Mais um clamoroso erro urbanístico no Porto?

by | Abr 22, 2026 | Cidade e Ambiente Urbano | 2 comments

ANTIGA COMPANHIA AURIFÍCIA

– MAIS UM CLAMOROSO ERRO URBANÍSTICO NO PORTO?

Assinada por 17 pessoas conhecidas no Porto por se terem dedicado em múltiplas ocasiões  a defender o património urbano e natural da Cidade, foi enviada esta

Carta aberta ao Presidente da Câmara Municipal do Porto

– pela reformulação do Projeto para a Antiga Companhia Aurifícia

 

Extrato da Estrutura Ecológica do Porto salvaguardada no PDM e que seria largamente destruído segundo o projeto

 

A antiga Companhia Aurifícia integra o Conjunto Arquitetónico da Rua de Álvares Cabral, classificado como Conjunto de Interesse Público, enquanto «o exemplo mais bem preservado e coerente de uma instalação industrial dos séculos XIX–XX na área metropolitana do Porto». O espaço encontra-se também salvaguardado pelo artigo 24º do Plano Diretor Municipal – PDM, que impõe a permanência de coberto vegetal permeável nos interiores de quarteirão, e por se tratar de uma Área Verde de Elevado Valor Ecológico, limitando o índice de impermeabilização aos 60%.

Os signatários reconhecem a premência de reabilitar este conjunto patrimonial, mas as notícias mais recentes deixam-nos profundamente inquietos sobre o que se projeta para aquele quarteirão. A operação urbanística, de 85 milhões de euros, contempla 122 novos fogos residenciais e 252 lugares de estacionamento subterrâneo, ocupando a esmagadora maioria daquele que é um dos últimos logradouros verdes de dimensão significativa no centro do Porto. Da parcela de 19 000 m², entre a Rua de Álvares Cabral e a Rua dos Bragas, o projeto prevê ceder ao domínio público uns insignificantes 400 m² de espaço verde (um quadrado de 20 por 20 metros) – 2,1% da área total.

 

Fotografia aérea do local: grande parte das manchas verdes seriam arrasadas com o atual projeto

 

ABATE DE VEGETAÇÃO QUE VIOLA O PDM

O novo edificado e a escavação da cave certamente ultrapassariam o limiar de impermeabilização e acarretariam o abate de uma parte substancial da vegetação, violando o PDM de forma flagrante e insofismável. Acresce que uma volumetria tão significativa no interior de um quarteirão classificado transformaria espaços historicamente abertos numa malha habitacional densa, alterando irreversivelmente a morfologia, a escala e a métrica de cheios e vazios do conjunto. A proteção legal exige a salvaguarda da leitura unitária do complexo fabril. É difícil conceber como o parecer vinculativo da CCDR-Norte poderá não ser reprovador.

Antecipamos a objeção: a cidade precisa de habitação. Porém, os números desmentem a narrativa: na freguesia em causa, o preço mediano de venda atingiu 3 319 €/m² no 2º trimestre de 2025 e o imobiliário na Rua de Álvares Cabral é comumente comercializado como «de luxo».  A esmagadora maioria das famílias ficará objetivamente excluída, enquanto 13,4% do parque habitacional do concelho permanece vago (Censos 2021). Rendas que garantam o retorno de 85 milhões de euros de investimento não aliviarão a crise habitacional, alimentá-la-ão, atraindo capital especulativo. Destruir solo e vegetação que já escasseiam no centro da cidade para produzir habitação que só uma franja mínima pode pagar não é política de habitação, é submissão aos interesses imobiliários e ao lucro à custa do ambiente e da qualidade de vida dos residentes locais – que deveriam constituir o foco da intervenção pública.

MAIS CIDADE DENSIFICADA E DESUMANIZADA?

Não vale tudo! As antigas quintas, logradouros industriais e jardins privados que ainda subsistem no centro do Porto são raros, infelizmente já residuais. Ao valor histórico e importância ecológica que possuem, há que somar o seu contributo para a salvaguarda do bem-estar de quem habita uma cidade crescentemente densificada e desumanizada.

O momento de impor condicionantes eficazes ao projeto é este, na fase de licenciamento, antes que se consolidem direitos urbanísticos que limitem a capacidade de atuação futura do Município. Exige-se uma redução drástica da densidade construtiva, a preservação integral do coberto arbóreo com abertura do espaço verde ao usufruto público e a inclusão de uma componente significativa de habitação a custos acessíveis, respeitando as condicionantes previstas no PDM.

Um urbanismo que continue a destruir em vez de fazer cidade não interessa ao Porto.

Os signatários

Ana Macedo Lima, Ana Paula Gago, Ana Sirage Coimbra, Celina Raposo, Helena Alice Fevereiro Ferreira, Helena Madureira, Isabel Martinho da Silva, Joana Costa Vilhena de Bessa Campos, Jorge Vilhena Mesquita, José Alberto Rio Fernandes, José Carlos Costa Marques, Leonardo Costa, Nuno Gomes Oliveira, Nuno Quental, Paulo Farinha Marques, Pedro Pardinhas, Teresa Portela Marques

Outras Notícias

2 Comments

  1. Joaquim Manuel Couto Ferreira

    100% de acordo nesta carta aberta ao Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Pedro Duarte, para uma reformulação atempada do Projeto de Arquitetura

    Reply
  2. Frederico Lira

    Excelente iniciativa. Ainda no final de novembro de 2025 andei pela Rua dos Bragas e só pensava, como é possível querer destruir-se este património?

    Uma reabilitação de qualidade, combinando o espaço verde em apreço com, eventualmente, alguma habitação (penso que existem outras áreas próximas que essas sim, deveriam ser devotadas à construção de habitação para pessoas e não para especulação) e a musealização da companhia aurifícia, eventualmente integrando uma rede da exploração e utilização do ouro que poderia integrar, além da companhia aurifícia, o museu da filigrana de Gondomar, uma exposição sobre o valor do ouro, eventualmente no Palácio da Bolsa, uma componente da utilização tecnológica do ouro na actualidade, uma mina de exploração de ouro que viesse do tempo dos celtas, etc.

    Dito isto, contem comigo, na medida do possível para quem mora em Lisboa, para apoiar esta luta.
    Se transformarem este documento numa petição ou desenvolverem uma petição separada para apoiar esta luta, contem comigo.
    Um abraço,
    Frederico

    Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Jojobet GirişJojobet Girişcasibommarsbahis güncel girişJojobetCasibom GirişMarsbahis GirişCasibom GirişJojobet jojobethacklinkJojobet GirişBetcioBetcioivermectin tabletPokerklasPusulabetBetcioGrandPashabetmeritbetjojobetCasibom GirişmarsbahisholiganbetmeritbetholiganbetTophillbetmarsbahis girişcasibomJojobet GirişcasibomCasibom GirişMarsbahis GirişJojobet Girişkavbet