- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Opinião # 43: "… portanto a questão é essa…"

Orlando Gaspar, ligado às questões do Ambiente há quase duas décadas, o ex-vereador do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal do Porto, em entrevista ao JANEIRO. [1] [2]

«E já que estamos a falar de verde como vê a nova Praça Almeida Garrett e Avenida dos Aliados?
Os gostos são relativos. A verdade é que a obra é de dois grandes arquitectos portugueses. Siza Vieira é um nome conceituadíssimo mundialmente. Recentemente ouvi umas declarações, verdadeiramente inacreditáveis, acerca da obra, raiavam o inconcebível.
O arquitecto Siza Vieira é um grande nome português a nível mundial, e portanto a questão é essa.
A praça, quando foi apresentada, foi passível de exposições no sentido de comparar com as grandes praças europeias. Ao princípio também vi o granito um pouco escuro [3], acho que depois também alteraram um pouco a cor, mas vamos ver, com a nova plantação, quando o verde das árvores voltar…vamos ver como é que é. Ainda não está acabado. Não gosto de emitir opiniões apressadamente. Vamos ver como é que isto resulta.
Eu compreendo a questão da memória …, do verde que estava no centro, e tenho que interpretar bem a ideia dos cidadãos. Mas quando se faziam as concentrações na praça, aquilo ficava completamente destruído, mas isso seria o menos, agora há uma questão de dimensão.
Hoje vê-se a dimensão da praça…há prós e contras, vamos ver.»

no comments …

Mais frases [4] e outras opiniões [5]

2 Comments (Open | Close)

2 Comments To "Opinião # 43: "… portanto a questão é essa…""

#1 Comment By Anonymous On 19/11/2006 @ 9:18

Inconcebível foi o que fizeram!

#2 Comment By antonioduvidas On 21/12/2006 @ 18:48

Pronto, está tudo dito: a obra é de dois grandes arquitectos! E com esta tirada se defendem das críticas dos “parolos”!…