- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

2 de março de 2013 – Dia da Associação Campo Aberto/ Assembleia Geral Eleitoral/ Jantar de confraternização: faça a sua inscrição!

Todos os anos, no dia (data variável) da Assembleia Geral Anual, comemoramos o Dia da Associação.

Veja, adiante, a Convocatória da AG, enviada já em correio em papel a todos os sócios.

Como habitualmente, haverá nesse dia, às 18:00, uma sessão aberta ao público, sejam sócios ou não, que este ano deverá versar o tema «água». Mais informações serão em breve divulgadas.

 

Jantar de confraternização

No mesmo dia 2 de março, num restaurante situado perto do local onde vai decorrer a sessão pública (a anunciar), realizar-se-á o jantar anual de confraternização da Campo Aberto.

Pode fazer já a sua inscrição e a de outras pessoas interessadas em ir consigo, indicando o nome de todos os inscritos, bem como a opção de cada qual quanto ao prato no campo “observações”.

Escolha uma destas três opções:

(1) lulas grelhadas com batata alourada e legumes;

(2) arroz de pato no forno;

(3) vegetariano: massa com cogumelos e legumes. O preço inclui ainda pão, água, vinho e café. Não inclui sobremesa, que terá que ser paga à parte por cada um que a encomende.

O prazo termina em 25 de fevereiro. A inscrição só é válida mediante o pagamento simultâneo de €13,00 euros, que é o custo do jantar, para o NIB  0035 073 0000 3575 6103 54

Inscreva-se aqui:

https://www.campoaberto.pt/contacte-nos/inscricoes-2/

Envie comprovativo de pagamento ou informações que permitam identificá-lo, de preferência no próprio dia da inscrição, para o seguinte email:

aniversario.ca@gmail.com [1]

 

CONVOCATÓRIA

Nos termos do n.º 1 do artigo 18.º dos Estatutos bem assim como dos n.ºs 1, 2, 3 e 4 do artigo 2.º do Regulamento Interno da associação Campo Aberto, convoco todos os associados no pleno uso dos seus direitos para a Assembleia Geral Ordinária relativa ao ano de 2013, a realizar no próximo dia 2 de março de 2013, sábado, às 14:30, na sede de trabalho da associação, na rua de Santa Catarina, n.º 730-2.º, no Porto. Caso à hora indicada não estejam presentes pelo menos metade dos associados com direito a voto, a Assembleia Geral realizar-se-á, nos termos do n.° 1 do artigo 3.° do Regulamento Interno, meia hora mais tarde, com qualquer número de associados presentes.

É a seguinte a ordem de trabalhos:

1:   Informações

2:   Aprovação da ordem de trabalhos

3:   Apresentação e aprovação do relatório de atividades relativo a 2012

4:   Apresentação e aprovação, precedida da leitura do parecer do Conselho Fiscal,

do relatório de contas relativo a 2012

5:   Apresentação do balanço do número de associados

6:   Apresentação das listas candidatas aos órgãos sociais para o biénio  2013-2014: Direcção (sua composição, plano de acção e respectivo orçamento), Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal.

7:   Votação e apuramento de resultados

8:   Outros assuntos de interesse da associação

9:   Leitura e aprovação da acta da AG

 

Nos termos do n.º 2 do artigo 2.º do Regulamento Interno, convidam-se os associados a formularem propostas de assuntos a serem discutidos na Assembleia Geral convocada, terminando o prazo para as enviar à associação em 31 de janeiro de 2012. Nos termos do n.º 3 do artigo 2.º do mesmo Regulamento, os assuntos propostos serão necessariamente debatidos no ponto «Informações» da Ordem de Trabalhos quando as propostas tenham sido subscritas por um mínimo de 5 sócios.

Convidam-se igualmente os associados, nos termos do artigo 14.º, n.º 1, do Regulamento Interno, a apresentar listas candidatas a um ou a vários dos órgãos sociais a eleger nesta Assembleia Geral. Para esse efeito é o seguinte o calendário eleitoral: expedição desta convocatória, o mais tardar em 2 de janeiro de 2013; apresentação de listas candidatas, pelos sócios interessados, o mais tardar em 2 de fevereiro de 2013; divulgação de listas candidatas aos associados, pela Direcção, o mais tardar em 16 de fevereiro de 2013.

Os interessados em apresentar candidaturas deverão consultar o Regulamento Interno da associação e proceder de acordo com as respetivas disposições.

Veja-se:

Estatutos [2]

 

Porto, 2 de janeiro de 2013

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral,

Bernardino Luís Machado Guimarães

 

Listas candidatas aos órgãos sociais para o biénio 2013-2014

Mesa da Assembleia Geral

Presidente: Bernardino Luís de Moura Machado Guimarães Primeiro

Secretário: Maria Luzia Gomes Ribeiro de Freitas

Segundo Secretário: Vitor Manuel Rodrigues da Silva

Conselho Fiscal

Presidente: Maria Antónia Malheiro Huet Bacelar

Primeiro Vogal: José Brandão Pedro

Segundo Vogal: Celina Maria João Raposo

Direção

Presidente: José Carlos Dias Costa Marques

Vice-Presidente: Esmeralda Cristina Pires Quintela Coelho

Secretária: Alda da Conceição Ferreira de Sousa

Tesoureira: Sandra Cristina dos Santos Craveiro

Vogal: António José Verdelho Vieira

 

Apresentam-se a seguir sucintas informações biográficas dos candidatos integrantes das listas acima designadas.

Mesa da Assembleia Geral

Bernardino Luís de Moura Machado Guimarães nasceu no Porto, em 1960. Ambientalista, colaborou com o Fapas e foi em 2000 um dos fundadores da Campo Aberto. Jornalista, cronista de ambiente, consultor do programa Biosfera na RTP2.

Maria Luzia Gomes Ribeiro de Freitas nasceu em 1955, em Vizela. É professora de Biologia e Geologia no Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela.

Vitor Manuel Rodrigues da Silva nasceu no Porto, em 1975. Licenciado em Informática de Gestão pela Universidade Portucalense e atualmente Team Leader numa empresa de TI. Dinamiza o podcast O Porto em Conversa. Integrou as duas últimas direções da Campo Aberto. Tenta ligar estes dois mundos – TI e Sociedade, Virtual e Real – através da promoção e participação em projetos relacionados com transparência e organização de atividades cívicas sobre temas do Porto.

Conselho Fiscal

Maria Antónia Malheiro Huet Bacelar nasceu em Recezinhos, Penafiel, em 1945. Licenciada em Filologia Românica, professora do ensino básico de 1969 a 2005. Colabora com a Cooperativa Naturocoop, e desde o início com a Campo Aberto, tendo integrado uma das direções.

José Brandão Pedro nasceu em Casal, Chave (Arouca), em 1944. Licenciado em Direito com pós-graduação em Gestão. Advogado reformado. Foi um dos fundadores da Cooperativa Naturocoop, da associação Colher para Semear, e, mais recentemente, da Semente do Futuro – cooperativa de solidariedade social, com sede em Arouca. Integrou por várias vezes a mesa da Assembleia Geral e o Conselho Fiscal da Campo Aberto.

Celina Maria João Raposo nasceu em Póvoa de Miranda do Douro, em 1978. Licenciada em Economia, responsável financeira na Empresa Paintdrive – Reparação automóvel, Lda. Colabora com a Campo Aberto desde 2009, tendo integrado as duas últimas direções.

Direção

José Carlos Dias Costa Marques nasceu no Porto, em 1945. Licenciou-se em filosofia pela Faculdade de Letras da UP. Atualmente reformado, trabalhou no ensino secundário, como assessor editorial, redator, tradutor free lance, e tradutor a tempo inteiro numa instituição europeia. Participa em movimentos ecológicos em Portugal desde 1974. Foi um dos fundadores da Campo Aberto, em 2000, e tem integrado várias das suas direções.

Esmeralda Cristina Pires Quintela Coelho nasceu no Porto em 1965. Licenciou-se em História, Variante de Arte, e em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Exerce funções docentes desde 1989 e leciona Geografia na Escola Básica e Secundária de Freamunde, âmbito em que se tem dedicado à problemática das ecoescolas. Integrou já a direção da Campo Aberto cessante.

Alda da Conceição Ferreira de Sousa nasceu em Baião em 1967. Licenciou-se em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da UP. No fim do curso realizou um anteprojeto sobre tratamento de efluentes residuais na indústria de curtumes, com o que iniciou uma carreira de vinte anos nesse setor. Integra uma subcomissão responsável pela tradução de normas em matéria de curtumes e indústria do couro. Recentemente aprofundou estudos na área da energia, pós-graduação em Energias Renováveis e formação em Gestão Energética.

Sandra Cristina dos Santos Craveiro nasceu em Matosinhos, em 1981. Mestre em Engenharia do Ambiente, licenciada em Bioengenharia pela Escola Superior de Biotecnologia – Universidade Católica Portuguesa e Técnica Superior de Higiene e Segurança no Trabalho. Complementou a sua formação base com pós-graduação em Energias Renováveis. Atualmente exerce funções em gestão de conteúdos na área de Comunicação para a Sustentabilidade.

António José Verdelho Vieira nasceu em Nova Lisboa, Angola, em 1967. Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da UP, área onde exerce profissionalmente e tem currículo extenso. Micro-ativismo ambiental de forma independente desde a adolescência e a quem as frequentes derrotas têm suscitado, não um sentimento de impotência, mas uma análise crítica com vista ao futuro. Associado da Campo Aberto desde 2010.

 

Relatório de Atividades 2012: Relatório.. [3]

Plano de Ação para 2013-2014: CA-Plano_de_Acao_2013-2014 [4]