- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Cinco Anos de PDM – PDM e desenvolvimento: a dimensão nacional e internacional do Porto

 

Realiza-se no dia 20 de Julho às 21.30 no Clube Literário do Porto a última sessão do Ciclo Cinco Anos de PDM [1] numa sessão que contará com a participação de José Carlos Marques do Santos, Reitor da Universidade do Porto, e José Rio Fernandes, Geógrafo, Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

A Região Norte se, por um lado se confronta com a necessidade de perseguir o nível de competitividade europeu, por outro, em processo de reestruturação económica e urbana, integra um país periférico e do Sul da Europa, em plena crise económica.

O Esquema de Desenvolvimento do Espaço Comunitário, menciona três “esferas de actividade” compõem o planeamento territorial: o policentrismo urbano-rural de parceria, a paridade no acesso às infra-estruturas de conhecimento e o desenvolvimento sustentável e protecção do património natural e cultural. A agenda Europa 2020 fala de economia inteligente, sustentável e inclusiva.

Neste contexto, qual o papel do Porto? Em e para Portugal, Europa e Mundo?
Qual a importância do planeamento?
Quais os desafios estratégicos nos domínios ambiente / sociedade / economia
O desafio está lançado.

José Carlos Marques dos Santos, Reitor da Universidade do Porto,
José Rio Fernandes, Geógrafo, Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto,
tentarão dar respostas ou pistas de reflexão para a procura de respostas.
Participe. Venha debater com eles.

Inscrições
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, deverão ser encaminhadas para contacto@campoaberto.pt até 18 de julho sendo que esta sessão só se realizará se tiver no mínimo 20 pessoas.

Local
Clube Literário do Porto, Rua Nova da Alfândega, 22 | 4050-430 PORTO
Apoios:

Jornalismo Porto Net Clube Literário do Porto [2]
[2]

Nota: este ciclo de debates foi organizado no âmbito das comemorações do 10.º aniversário da fundação da Campo Aberto – associação de defesa do ambiente.