Boletim PNED de 12 de Janeiro de 2008

by | Jan 12, 2008 | Boletim | 0 comments

Veja o site da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/

Comente, participe. Divulgue!

==========================
Caro Leitor do Boletim Diário PNED:

Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o que é e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!

Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também recebem).

Peça informações:
contacto@campoaberto.pt

==========================

BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

Sábado, 12 de Janeiro de 2008

==========================

Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

==========================
1. “Não pode mexer-se de qualquer maneira”
Manuel Vitorino

O Bolhão está classificado pelo IPPAR como imóvel de interesse público. Significa que qualquer alteração terá de ser apreciada e obter a respectiva aprovação. É isso?

Sim, é isso e muito mais. Uma vez que o edifício está classificado e faz parte do nosso património, qualquer obra de restauro ou reabilitação terá de obter um parecer vinculativo por parte do IPPAR.

Mas o IPPAR, tal como conhecemos até agora, deixou de existir. As suas competências foram transferidas para o Ministério da Cultura (MC). Agora será o MC a dar consentimento às obras de reabilitação?

Exactamente. Qualquer projecto de reabilitação do mercado terá de ser objecto de análise e aprovação. Todos os estudos terão ser aprofundados. Não pode mexer-se no Bolhão de qualquer maneira. O Bolhão faz parte da cidade, é um edifício marcante da arquitectura portuense e, como tal, será objecto de cuidados especiais.

Foi o que aconteceu com o primeiro projecto de autoria do arquitecto Joaquim Massena. A tramitação será idêntica?

Sim. O projecto foi aprovado em Dezembro de 1998 e como teve o parecer favorável, foi porque cumpria todos os requesitos da lei. Entretanto, a Câmara do Porto abriu um novo concurso de concepção e construção para o mercado do Bolhão e este projecto ainda não veio à Divisão dos Serviços dos Bens Culturais para respectiva apreciação. Mas, obviamente que terá de cumprir a legislação vigente, ou seja a lei de bases da política e do regime de protecção e valorização do património cultural.

O futuro Bolhão só poderá ter como função matricial ser um mercado?

Além do projecto feito pelo arquitecto Joaquim Massena não conheço qualquer outro projecto. Sei uma coisa o edifício está classificado e sempre teve por função a venda e comercialização de produtos.

Antevê um mercado sem esta função tradicional?

As cidades são feitas de sobreposições, de edifícios sobre edifícios e de mudanças. Não queremos cidades mumificadas, paradas no tempo. As cidades são feitas para as pessoas.

Mas não desvirtuando e transformando os edifícios de forma radical…

Claro, terá de existir grande sensiblidade e, sobretudo, respeito pelo património construído.

Podemos concluir, então, que o uso do mercado do Bolhão não pode ser alterado. É isso?

Exactamente. Uma classificação prevê, necessariamente, o uso e seus fins. O mercado do Bolhão do século XXI terá de ser um edifício qualificador da cidade.

Os leitores do JN poderão dar, por escrito, o seu contributo neste debate sobre o futuro do mercado do Bolhão. Cada texto, a enviar para o endereço electrónico grandeporto@jn.pt, não deverá ultrapassar os 600 caracteres.

https://jn.sapo.pt/2008/01/12/porto/nao_pode_mexerse_qualquer_maneira.html

==========================
2. Novo pavilhão do F.C. Porto a nascer

As movimentações das máquinas já não passam despercebidas. Ao lado da estação de metro do Dragão, junto ao estádio homónimo que serve de residência ao FC Porto e paredes-meias com a VCI, os trabalhos de construção do novo pavilhão do clube despertam a curiosidade das pessoas que por ali passam. A zona pedonal que circunda o Estádio do Dragão (situada numa cota superior à do terreno onde decorrem as obras), designadamente a parte entre a estação de metro e o centro comercial Dolce Vita, transforma-se em bancada privilegiada para assistir ao decurso da empreitada.

https://jn.sapo.pt/2008/01/12/porto/novo_pavilhao_fc_porto_a_nascer.html

==========================
3. 210 toneladas de lixo por mês no Ecofone

O Ecofone, actualmente com 3500 clientes, recolhe mensalmente cerca de 210 toneladas de lixo para reciclar na cidade do Porto, revelou, ontem, Paulo Rodrigues, da Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto.O Ecofone, criado em 2000, é um serviço de recolha de resíduos recicláveis que a Lipor disponibiliza à população residente no Porto.

O pedido é feito pelo telefone e a recolha é efectuada, quer em casa de particulares, quer em empresas, com os resíduos a serem recolhidos desde que se acumulem dez quilos. “É um serviço de referência que tem vindo a crescer”, afirmou Paulo Rodrigues, do Departamento de Novos Projectos da Lipor.

Em 2007, adiantou o responsável, o Ecofone recolheu uma média mensal de 110 toneladas de papel e cartão, 80 toneladas de vidro e 20 toneladas de embalagens de plástico e metal, que a Lipor considerou como “valores muito bons”.

O serviço, que conta com sete equipas, está disponível de segunda-feira a sábado, sendo que nos dias de semana decorre entre as sete e as 22 horas, e aos sábados até às 16 horas. Segundo Paulo Rodrigues, a quantidade de resíduos recolhidos pela Lipor é cada vez maior, mas também é cada vez maior a produção de resíduos recicláveis.

“O principal objectivo é reduzir a produção destes resíduos”, disse o responsável, sustentando que a Lipor pretende apostar na “prevenção da produção” deste lixo, tomando medidas que contrariem esta tendência.

https://jn.sapo.pt/2008/01/12/porto/210_toneladas_lixo_mes_ecofone.html

Ecofone ultrapassa 200 toneladas
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=09e012977a8717d1b6d12eaaeed69d32

==========================
4. Área Metropolitana defende Polis para gerir a ria

O presidente da Junta Directiva da Grande Área Metropolitana de Aveiro (GAMA), Ribau Esteves, lançou, ontem, um “grito de alerta” contra a decisão do Governo de entregar a gestão da ria de Aveiro à Administração da Região Hidrográfica do Centro. “Não vai ter mais capacidade técnica do que tinha a Comissão de Coordenação da Região Centro, com a nuance de ser uma instituição nova ainda em fase de instalação”, sublinhou Ribau Esteves, reiterando que a solução para o ria de Aveiro deve passar pela utilização de uma entidade com a tipologia Polis, como anunciou em Novembro o ministro do Ambiente, Nunes Correia. “Queremos que seja constituída o mais imediatamente possível para começar a fazer o que a ria de Aveiro precisa”, frisou acerca da Polis Ria.

https://jn.sapo.pt/2008/01/12/norte/area_metropolitana_defendepolis_para.html

==========================
5. Ministro não apoia nova barragem

O ministro da Agricultura, Jaime Silva, afirmou, ontem, que o Governo não dará apoio para a construção da barragem Parada/Coelhoso, no concelho de Bragança, porque se trata de um empreendimento que “não é vantajoso em termos de custos/benefícios”.

A barragem está dimensionada para irrigar as culturas de 300 agricultores, um número considerado muito reduzido por Jaime Silva. “O custo da barragem, face à utilização, não é viável, custará cerca de quatro a cinco milhões de euros para regar pouco terreno”, explicou.

O ministro esclareceu que se a barragem tivesse uma dupla utilização, rega e abastecimento público, haveria possibilidades de obter financiamento da Agricultura e do Quadro de Referência Estratégica Nacional. “Assim poderia ir para a frente, agora só para a agricultura o custo não compensa”, reiterou Jaime Silva.

O ministro propôs aos agricultores da zona que cada um avance para a construção de charcas ou furos, “assim têm o problema resolvido, em vez de gastar cinco milhões de euros”, recomendou o governante. O Ministério da Agricultura prevê apoios para estes projectos individuais.

Jaime Silva explicou ainda que os projectos relacionados com a construção de barragens para a agricultura têm de estar bem fundamentados. ” Temos de ter projectos com agricultores a produzir”, frisou.

Uma vez que 50% do regadio nacional, ou seja o equivalente a cerca de 110 mil hectares, está abandonado. “Não podemos fazer barragens para depois não serem usadas”, avisou o ministro. A partir de agora, os projectos têm de ter associados a um plano de utilização. A gestão das barragens tem de ser feita pelas associações de regantes, e são os agricultores que têm de assumir a responsabilidade.

https://jn.sapo.pt/2008/01/12/norte/ministro_apoia_nova_barragem.html

==========================
6. Região só tem um hotel “chave verde”

A classificação de “Chave Verde” está para as unidades hoteleiras, assim como a Bandeira Azul está para as praias. O programa de boas práticas ambientais a que aquela certificação está subjacente foi, ontem, apresentado, em Valença, pela sua promotora em Portugal , a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), com vista a sensibilizar os empresários do sector hoteleiro a aderir a uma rede já existente.

Até 25 de Janeiro decorre o prazo de candidaturas para uma nova vaga de certificações de hotéis, pousadas, turismo em Espaço Rural. A entrega de novos diplomas está prevista para Junho. Em 2007, foram distinguidas 12 unidades hoteleiras a nível nacional, uma delas, a Estalagem Melo Alvim, no distrito de Viana do Castelo.

“A Chave Verde constitui uma ferramenta de Educação Ambiental para a adopção de novas atitudes e comportamentos no empreendimentos hoteleiros. Trás novos conceitos em relação aos novos métodos de gerir aquelas unidades”, declarou ao JN, Fátima Vieira, a Coordenadora Nacional da ABAE.

Aquela responsável sublinhou, ainda que “é muito importante que todos os actores dos empreendimentos estejam envolvidos no programa que prevê a redução nos consumos energéticos e o proporcionar de novas experiências ao cliente que visita o hotel”.

https://jn.sapo.pt/2008/01/12/norte/regiao_tem_hotel_chave_verde.html

==========================
7. População contra água de barragem com esgotos

Alguns moradores da vila de Fontelo de S. Domingos, em Armamar, garantem que “vão recusar a ligação à rede pública de água, caso se confirme a ligação à captação da barragem de Lumiares, antes de serem desviados os esgotos que ali vão desaguar”, provenientes da localidade vizinha de Vila Nova, conforme disse, ao JN.

O próprio Alexandre Chaves garante que “a água é tratada”, mas admite que “o ideal será desviar o esgoto para o outro lado da barragem e garantir um pré-tratamento das águas residuais de uma fábrica de queijos, na mesma localidade”. Aquele responsável garante que “ambas as situações estão previstas e vão ser resolvidas em breve”.

https://jn.sapo.pt/2008/01/12/norte/populacao_contra_agua_barragem_esgot.html

==========================
8. População decide sobre eólicas em Baião
Entre a paisagem e o dinheiro

Poderá ser a população do concelho de Baião a decidir a eventual instalação de torres eólicas na Serra de Castelo de Matos. A autarquia está a considerar auscultar a população num referendo para averiguar a receptividade local para a instalação dos aerogeradores na região.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=d599e4a4f8e983d4e2edb961742d82a9

==========================

Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.

O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/

Se quiser consultar os boletins atrasados veja
https://campoaberto.pt/boletimPNED/

==========================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
ou fontes de informação).

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.

Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:

Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
Apartado 5052
4018-001 Porto
telefax 22 975 9592
contacto@campoaberto.pt
www.campoaberto.pt

Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho

======================================

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anadolu Yakası Türk Escort bodrum escort fethiye escort gaziantep escort gaziantep escort maltepe escort bostancı escort anadolu yakası escort izmir escort bayan bonus veren siteler escort ankara ankara escort tempobet deneme bonusu veren siteler deneme bonusu ataşehir escort Marsbahis marsbahis Mebbis belugabahis grandpashabet betist Casibom jojobet matbet holiganbet trendyol indirim kodu Casibom marsbahis vevobahis Bahçeşehir Escort casibom giriş slot siteleri https://en-iyi-10-slot-siteleri.com starzbet adamsah.net marsbahis cratosslot casibom tipobet betonred bahiscom mariobet bahiscom onwin marsbahis bahsegel matadorbet by casino ultrabet ultrabet betkom giriş matadorbet matadorbet grandbetting truvabet bahiscasino tarafbet bahiscom mariobet betist markajbet betine matadornet casibom belugabahis betebet 1xbet asyabahis casinovale discountcasino elexbet favoribahis bahiscom bahiscom belugabahis belugabahis betist betist celtabet celtabet klasbahis klasbahis mariobet mariobet restbet restbet tarafbet tarafbet tipobet tipobet casibom casibom casibom casibom starzbet sahnebet limanbet redwin matadorbet matadorbet betkom betkom casibom casibom casibom casibom 7slots bahigo bahis1000 bahisal baymavi baywin betexper betkanyon betkolik betkom betlike betmatik betnis betonred betorspin betpark betper betroad betsat bettilt betturkey betvole 24win cratosslot elitbahis favorisen funbahis gorabet hilbet ikimisli imajbet intobet jasminbet jetbahis kralbet ligobet lordbahis marsbahis meritking milanobet mobilbahis mostbet mrbahis neyine noktabet norabahis oleybet onbahis onwin orisbet parmabet perabet piabet pinup pokerbeta pusulabet redwin rexbet romabet sahabet savoybetting betkom matadorbet bahis siteleri blackjack siteleri CasinoBonanza casino bonanza deneme bonusu rulet siteleri sweet bonanza casino siteleri casino siteleri casino siteleri supertotobet tulipbet tumbet padisahbet vdcasino venusbet winxbet 7slots asyabahis bahis1000 bahisal bahsegel baywin betebet betexper betkolik betmatik betonred betorspin betroad bettilt betturkey betvole casibom cratosslot dumanbet elitbahis extrabet funbahis gorabet grandpashabet hilbet imajbet jasminbet kalebet kralbet limanbet maltcasino markajbet matbet milanobet mobilbahis mostbetgiris neyine norabahis onwin palacebet parmabet perabet pokerbeta redwin rexbet rokubet sahabet savoybetting tarafbet truvabet tumbet xslot artemisbit baymavi betebet betkolik betkom betper bettilt celtabet imajbet klasbahis ligobet limanbet mariobet matbet neyine sahabet mersin günlük kiralık ev betpas restbet klasbahis betebet belugabahis tarafbet betkom betist markajbet paribahis betine gobahis bettilt betnis betsat betorspin ligobet betkanyon baywin rokubet cratosslot gorabet elexbet funbahis artemisbet betpark betmatik oleybet betlike kralbet perabet limanbet savoybetting intobet discount casino bahsegel mostbet betroad jasminbet hilbet venüsbet asyabahis redwin betkolik dinamobet milanobet elitbahis orisbet pusulabet aresbet polobet dumanbet matbet palacebet mrbahis tulipbet norabahis milosbet betvole onbahis betexper betper bahigo pokerbeta lordbahis casinovale betonred bahis1000 baymavi akcebet noktabet neyine favorisen betgit betcup starzbet hiltonbet setrabet melbet betnano kazandra pokerklas maltcasino eskişehir halı yıkama