- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Visita de Estudo ao Campo Geotérmico de S. Pedro do Sul

Ciclo Energias Renováveis – Aproveitamento de Energia Geotérmica

Visita de Estudo ao Campo Geotérmico de S. Pedro do Sul
12-Setembro-2009, sábado (inscrições até 10 de Setembro)

Visita guiada pelo Prof. Luís Ferreira Gomes (Director Técnico das Termas de S. Pedro do Sul) e Sr. Fernando Ferreira (proprietário da Quinta do Vau).

A Campo Aberto inicia o “Ciclo Energias Renováveis”, com a visita ao Campo Geotérmico de S. Pedro do Sul onde a geotermia que caracteriza a área permite considerar dois Pólos produtivos: o Pólo das Termas e o Pólo do Vau.

Relativamente ao Pólo das Termas, localizado no local designado por Termas de S. Pedro do Sul, freguesia da Várzea, próximo da margem esquerda do Rio Vouga, tem sido usado em aproveitamentos medicinais, desde tempos históricos, sendo as Termas também conhecidas pela designação de Caldas da Rainha D. Amélia. As Termas têm, no entanto, vindo a sofrer uma alteração, de modo a que o recurso seja também aproveitado geotermicamente em aquecimento de água normal da rede para: i) climatização ambiental de infra-estruturas urbanas (hotéis, pensões, etc.) e ii) uso sanitário.

O Pólo do Vau localiza-se a SW do Pólo das Termas, na margem direita do Rio Vouga, e o recurso, tem sido apenas aproveitado para a climatização de estufas, como as existentes na Quinta do Vau, que se destinam à produção de frutos tropicais (essencialmente ananás e banana), sendo o aproveitamento considerado caso único em Portugal Continental.

Texto adaptado,
“A Utilização em Multi-Usos da Água Minero-Termal do Campo Geotérmico de S. Pedro do Sul”; Luís M. FERREIRA GOMES; Fernando ALBUQUERQUE

Programa (12 de Setembro)

Informações gerais
A visita está limitada a 50 vagas.
A deslocação será feita em camioneta contratada pela organização.
O almoço e lanche serão em regime de piquenique, a cargo dos participantes.

Custo
O custo total da visita é de € 20 para sócios da Campo Aberto e de associações representadas na plataforma Convergir (ver https://www.convergir.org [1]). Caso ainda não seja sócio da Campo Aberto pode fazê-lo simultaneamente com a inscrição para a visita (https://www.campoaberto.pt/junta-te-a-nos).
O custo total para não sócios é de € 25.
Nota: o preço inclui o seguro de acidentes pessoais, o transporte de camioneta e a entrada na Quinta do Vau.

Inscrições (até 10 de Setembro!):

As inscrições são feitas através de preenchimento de formulário no site: https://www.campoaberto.pt/contacte-nos/inscricoes-1/

A Campo Aberto confirmará no prazo de 2 dias a disponibilidade das vagas, devendo o pagamento ser feito também nos dois dias seguintes (a Campo Aberto fornece depois instruções para o efeito).

1 Comment (Open | Close)

1 Comment To "Visita de Estudo ao Campo Geotérmico de S. Pedro do Sul"

#1 Comment By Fátima Correia On 06/05/2010 @ 22:59

Olá!

Sou professora do 1. Ciclo do Ensino Básico e gostava de fazer uma visita de estudo com os meus alunos ao campo geotérmico de São Pedro do Sul. Podem-me informar se costumam fazer visitas guiadas a crianças? O que costumam abordar na visita?
Obrigada!!