logo_campo_aberto

Biblioteca Campo Aberto

Pesquisar por livros

ℹ️ Para mais informação sobre cada título,   clique no número de registo.


RegistoAutorEditoraTítuloISBNAssuntoEdição
77Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Marcus Azaziel e Nahyda FrancaIbase - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Económicas / Projecto Água em Unidade de Conservação / Instituto TerrAzul de Cultura, Comunicação e Meio Ambiente / Parque Nacional da TijucaEducação Ambiental e Conselho em Unidades de Conservação: Aspectos Teóricos e Metodológicos978-85-89447-16-4Educação ambiental (fundamentação teórica) / Conservação de recursos naturais e educação ambiental / Política ambiental / Proteção ambiental / Rio de Janeiro / Parque Nacional da Tijuca / Pesquisa ação participante / Desenvolvimento sustentável / Capitalismo e conservação / Gestão participativa na conservação da natureza / Mata atlântica (Brasil) / Grupos focais e metodologia participativa / Aprendizagem
435Rémy Chauvin; trad. Rui d'EspineyEdições António Ramos, Lda.A Etologia: Estudo Biológico do Comportamento AnimalEtologia / Comportamento animal / Biologia e etologia / Símios / Aprendizagem animal / Migração das aves / Orientação pelo campo magnético / Ritual, nupcial nos animais e no homem / Impressão, impregnação e imprinting / Afetividade, vida social e comunicaão nos animais
538Michael J. Cohen, Ed.D.World Peace UniversityA Field Guide to Connecting With Nature: Creating Moments That Let Earth Teach939170-06-1Natureza e aprendizagem / Ensino com a Terra / Atividades pedagógicas ao ar livre / Sentidos e natureza / Pedagogia da natureza / Afinidades sensoriais / Universidade Mundial para a Paz (World Peace University)
558Leslie HamiltonThe Berkley Publishing GroupChild's Play in Nature0-399-52412-6Criança (atividades na natureza) / Jogos na natureza para crianças / Brincar na natureza / Natureza e aprendizagem infantil / Exsperiências científicas para crianças / Criança e natureza na cidade / Educação ambiental pelo jogo / Educação dos sentidos / Educação para a observação / Educação meteorológica da criança / Ciência ao ar livre
570Stephen Stoer (dir.)Edições Afrontamento, Lda.Escola e Territórios0872-7643, DL. 75178/94Educação, escola e territórios / Educação e mundo rural / TEIP - Territórios Educativos de Intervenção Prioritária / PEL - Projeto Educativo Local / CFAE - Cerntro de Formação de Associação de Escolas / Educação formal, não formal e informal / Aprendizagem fora da escola / Etnia cigana e educação / Formação de adultos / Mediação local e educação / Centro Rural de Inovação Educativa / Formação centrada na escola
584Jenepher Lingelbach (ed.); il. Edward EpsteinVermont Institute of Natural ScienceHands-On Nature: Information and Activities for Exploring the Environment with Children0-9617627-0-5Ensino e aprendizagem da História Natural (atividades didáticas) / Educação ambiental / Descobrir o ambiente com crianças / Vida animal e adaptação (educação ambiental) / Habitats (educação ambiental) / Ciclos de vida (atividades de descoberta) / Design na natureza / Desenho na natureza / Educador ambiental / Filosofia do ensino
593Susan FountainStanley Thornes (Publishers), Ltd. / WWF UKLearning Together: Global Education 4-71-85850-018-4Pedagogia / Ensino primário / Educação global (visão do WWF- World Wild Fund for Nature / Cooperação na aprendizagem / Atividades didáticas para crianças (4-7 anos)
628Joseph CornellDawn PublicationsSharing Nature with Children: The Classic Parents and Teachers Nature Awareness Guidebook0-916124-14-2Educação ambiental / Crianças e adultos na natureza / Atividades para crianças na natureza / Professores, ensino e natureza / Aprendizagem lúdica
635Grace W. Frank; il. Tina Cash-WalshAcademic Therapy PublicationsThe Listen and Learn Connection: Geology, Biology, Astronomy, Literature, Functional Facts, History - Reproducible Worksheets0-87879-973-7Educação especial / Capacidades de audição e aprendizagem (fichas de trabalho) / Ouvir e apprender / Pedagogia e didática da audição / Atividades para crianças / Caraterísticas das aves (didática) / Peixes (didática) / Mamíferos (didática) / Corpo humano (didática) / Biologia (didática) / Vida prática (didática) / Geologia (didática) / Astronomia (didática) / Linguagem (didática) / História (didática)
867Texto de Miguel Araújo e Sónia FranciscoDirecção Regional do Ambiente do AlentejoComo Criar um Percurso de Interpretação Ambiental na Proximidade da Escola972-97489-0-X ;D.L.115782/97Educação Ambiental - Percursos / Processo de Aprendizagem / Enriquecimento
927Francesco TonucciEditori LaterzaLa Città dei Bambini, un modo nuovo di pensare la città88-420-7551-5Educação rodoviária / Crianças e planeamento participado / Convenção Internacional dos Direitos da Criança / Lewis Mumford, pioneiro do urbanismo e da ecologia/ Rua, lugar de todos / Criança (aliados da) / Laboratório Cidade das Crianças / Infância e cidade / Criança e urbanismo / Francesco Tonucci (educador, psicólogo e urbanista) / Cooperação educativa / Psicologia Ambiental / Aprendizagem do meio urbano / Cidade educadora / Urbanismo baseado na criança / Norberto Bobbio (pensador) / Cidade e medo / Brincadeira (primado educativo) / Criança, cidade e solidão / Criança projetista / Criança como Indicador ambiental / Automóvel, cidadão e poder1ª edição
1190John Janovy, Jr.Harper & RowOn Becoming a Biologist0-06-091363-0Biologia, biólogos e naturalistas / Filosofia da ciência / Biologia como profissão / Ensino e aprendizagem da biologia / Trabalho científico, interesses intelectuais e recompensas monetárias / Biologia e indústria / Responsabilidades dos cientistas
1450Stephen SterlingGreen Books LtdSustainable Education: Re-visioning Learning and Change1 870098 994Educação e sustentabilidade / Educação ambiental / Paradigma educativo ecológico / Educação e mudança / Aprendizagem e paradigma educativo sustentável / Educação e paradigma modernista / Educação em mudança ou educação para a mudança / Perspetiva educativa mecanicista / Perspetiva educativa ecológica / Educação ambiental para alem dela / Insustentabilidade / Mudança educativa superficial ou profunda / Ecologia dos sistemas educativos / Educação transmissiva e educação transformativa / Educação imposta e educação participativa / Transição educativa moderna e pós-moderna / Conhecimento (natureza transitória) / Agenda 21 na Educação / Educação e ONG - Organizações Não Governamentais / LSF - Learning for a Sustainable Future (Canadá 1991) / Educação para um futuro sustentável (LSF Canadá) / Escolas pequenas (vantagens) / Small School (Devon, Inglaterra)
1536Francis LefebureAntónio de Oliveira Cruz em co-edição com Socicultur, Divulgação Culurtal, Lda.Mixagem Fosfénica em PedagogiaPedagogia com base no fosfeno (fenómeno ótico) / Pedagogia, memória e aprendizagem / Psicologia e mixagem fosfénica / Didática e mixagem fosfénica / Aplicações escolares da mixagem fosfénica / NEURON - cooperativa para a investigação e aplicações em neuropsicologia, fosfenismo, sugesto-hipnopedia e neuropedagogia
1555John HoltPelican BooksHow Children Learn0 14 02.1133 0Crianças / Aprendizagem / Escola / Escola doméstica / Escola livre / Jogos na aprendizagem / Experiências e aprendizagem / Fala (aprendizagem) / Leitura (aprendizagem) / Desportos na educação / Arte na educação / Matemática na educação / Mente em funcionamento / Observar e compreender a criança / Aprendizagem espontânea destruída pela escola
1556John HoltPelican BooksThe Underachieving School0 1402.1370 8Aprendizagem verdadeira / Escola-prisão / Métodos de ensino / Testes escolares (tirania) / Exames na escola / Saber ler / Ensinar o quê / Escola ineficiente / Escolas espaços não recomendáveis para crianças / Excesso de trabalho estudantil / Professores falam demais / Escola compulsiva contra boa educação / Fazer as crianças odiarem a leitura / Ordem e desordem no processo educativo / O que não se pode ensinar / Crianças na prisão
1649William Mc Donough e Michael BraungartNorth Point PressCradle to Cradle10:0-86547-587-3Do berço ao berço (cradle to cradle) / Do berço ao túmulo / Cradle to cradle (do berço ao berço) / Revolução Industrial (antiga e nova) / Cimeira da Terra 1992 / Química ecológica / Partido Verde (Alemanha) / Greenpeace (Alemanha) / EPEA - Environment Protection Enforcement (Encouragement) Agency / Incineração de resíduos / Abundância e proteção do ambiente / Titanic (navio) / Luddismo e ludditas / Máquinas e ludditas / Natureza (visão ocidental) / Aquecimento global / Monocultura e cultura da monocultura / Pesticidas e indústria / PIB - Produto Interno Bruto / Design e ambiente / PVC-Cloreto de polivinilo / Indústria química / Crescimento económico e indústria / Ecoeficiência (movimento) / Menos mau não é bom (princípio) / Maurice Strong (Cimeira da Terra 1992) / Quatro R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Regular / Três R: Reduzir, Reutlizar, Reciclar / Resíduos / Lixo / Ecoeficácia / Nutrientes (fluxo) / Alimentos (fluxos) / Metabolismo biológico e técnico / Ciclos (biológicos e técnicos) / De-evolução / Diversidade e ecosistema / Sustentabilidade=Local / Materiais locais / Energia (fluxos naturais) / Transição energética / Necessidades e desejos / Responsabilidade intergeracional / Gerações e responsabilidade / Avaliação de riscos / Endocrinologia e perturbadores endócrinos / Perturbadores endócrinos / Crescimento Ilimitado / Arquitectura e desenho comunitário / Mc Donough Braungart Design Chemistry / Design e química / Química e design / Evolução e forma / Ecologia, Equidade, Economia / Re-evolução Industrial /Inteligência ecológica / Respeito e produtos / Materiais e listas de materiais / Curva da aprendizagem / Natureza selvagem / Serviços da natureza ou dos ecosistemas / Ecocídio / Estruturas biológicas
1676Graça Pissarra (org.) Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa100 Anos em Fotografias: Comemoração do Centenário da Inauguração do Edifício Principal do Instituto Superior de Agronomia,1917- 2017978-972-8669-71-3 ; D.L. 433676/17Instituto Superior de Agronomia (Lisboa) / Património construído / Agronomia / AEISA-Associação dos Estudantes do Instituto Superior de Agronomia / Adães Bermudes (arquiteto-Prémio Valmor) / Jornal O Século Agrícola / Tapada da Ajuda (Lisboa) / Carlos Baeta Neves (engº silvicultor) / Laboratório de Tecnologia Tropical / Agronomia (processo de ensino-aprendizagem) / Amílcar Cabral, agrónomo (foto) / Laboratório de Panificação (Agronomia) / Laboratório Ferreira Lapa (Agronomia) / Laboratórios de Tecnologia Florestal (Agronomia) / Laboratório de Azeites (Agronomia) / Henrique de Barros (foto) / Azevedo Gomes, engº silvicultor (foto) / Joaquim Vieira Natividade (transplante de um carvalho português do Vimeiro para o Páteo do Quercus, ISA, 1931)
1685Francesco Tonucci; Antón Costa Rico (pref.); Margarida Periquito (trad.)Kalandraka Editora Portugal, LdaA Cidade das Crianças978-989-54340-4-6; D. L. 462168/19Educação rodoviária / Crianças e planeamento participado / Convenção Internacional dos Direitos da Criança / Lewis Mumford, pioneiro do urbanismo e da ecologia / Rua, lugar de todos / Criança (aliados da) / Laboratório Cidade das Crianças / Infância e cidade / Criança e urbanismo / Francesco Tonucci (educador, psicólogo e urbanista) / Cooperação educativa / Psicologia ambiental / Aprendizagem do meio urbano / Cidade educadora / Urbanismo baseado na criança / Norberto Bobbio (pensador) / Cidade e medo / Brincadeira (primado educativo) / Criança, cidade e solidão / Criança projetista / Criança como Indicador ambiental / Automóvel, cidadão e poder / Nova Escola Galega (movimento educativo)