- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Visita aos Jardins da UTAD, Flora do Corgo, Parque Florestal e Galafura sobre o Douro

Novamente à descoberta dos mais belos jardins e da flora portuguesa, com a Campo Aberto!

Quando?

Sábado, 2 de Abril. Às 8:00, partida da Praça Velasquez (ou Praça Francisco Sá Carneiro), junto ao café Velasquez.

O quê?

Os Jardins da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, a flora do rio Corgo junto à Universidade e à cidade, o Parque Florestal de Vila Real e a flora de Galafura, espécie de promontório ou miradouro debruçado do alto escarpado sobre o Rio Douro.

Com quem?

Orientados pelo Professor António Maria Luís Crespi, responsável pelos Jardins da UTAD.

O Professor Crespì comunicou-nos o seu imenso orgulho de ser um funcionário do Estado que lecciona e investiga na UTAD, e que tem por paixão profissional a biogeografia (mais especificamente os corredores florísticos holo-pleistocénicos).

Como?

Primeiro, tomando conhecimento de todas as informações relevantes em https://www.campoaberto.pt/contacte-nos/instrucoes-inscricoes/ [1].

Depois, a partir destas informações e instruções, acedendo ao formulário de inscrição, cuja ligação lhe é dada logo no início das instruções. As inscrições decorrem até 28 de Março, terça-feira.

Quanto custa?

Sócios da Campo Aberto: €16,00. Não sócios: €20,00.

Não deixe de ver também as informações seguintes:

1 – O passeio realiza-se num pequeno autocarro fretado pela Campo Aberto. Para ser viável, terá que ter no mínimo 15 inscrições com pagamento efectuado até ao dia 28 de março. O limite máximo é de 23 pessoas.

2 – Se esse mínimo não for atingido, o passeio mantém-se com aqueles que, na rubrica OBSERVAÇÕES do formulário de inscrição, tenham indicado pretender manter-se no passeio sob forma de boleias partilhadas. Indique aí se como condutor e com carro próprio e com quantos lugares livres, se como passageiro. O custo do combustível será nesse caso partilhado pelos ocupantes do carro sem interferência da organização, e o custo do passeio reduzido a 8 euros, sendo o remanescente reembolsado pela organização nos dias úteis imediatos (em princípio, 10 dias no máximo).

Para qualquer dúvida: José Marques (229759591 ou 9128527653, ou jcdcm@sapo.pt)

Sobre os jardins da UTAD, em cuja criação teve papel de relevo o Professor Luís Fernando Torres de Castro (autor do livro Os Jardins da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, editado em 2005), veja:

https://aguiar.hvr.utad.pt/pt/herbario/herbario.asp