- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Descida em jangada do Rio Douro (27 e 28 de Junho)

Organização: Organização para a promoção dos Ecoclubes

A ORGANIZAÇÃO PARA A PROMOÇÃO DOS ECOCLUBES (OPE) realizará nos próximos dias 27 e 28 de Junho, a sua II Manifestação Ambiental, que ocorrerá no Rio Douro, sob a forma de uma descida de jangadas. Ver I Manif.: https://www.youtube.com/watch?v=CSgCUpXFby0 [1]

Os Ecoclubes são espaços de participação juvenil, liderados pelos próprios jovens, que organizam acções que promovem a qualidade de vida das comunidades. Surgiram na Argentina e actualmente são cerca de 489 Ecoclubes, em 30 países, envolvendo mais de 14.000 jovens. Em Portugal surgiram em 2005 e actualmente existem 10 Ecoclubes activos, predominantemente no Norte do país.

A manifestação ambiental será feita sob a forma de uma descida do rio Douro em jangadas desde o areinho de Zebreiros até à ribeira de Gaia. A pernoita será feita em regime de acampamento no Areinho de Avintes.

Com esta actividade pretende-se sensibilizar a população para as questões ambientais, promover o associativismo juvenil, promover os Ecoclubes a nível nacional e criar bases de cooperação entre diferentes associações. Para tal, foram convidados grupos e associações das mais diversas zonas do país a participarem nesta iniciativa, através da construção de jangadas com a inscrição nas respectivas velas de frases que alertem para a problemática ambiental. No último dia serão distribuídos folhetos à população, junto à Ribeira de Gaia.

Esta actividade é responsabilidade da OPE e conta com o patrocínio da Lipor.

Programa :

27 Junho

9:30 – saída Areinho de Zebreiros

14h.- Chegada Areinho de Avintes

15h.- Animação

19:30 – Jantar convívio

21h – Animação Nocturna

28 Junho

9:30 Ginástica Matinal

10h – Saída a de Avintes.

15h – Chegadas Cais de Gaia

(rampa Sport Clube)

Com os melhores cumprimentos

Juliano Ferreira

Ecoconselheiro

Departamento de Valorização Orgânica

Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Residuos do Grande Porto

Tef: 229770100  Telm: 939770216    Fax: 229770137

E-mail: juliano.ferreira@lipor.pt [2]

www.lipor.pt [3]