- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Campo Aberto integra o júri das Olimpíadas do Ambiente

(Evento externo à Campo Aberto. A associação integra o júri da prova.)

Fonte: organização das Olimpíadas do Ambiente

A preocupação dos professores em investir cada vez mais na sensibilização e formação ambiental dos mais jovens reflectiu-se na massiva participação dos alunos na 1ª eliminatória da 15ª edição das Olimpíadas do Ambiente.

A primeira prova da modalidade Ambiente à Prova decorreu no passado dia 14 de Janeiro de 2010 em 567 escolas de todo o país. A participação dos jovens excedeu todas as expectativas. Cerca de 31235 alunos, do 7º ao 9º ano de escolaridade, de 499 escolas realizaram a prova da Categoria Júnior. Enquanto 9700 alunos, do 10º ao 12º ano, de 246 escolas participaram na Categoria Sénior. Ambicionando marcar presença na Final Nacional, passaram à fase seguinte 1797 alunos do 3º ciclo e 1029 do ensino secundário.

A 2ª eliminatória da modalidade Ambiente à Prova realizar-se-á a 4 de Março, às 14h30 (13h30 nos Açores), em todas as escolas com alunos seleccionados. Nas provas desta fase, para além de questões centradas no tema geral da presente edição “Objectivos de Desenvolvimento do Milénio”, serão colocados problemas e perguntas sobre os sete temas-chave ambientais: conservação da Natureza, recursos naturais, poluição, estilos de vida, ameaças globais, política ambiental e realidade portuguesa.

As modalidades Ambiente e Arte e Ambiente e Cidadania estão a decorrer paralelamente às provas referidas. Até ao dia 11 de Março de 2010 serão submetidos a concurso 123 cartazes para avaliação de um júri, constituído por elementos da Câmara Municipal da Horta, Fundação Serralves e Mais Momentos. Os 25 projectos submetidos pelos professores participantes na modalidade Ambiente e Cidadania serão avaliados por um júri composto pelas seguintes entidades: Agência Portuguesa do Ambiente, Ordem dos Biólogos e Associação Campo Aberto.

A Final Nacional decorrerá em Maio, na cidade da Horta, na ilha do Faial, contando com a notável parceria e apoio da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar do Governo Regional dos Açores.

As Olimpíadas do Ambiente constituem um dos mais importantes e ambiciosos projectos de educação ambiental a nível nacional. Fazem parte da Comissão Organizadora das XV Olimpíadas do Ambiente, elementos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e do Zoomarine.

O projecto conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, assim como o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e das Águas do Algarve.

XV Olimpíadas do Ambiente 2009-2010

Comissão Organizadora
Escola Superior de Biotecnologia | Universidade Católica Portuguesa
Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza
Zoomarine – Mundo Aquático, S.A.

Secretariado
Morada: Quercus | Praceta das Camélias, 58 | Mafamude 4430-037 | Vila Nova de Gaia
Telefone: + 351 223 749 249 ou 916 897 553 (horário de atendimento: 9h00 – 13h00)
E-mail: olimpiadas@quercusancn.pt [1]
URL: www.esb.ucp.pt/olimpiadas [2]

Parceiro da Final Nacional
Governo dos Açores | Secretaria Regional do Ambiente e do Mar