelbach (ed.); il. Edward Epstein | Vermont Institute of Natural Science | Hands-On Nature: Information and Activities for Exploring the Environment with Children | 0-9617627-0-5 | Ensino e aprendizagem da História Natural (atividades didáticas) / Educação ambiental / Descobrir o ambiente com crianças / Vida animal e adaptação (educação ambiental) / Habitats (educação ambiental) / Ciclos de vida (atividades de descoberta) / Design na natureza / Desenho na natureza / Educador ambiental / Filosofia do ensino | |
593 | Susan Fountain | Stanley Thornes (Publishers), Ltd. / WWF UK | Learning Together: Global Education 4-7 | 1-85850-018-4 | Pedagogia / Ensino primário / Educação global (visão do WWF- World Wild Fund for Nature / Cooperação na aprendizagem / Atividades didáticas para crianças (4-7 anos) | |
628 | Joseph Cornell | Dawn Publications | Sharing Nature with Children: The Classic Parents and Teachers Nature Awareness Guidebook | 0-916124-14-2 | Educação ambiental / Crianças e adultos na natureza / Atividades para crianças na natureza / Professores, ensino e natureza / Aprendizagem lúdica | |
635 | Grace W. Frank; il. Tina Cash-Walsh | Academic Therapy Publications | The Listen and Learn Connection: Geology, Biology, Astronomy, Literature, Functional Facts, History - Reproducible Worksheets | 0-87879-973-7 | Educação especial / Capacidades de audição e aprendizagem (fichas de trabalho) / Ouvir e apprender / Pedagogia e didática da audição / Atividades para crianças / Caraterísticas das aves (didática) / Peixes (didática) / Mamíferos (didática) / Corpo humano (didática) / Biologia (didática) / Vida prática (didática) / Geologia (didática) / Astronomia (didática) / Linguagem (didática) / História (didática) | |
867 | Texto de Miguel Araújo e Sónia Francisco | Direcção Regional do Ambiente do Alentejo | Como Criar um Percurso de Interpretação Ambiental na Proximidade da Escola | 972-97489-0-X ;D.L.115782/97 | Educação Ambiental - Percursos / Processo de Aprendizagem / Enriquecimento | |
927 | Francesco Tonucci | Editori Laterza | La Città dei Bambini, un modo nuovo di pensare la città | 88-420-7551-5 | Educação rodoviária / Crianças e planeamento participado / Convenção Internacional dos Direitos da Criança / Lewis Mumford, pioneiro do urbanismo e da ecologia/ Rua, lugar de todos / Criança (aliados da) / Laboratório Cidade das Crianças / Infância e cidade / Criança e urbanismo / Francesco Tonucci (educador, psicólogo e urbanista) / Cooperação educativa / Psicologia Ambiental / Aprendizagem do meio urbano / Cidade educadora / Urbanismo baseado na criança / Norberto Bobbio (pensador) / Cidade e medo / Brincadeira (primado educativo) / Criança, cidade e solidão / Criança projetista / Criança como Indicador ambiental / Automóvel, cidadão e poder | 1ª edição |
1190 | John Janovy, Jr. | Harper & Row | On Becoming a Biologist | 0-06-091363-0 | Biologia, biólogos e naturalistas / Filosofia da ciência / Biologia como profissão / Ensino e aprendizagem da biologia / Trabalho científico, interesses intelectuais e recompensas monetárias / Biologia e indústria / Responsabilidades dos cientistas | |
1450 | Stephen Sterling | Green Books Ltd | Sustainable Education: Re-visioning Learning and Change | 1 870098 994 | Educação e sustentabilidade / Educação ambiental / Paradigma educativo ecológico / Educação e mudança / Aprendizagem e paradigma educativo sustentável / Educação e paradigma modernista / Educação em mudança ou educação para a mudança / Perspetiva educativa mecanicista / Perspetiva educativa ecológica / Educação ambiental para alem dela / Insustentabilidade / Mudança educativa superficial ou profunda / Ecologia dos sistemas educativos / Educação transmissiva e educação transformativa / Educação imposta e educação participativa / Transição educativa moderna e pós-moderna / Conhecimento (natureza transitória) / Agenda 21 na Educação / Educação e ONG - Organizações Não Governamentais / LSF - Learning for a Sustainable Future (Canadá 1991) / Educação para um futuro sustentável (LSF Canadá) / Escolas pequenas (vantagens) / Small School (Devon, Inglaterra) | |
1536 | Francis Lefebure | António de Oliveira Cruz em co-edição com Socicultur, Divulgação Culurtal, Lda. | Mixagem Fosfénica em Pedagogia | | Pedagogia com base no fosfeno (fenómeno ótico) / Pedagogia, memória e aprendizagem / Psicologia e mixagem fosfénica / Didática e mixagem fosfénica / Aplicações escolares da mixagem fosfénica / NEURON - cooperativa para a investigação e aplicações em neuropsicologia, fosfenismo, sugesto-hipnopedia e neuropedagogia | |
1555 | John Holt | Pelican Books | How Children Learn | 0 14 02.1133 0 | Crianças / Aprendizagem / Escola / Escola doméstica / Escola livre / Jogos na aprendizagem / Experiências e aprendizagem / Fala (aprendizagem) / Leitura (aprendizagem) / Desportos na educação / Arte na educação / Matemática na educação / Mente em funcionamento / Observar e compreender a criança / Aprendizagem espontânea destruída pela escola | |
1556 | John Holt | Pelican Books | The Underachieving School | 0 1402.1370 8 | Aprendizagem verdadeira / Escola-prisão / Métodos de ensino / Testes escolares (tirania) / Exames na escola / Saber ler / Ensinar o quê / Escola ineficiente / Escolas espaços não recomendáveis para crianças / Excesso de trabalho estudantil / Professores falam demais / Escola compulsiva contra boa educação / Fazer as crianças odiarem a leitura / Ordem e desordem no processo educativo / O que não se pode ensinar / Crianças na prisão | |
1649 | William Mc Donough e Michael Braungart | North Point Press | Cradle to Cradle | 10:0-86547-587-3 | Do berço ao berço (cradle to cradle) / Do berço ao túmulo / Cradle to cradle (do berço ao berço) / Revolução Industrial (antiga e nova) / Cimeira da Terra 1992 / Química ecológica / Partido Verde (Alemanha) / Greenpeace (Alemanha) / EPEA - Environment Protection Enforcement (Encouragement) Agency / Incineração de resíduos / Abundância e proteção do ambiente / Titanic (navio) / Luddismo e ludditas / Máquinas e ludditas / Natureza (visão ocidental) / Aquecimento global / Monocultura e cultura da monocultura / Pesticidas e indústria / PIB - Produto Interno Bruto / Design e ambiente / PVC-Cloreto de polivinilo / Indústria química / Crescimento económico e indústria / Ecoeficiência (movimento) / Menos mau não é bom (princípio) / Maurice Strong (Cimeira da Terra 1992) / Quatro R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Regular / Três R: Reduzir, Reutlizar, Reciclar / Resíduos / Lixo / Ecoeficácia / Nutrientes (fluxo) / Alimentos (fluxos) / Metabolismo biológico e técnico / Ciclos (biológicos e técnicos) / De-evolução / Diversidade e ecosistema / Sustentabilidade=Local / Materiais locais / Energia (fluxos naturais) / Transição energética / Necessidades e desejos / Responsabilidade intergeracional / Gerações e responsabilidade / Avaliação de riscos / Endocrinologia e perturbadores endócrinos / Perturbadores endócrinos / Crescimento Ilimitado / Arquitectura e desenho comunitário / Mc Donough Braungart Design Chemistry / Design e química / Química e design / Evolução e forma / Ecologia, Equidade, Economia / Re-evolução Industrial /Inteligência ecológica / Respeito e produtos / Materiais e listas de materiais / Curva da aprendizagem / Natureza selvagem / Serviços da natureza ou dos ecosistemas / Ecocídio / Estruturas biológicas | |
1676 | Graça Pissarra (org.) | Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa | 100 Anos em Fotografias: Comemoração do Centenário da Inauguração do Edifício Principal do Instituto Superior de Agronomia,1917- 2017 | 978-972-8669-71-3 ; D.L. 433676/17 | Instituto Superior de Agronomia (Lisboa) / Património construído / Agronomia / AEISA-Associação dos Estudantes do Instituto Superior de Agronomia / Adães Bermudes (arquiteto-Prémio Valmor) / Jornal O Século Agrícola / Tapada da Ajuda (Lisboa) / Carlos Baeta Neves (engº silvicultor) / Laboratório de Tecnologia Tropical / Agronomia (processo de ensino-aprendizagem) / Amílcar Cabral, agrónomo (foto) / Laboratório de Panificação (Agronomia) / Laboratório Ferreira Lapa (Agronomia) / Laboratórios de Tecnologia Florestal (Agronomia) / Laboratório de Azeites (Agronomia) / Henrique de Barros (foto) / Azevedo Gomes, engº silvicultor (foto) / Joaquim Vieira Natividade (transplante de um carvalho português do Vimeiro para o Páteo do Quercus, ISA, 1931) | |
1685 | Francesco Tonucci; Antón Costa Rico (pref.); Margarida Periquito (trad.) | Kalandraka Editora Portugal, Lda | A Cidade das Crianças | 978-989-54340-4-6; D. L. 462168/19 | Educação rodoviária / Crianças e planeamento participado / Convenção Internacional dos Direitos da Criança / Lewis Mumford, pioneiro do urbanismo e da ecologia / Rua, lugar de todos / Criança (aliados da) / Laboratório Cidade das Crianças / Infância e cidade / Criança e urbanismo / Francesco Tonucci (educador, psicólogo e urbanista) / Cooperação educativa / Psicologia ambiental / Aprendizagem do meio urbano / Cidade educadora / Urbanismo baseado na criança / Norberto Bobbio (pensador) / Cidade e medo / Brincadeira (primado educativo) / Criança, cidade e solidão / Criança projetista / Criança como Indicador ambiental / Automóvel, cidadão e poder / Nova Escola Galega (movimento educativo)
| |