- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

História, ecologia e justiça ambiental: tertúlia com Prof. J.A. Pádua (Univ. Fed. Rio de Janeiro)

Convidam-se os interessados a participar numa tertúlia com o Professor José Augusto Pádua, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, aproveitando a sua rápida e inesperada passagem no Porto nos últimos dias de Fevereiro. A tertúlia decorre na sexta 26 de Fevereiro, às 21:15 horas, na sede da associação Campo Aberto (Rua de Santa Catarina, 730-2.º andar, perto do cruzamento com Gonçalo Cristóvão).

O Professor José Augusto Pádua participou nos primeiros grupos ecológicos brasileiros pelo menos a partir de 1980 e seria mais tarde co-fundador de Greenpeace Brasil, enquanto prosseguia a sua carreira académica. Tornou-se especialista em história ambiental, nas relações entre história e ecologia, mas a sua paleta temática em publicações variadas é impressionante: agricultura esgotadora, saúde e ambiente, política verde, civilização do risco, sustentabilidade, etc etc Pode ficar com uma ideia mais precisa através de https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4786445E1 [1].

 

José Augusto Valladares Padua possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ (1985), doutorado em Ciência Política pelo IUPERJ (1997) e pós-doutorado em História pela University of Oxford (2007). Atualmente é professor do Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o Laboratório de História e Ecologia e é membro do Comitê Editorial de Topoi – Revista de História. É membro do Conselho Científico da Sociedad Latinoamericana y Caribeña de História Ambiental e do Conselho Editorial dos periódicos Environment and History (Cambridge), Ecologia Política (Barcelona), História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Rio de Janeiro) e Ambiente e Sociedade (Campinas). Como especialista em história ambiental e política ambiental, deu cursos, proferiu conferências e participou de trabalhos de campo em mais de 35 países. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: história do Brasil, história de florestas e agroecossistemas, história da ciência, políticas de desenvolvimento sustentável, história das políticas ambientais e história das idéias sobre a natureza. (Texto informado pelo autor)