- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Inscreva-se: 20 outubro – Encontro Campo Aberto – Natureza na Cidade e no Campo – Agir em Convergência

 

Dirigido a todos os cidadãos, associações e grupos interessados – e não apenas aos próprios sócios – realiza-se no sábado 20 de outubro 2012 o I Encontro Campo Aberto intitulado Agir em Convergência – Natureza na Cidade e no Campo.

Inscreva-se já se possível. A inscrição é gratuita mas recomendada (se possível até 15 de outubro), de modo a facilitar os trabalhos de organização. Se, no entanto, só puder decidir-se à última hora, não deixe de comparecer.

Aqui:

https://www.campoaberto.pt/contacte-nos/inscricoes-em-tertulias/

O encontro decorrerá no Salão da Junta de Freguesia de Santo Ildefonso, a quem a Campo Aberto agradece, em especial na pessoa do seu Presidente, Senhor Wilson Faria. A Junta situa-se na Rua Gonçalo Cristóvão, n.º 187-2.º andar, no Porto (ao lado do edifício do Jornal de Notícias).

A Campo Aberto apenas disponibiliza um enquadramento, e as ideias e iniciativas que surgirem tanto podem ser executadas por ela como por outras entidades, ou parcerias, ou até por grupos informais, conforme decisão livre dos interessados. O encontro situa-se numa cultura de cooperação e convergência, no espírito da ação da Rede Convergir, que esteve atuante sobretudo de 2002 a 2011, e na sequência da tertúlia realizado pela Campo Aberto na sua sede em 16 de junho de 2012 intitulada «O que se está a passar? Perspetivas e alternativas».

O encontro procurará dar seguimento a algumas pistas de intervenção então surgidas e exprimir outras possibilidades. Qualquer pessoa, mesmo não tendo participado em 16 de junho, pode agora participar, sem qualquer condionamento prévio.

Ao inscrever-se, indique no campo «Observações» (mencionar no formulário de inscrição as quatro letras por ordem de preferência, por exemplo: B, C, A, D, etc) quais as suas opções para o grupo de debate que funcionará das 17:15 às 18:15. As preferências serão tidas em conta mas de modo a alcançar uma distribuição equilibrada dos quatro grupos em número de participantes.

 

Programa e Horário:

14:30  Receção dos participantes

15:00  Apresentação em powerpoint sobre os 12 primeiros anos de existência da associação Campo Aberto (2000-2012) e troca de ideias sobre ações realizadas, e a realizar de interesse geral (e não apenas da associação)

15:30 Três projetos de intervenção em convergência:

1. Escarpa margem norte do rio Douro – proposta de Judite Maia-Moura e AMO Portugal

2. Como tornar mais verde o Parque da Cidade do Porto (Ocidental) – proposta de André Fernandes

3. Arborizar Matosinhos-Sul e expandir zona verde no Real – proposta de António Verdelho

17:00 Pausa

17:15 Trabalho em quatro grupos

A – A(s) Cidade(s) na nossa região: ambiente urbano, urbanismo, mobilidade, trânsito, transportes, bicicletas, direitos dos peões, cidade das crianças, biodiversidade urbana, energia e clima, alternativas energéticas, sustentabilidade de consumos, resíduos, poluição

Objetivo: identificar três problemas urbanísticos prioritários

B- Cultivar na cidade e no campo: hortas urbanas, sociais, comunitárias, quintas pedagógicas, agricultura local sustentável, permacultura, defesa e revitalização do espaço rural (Vale do Coronado, etc)

Objetivo: identificar algumas iniciativas e metodologias a apoiar e incentivar

C – Árvore na cidade e fora dela: biodiversidade urbana, parques, jardins, ruas, abate de árvores, árvores e bosques autóctones, campanha 100 000 árvores

Objetivo: identificar três iniciativas a incentivar prioritariamente

D – Conservação da Natureza: rios (Tua, Tâmega, Lordelo, e outros ameaçados), mar e litoral, praias, reservas de âmbito local, alternativas e economia sustentáveis

Objetivo: identificar três temas mais relevantes no próximo futuro

18:15 Plenário:

a) Resumo de cada grupo (5 minutos cada)

b) Debate (25 minutos)

19:00 Pistas de síntese

19:15 Encerramento

 

 

7 Comments (Open | Close)

7 Comments To "Inscreva-se: 20 outubro – Encontro Campo Aberto – Natureza na Cidade e no Campo – Agir em Convergência"

#1 Comment By Margarida Fernandes On 24/09/2012 @ 15:36

Inscrição: 20 de Outubro, encontro Natureza ba Cidade e no Campo – agir em convergência:
C;A;B;D.

#2 Comment By Adérito Pinho Dias On 09/10/2012 @ 13:03

Gostaria de estar presente nos temas em debate. A reticência prende-se com uma deslocação a Faro que a poderá impedir por questões de agenda.

#3 Comment By Isabel Oliveira On 11/10/2012 @ 9:42

Como renovar/reabilitar/transformar as ilhas do Porto?

#4 Comment By Josá Luís Araújo On 11/10/2012 @ 12:16

Trabalho de grupo: B C D A

#5 Comment By Rute Arouca Teixeira On 15/10/2012 @ 11:46

B,A,C,D

#6 Pingback By Última Hora: Melhores cidades, campos e serras na nossa região / 20 outubro » TRIPLO II On 16/10/2012 @ 23:17

[…] [1]… […]

#7 Comment By jonita Ralha On 19/10/2012 @ 12:11

Inscrição no Encontro Natureza na Cidade e no Campo B,A,C.D