- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Notícias da Blogosfera I

Maioria dos parques em Portugal não é sustentável
“Ainda há um longo caminho a percorrer em termos da gestão sustentável dos parques e jardins em Portugal. Isabel Silva, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e, Francisco Manso, da Engirega, são unânimes ao traçar o cenário em que «a maioria dos parques em Portugal não são sustentáveis e são pouco promotores de biodiversidade».”

Sistema Nacional de Informação de Ambiente
“Foi esta quinta-feira que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) apresentou o Sistema Nacional de Informação de Ambiente [1] (SNIAmb), projecto que coloca online informação e dados relativos a matérias de carácter ambiental.”
Ver por exemplo indicadores e geovisualizador.

Desenhada Ponte Que Permite Captar Energia Solar E Eólica
“As pontes normalmente estão expostas a radiação solar intensa e ventos fortes, pelo que o conceito desta ponte (‘Solar Wind’) parece fazer muito sentido.
Seria aproveitada tanto a energia solar como a eólica. O pavimento da estrada teria integrado na sua constituição uma rede de células solares. Por sua vez, entre os pilares da ponte estariam colocadas turbinas eólicas.”

Foi batido o recorde mundial de plantação de árvores. [2]
“Em Camrines Sur, Indonésia, 7.000 pessoas plantaram 64.096 árvores em 15 minutos. AFP/Independent”

Os agricultores portugueses não precisam de ouvir sermões
“Os agricultores portugueses não precisam de ouvir sermões nem precisam de palmadinhas nas costas. Precisam que possam apresentar os seus projectos e que lhes paguem a tempo e horas os financiamentos aprovados para fazrem face atempadamente aos compromissos financeiros que assumiram”

O Campus do Terror
“No seguimento da denúncia da rolagem de várias árvores no Campus da Universidade do Minho, na cidade de Braga,enviei, em nome da Árvores de Portugal, uma carta aberta ao reitor desta instituição, a qual reproduzo de seguida.”

Palácio da Brejoeira – Um Palácio e um Bosque
De referir que a Campo Aberto vai organizar uma visita ao Palácio da Brejoeira no inicio de Outubro