- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Dia Mundial do Ambiente/ 5 de Junho de 2013, Quarta-feira

Entrada livre e gratuita. Em contínuo das 10:00 às 23:00

Comemoração conjunta promovida pela Escola Superior de Biotecnologia

e pela Campo Aberto – associação de defesa do ambiente

Na Escola Superior de Biotecnologia, anfiteatro AF201

Rua Dr. António Bernardino de Almeida (à Asprela)

Programa

Às 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h: Projeção de filmes

Às 21:15: Debate sobre cidade, energia e ambiente

 

Filmes

10:00A Era da Estupidez (2009, 89 min) Realização: Franny Armstrong

Um drama-documentário que, do ponto de vista de um sobrevivente solitário no ano de 2055, analisa bancos de imagens deste início de século e pergunta «porque é que não impedimos as alterações climáticas quando ainda tínhamos uma possibilidade de o fazer?»

A-Era-da-Estupidez-www_italojreronita_blogspot_com [1]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

12:00A 11ª Hora (2007, 89 min) Realização: Leila Conners, Nadia Conners

Documentário com entrevistas a gente com visão onde se apresentam diagnósticos e apontam caminhos criativos para recuperar o equilíbrio ecológico mundial.

11_hora [2]

 

 

 

 

 

 

 

14:00Alimentos S.A. (2008, 94 min) Realização: Robert Kenner

O que mudou para pior na indústria alimentar e as suas consequências para a saúde humana e ambiental.

foodinc [3]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

16:00 – Guerra e Paz na Horta Familiar (2006, 100 min) Realização: Jean-Yves Collet

Um documentário sobre a vida na horta, vista ao nível dos bicharocos que a habitam e com os humanos. Um olhar diferente e muito divertido sobre a agricultura biológica.

 

Film_Jardim_web [4]

 

 

 

 

 

18:00Ouro Azul – a guerra mundial da água (2008, 90 min) Realização: Sam Bozzo

As guerras do futuro vão estar mais preocupadas com água do que com petróleo, e este filme explica porquê.

Blue Gold [5]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

20:00Comprar, Descartar, Comprar – A história secreta da obsolescência programada (2011, 52 min) Realização: Cosima Dannoritzer

A obsolescência deliberada dos produtos da indústria foi estudada desde o clássico livro de Vance Packard em meados do século XX. A publicação recente de um artigo extenso num jornal diário português mostra que continua na ordem do dia. Comprar cada vez mais, e cada vez mais depressa, não é mania – é um plano detalhadamente arquitetado e metodicamente posto em prática para maximizar o lucro.

comprar-tirar-comprar2 [6]

 

 

 

 

 

 

Debate

21:15 – Arrebita Porto! um projeto de recuperação da cidade, pelo Arq. José Paixão

DSCN5354Pretende-se apresentar um projeto original para a recuperação de edifícios no centro histórico do Porto e a partir dele, no cruzamento de preocupações urbanísticas, ambientais, sociais, económicas e energéticas, alargar o debate à questão urbana na sua generalidade.

Arrebita!Porto é um projeto, concebido e animado pelo Arq. José Paixão, que tem por objetivo combater o abandono do centro da cidade reabilitando prédios devolutos a custo zero sem fins lucrativos. O projeto foi premiado em Julho de 2011 no âmbito do concurso «FAZ – Ideias de Origem Portuguesa» organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Talento com o intuito de promover o empreendedorismo social recorrendo à diáspora portuguesa, destinado a jovens portugueses radicados no estrangeiro há mais de 10 anos e que pretendam regressar a Portugal. O Arq. José Paixão viveu nos Estados Unidos, e na Europa em Nottingham, Amesterdão e Viena, designadamente.

Arrebita!Porto visa a integração dos proprietários dos edifícios a intervencionar, de estudantes de engenharia e arquitetura de várias nacionalidades, de professores e de empresas, num projeto social. As empresas podem reverter os materiais doados em benefícios fiscais, estudantes e professores têm a oportunidade de reforçar os conhecimentos adquiridos em casos práticos.

O projeto piloto é a reabilitação de uma casa de propriedade da Câmara Municipal do Porto situada na Rua da Reboleira. Para o efeito foi estabelecido um protocolo, que foi assinado pela Câmara Municipal do Porto, pela Porto Vivo SRU, pela Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto, pelo Instituto de Empreendedorismo Social e por José Paixão.

Após a apresentação inicial três convidados farão um comentário de cinco minutos cada, seguindo-se o debate generalizado com os participantes.