- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Consulta Pública – Conservação da natureza e valorização energética

A ARH do Norte colocou em consulta pública a “Estrategia para a Conservação da Natureza e Restauro da Biodiversidade em articulacao com a Valorizacao Energetica da rede hidrográfica da ARH do Norte”.
Pretende-se articular a conservação dos rios com a pressão resultante do potencial energético da rede hidrográfica do Norte.

Neste momento existirão cerca de sete centenas de pedidos para produção hidroelectrica, entre grandes barragens e mini-hidricas. Na estratégia estão previstos três programas: conservação e reserva natural fluvial, restauro do estado natural de rios e valorização energética de rios.

O documento está disponível em https://www.arhnorte.pt/?1&it=pagina&mop=0&tp=7&co=467 e será discutido na próxima reunião do Conselho de Região Hidrográfica (dia 10 de Dezembro).

Os representantes das ONGA no CRH solicitam o envio de contributos por parte das associações de forma a enriquecer o debate, podendo os mesmo ser enviados para pamacedo@gmail.com (Pedro Macedo/FAPAS) ou pteiga@gmail.com (Pedro Teiga/LPN), preferencialmente até ao dia 5 de Dezembro.