- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Arroz transgénico LL62 da Bayer

Pela primeira vez uma empresa (a alemã Bayer) pretende comercializar arroz transgénico na União Europeia. Até aqui as plantas transgénicas estavam praticamente limitadas às rações animais. Mas agora a engenharia genética vai chegar directamente ao nosso prato. Faça o que mais de centenas pessoas até agora já fizeram e escreva uma carta ao ministro.

1. Informe-se
2. Passe à acção!
3. Divulgue!

1º passo: Informe-se!

SABIA QUE…

2º passo: Passe à acção!

ESCREVA ao Ministro da Agricultura e diga-lhe para votar contra qualquer autorização do arroz transgénico LL62. Os contactos são estes:

Morada: Ministério da Agricultura, Praça do Comércio, 1149-010 LISBOA
Email: gabministro@madrp.gov.pt
Fax: 213 234 604

Pode usar o texto abaixo, ou modificá-lo como entender. Por favor envie-nos cópia do email, carta ou fax para info@stopogm.net

EXEMPLO DE CARTA

Exmo Sr Ministro da Agricultura,

Venho por este meio expressar a minha total oposição à aprovação do arroz transgénico LL62 da Bayer e solicitar que vote contra esse arroz em todas as circunstâncias ao seu alcance. Se fosse aprovado, o arroz LL62 seria o primeiro transgénico em circulação na União Europeia dirigido directamente ao consumo humano. Tornar-se-ia parte da alimentação de todos: pessoas saudáveis e doentes, crianças e adultos, grávidas e idosos. Mesmo que no supermercado – se a rotulagem estivesse a ser cumprida! – fosse possível evitar comprar esse arroz, já não haveria nenhuma escolha em cantinas ou restaurantes. E, com o tempo, a contaminação tornaria cada vez mais difícil produzir e manter arroz normal, livre da presença transgénica. O arroz não transgénico tornar-se-ia uma raridade cara, só para as elites que apreciam o gourmet e o pudessem pagar.

Portugal é o terceiro maior produtor de arroz da União Europeia, e os portugueses comem, por ano, mais arroz do que qualquer outro europeu. Se o arroz transgénico da Bayer for aprovado para o mercado europeu, seremos dos mais afectados. É pois a nossa saúde, economia e cultura que estão em causa.

Senhor Ministro: não há ninguém em Portugal a pedir arroz transgénico – nem a indústria, nem os consumidores, nem os agricultores. Qualquer voto português a favor, ou mesmo uma abstenção, representaria uma vénia a interesses que não são os nossos. Para protecção dos consumidores e do arroz cultivado em Portugal apelo a que o governo assuma as suas responsabilidades e afirme publicamente que fará tudo ao seu alcance para evitar este atentado à nossa alimentação e gastronomia.

Com os melhores cumprimentos,

NOME:_________________________________________________________________

BI:_____________________
[ASSINAR COM NOME COMPLETO E INDICAR O NÚMERO DO BILHETE DE IDENTIDADE]

3º passo: Divulgue!

Envie aos seus amigos, familiares ou conhecidos a indicação para vir a esta página (https://www.stopogm.net/?q=node/709 [1]) ou mande-lhes a informação de modo a que também possam escrever ao nosso ministro. Também é importante que fiquem a saber que todos os pedidos/protestos ao ministro devem ser enviados com cópia para a Plataforma Transgénicos Fora (info@stopogm.net) para que possamos fazer uma contagem aproximada.

NOTA: À medida que mais dados forem ficando disponíveis iremos disponibilizá-los nesta página. (Actualizado a Maio de 2010)

Uma campanha de:

www.stopogm.net [2]

2 Comments (Open | Close)

2 Comments To "Arroz transgénico LL62 da Bayer"

#1 Comment By Hugo de Sousa Ferreira On 15/07/2010 @ 17:13

Pode ser por simples imbecilidade ou ignorância minha, mas apesar de tentar preservar o ambiente em tudo ao meu alcance, ainda não entendi qual é o grande drama e aversão face aos alimentos transgénicos… Até porque, segundo o que tenho lido, só me tenho dado conta de uma coisa: com alimentos mais resistentes, e mais nutritivos (se não se vender os primeiros transgénicos, não haverá vontade de os melhorar…) poderíamos acabar com a maioria dos problemas relacionados com a fome…

Se alguém, mais informado que eu, quiser elucidar-me melhor sobre o assunto, sou todo ouvidos, mas até agora, da enorme quantidade de info que li, só me dei conta de “Sou contra, porque sim”…

Comprimentos saudáveis,
Hugo de Sousa Ferreira

#2 Comment By vitorsilva On 16/07/2010 @ 14:24

Caro Hugo,

Poderá encontrar farta documentação que fundamenta com clareza e profundidade as razões de recusar alimentos transgénicos, incluindo o recente caso do arroz.

Sugerimos que explore essa vasta documentação, boa parte dela em filmes e outra em texto e referências cibernéticas, que encontra no e-síito da Plataforma Transgénicos Fora: [2]

Veja também o livro intitulado Alimentos Transgénicos: Um Guia para Consumidores Cautelosos, de autoria de Margarida Silva (Editora da Universidade Católica Portuguesa), um livro de bolso, curto, sintético, mas muito bem organizado, que se debruça em especial sobre a falácia dos transgénicos como resposta à fome.

Diz o Hugo S. Ferreira: «da enorme quantidade de info que li, só me dei conta de “Sou contra, porque sim”. Bem, com todo o respeito, ou o Hugo não se apercebeu da documentação que citamos, ou, se se apercebeu, agradecemos que explique porque considera que essa documentação se limita a ser “contra, porque sim.”

Note-se que a Campo Aberto integra a Plataforma Transgénicos Fora