- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Boletim PNED de 26 de Maio de 2006

[Esta lista tem actualmente cerca de 380 participantes inscritos.]

Veja o site e o blogue da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/
https://campo-aberto.blogspot.com/

Veja também o blogue:
https://avenida-dos-aliados-porto.blogspot.com

Comente, participe. Divulgue!

==========================
Caro Leitor do Boletim Diário PNED:

Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o que é
e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!

Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também recebem).

Peça informações:
campo_aberto@oninet.pt

==========================

BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

Sexta-feira, 26 de Maio de 2006

==========================

Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

==========================
1. Sentença de morte

A sentença de morte foi assinada no dia 15 de Junho de 2004. A execução teve lugar no passado sábado, dia 20 do corrente mês de Maio. Como sempre acontece, à morte segue-se um vazio que ninguém sabe muito bem como preencher, sobretudo quando, antes, foi também o silêncio que envolveu, durante cerca de dois anos, o próprio condenado e as razões da sua condenação. Só se sabe que a execução foi fria, matemática, definitiva e insensível aos apelos de última hora. E, por isso, hoje, no lugar onde antes brilhava um magnífico exemplar da arquitectura portuguesa do século passado, está um montão de escombros que é o que normalmente produz a insensibilidade, a ignorância, a negligência e a incultura.

Identificação do condenado “Bloco Residencial Manuel Duarte”; morada: Rua de Santos Pousada, 1041/1049, Porto; paternidade artística: Arquitecto Januário Godinho; data de nascimento: 1945; referências: entre muitíssimas outras que se ocupam da cultura e da arquitectura portuguesa de todas as épocas, o recentemente editado “Guia da Arquitectura Moderna do Porto”, Edições ASA (Ficha n.º 27).

https://jn.sapo.pt/2006/05/26/porto/sentenca_morte.html

==========================
2. A última rota migratória da baleia “cosmopolita”

“Um acontecimento raro”. Foi com um misto de curiosidade e interesse científico que Mike Weber, director da Estação Litoral da Aguda, acompanhou o caso da baleia-anã que, anteontem à tarde, deu à costa sem vida na praia da Granja, em Gaia. O mamífero marinho, com 8,7 metros de comprimento e mais de sete toneladas de peso, foi ontem de manhã removido para o aterro de Sermonde. A costa portuguesa representou a última etapa da sua “rota migratória”.

https://jn.sapo.pt/2006/05/26/porto/a_ultima_rota_migratoria_baleia_cosm.html

==========================
3. Câmara vende dois lotes na Alameda das Antas

A Câmara Municipal do Porto prepara-se para alienar dois terrenos municipais nas Antas. Com a concretização do Plano de Pormenor das Antas e ultrapassada a polémica troca de parcelas com o F.C. Porto, a autarquia recebeu dois lotes com capacidade construtiva nas margens da Alameda da Antas, que serão colocados, agora, no mercado.

https://jn.sapo.pt/2006/05/26/porto/camara_vende_dois_lotes_alameda_anta.html

==========================
4.Espaço lúdico no Parque da Cidade

Arrancou, ontem, no Parque da Cidade, no Porto, mais uma iniciativa da Associação de Ludotecas do Porto (ALP). O certame – Ludi’cidade 2006 – que irá decorrer até domingo, dia em que se celebra o Dia Mundial do Jogo, coloca ao alcance de todos, miúdos e graúdos, um conjunto variado de jogos e brincadeiras lúdicas.

https://jn.sapo.pt/2006/05/26/porto/espaco_ludico_parque_cidade.html

==========================
5. População não aderiu à recolha de lixo orgânico

A recolha domiciliária de produtos orgânicos, um projecto pioneiro da Lipor, vai ser reformulado. Lançada, em meados do ano passado, na Maia, a iniciativa não teve os resultados esperados e, de Maio a Dezembro do ano passado, apenas foram recolhidas 116 toneladas de resíduos orgânicos, quando eram esperadas cerca de 600.

https://jn.sapo.pt/2006/05/26/porto/populacao_aderiua_recolha_lixo_organ.html

==========================
6. Novo estádio dos “tigres” custa o dobro

Abertas as propostas, uma comissão de análise do próprio clube irá proceder à sua avaliação técnica e financeira, algo que, segundo Rodrigo dos Santos, poderá demorar pelo menos dois meses. Recorde-se que o estádio contará com 7500 lugares cobertos e irá nascer junto da Nave Polivalente, em terrenos cedidos pela autarquia.

https://jn.sapo.pt/2006/05/26/porto/novo_estadiodos_tigres_custa_o_dobro.html

==========================
7. Edifício abandonado arde pela terceira vez

Uma grande nuvem de fumo negro anunciou, ontem, o pior. Uma fábrica abandonada, em Custóias, Matosinhos, começou a arder por voltadas 12 horas. O alerta foi dado pouco depois e ao local acorreram os bombeiros de Leça do Balio, S. Mamede e Leixões. Seis viaturas e 18 homens impediram que o fogo chegasse a um armazém de lubrificantes, dando o incêndio como extinto por volta das 14.30 horas. Segundo fonte dos bombeiros, as causas ainda não foram apuradas.

https://jn.sapo.pt/2006/05/26/porto/edificio_abandonado_arde_pela_tercei.html

==========================
8. Terá de ser a Câmara a pedir videovigilância

O pedido de implantação de videovigilância na Ribeira terá de ser formalizado pela Câmara do Porto, subscrito pelo Comando Metropolitano da PSP e enviado ao ministro da Administração Interna (António Costa). Um esclarecimento obtido pela Associação de Bares da Zona Histórica do Porto (ABZHP), que se reuniu, ontem, em Lisboa, com a Comissão Nacional de Protecção de Dados. Por outro lado, a instalação será obrigatoriamente temporária, uma vez que a legislação não prevê videovigilância definitiva na via pública. O período pode, no entanto, ser renovado.

https://jn.sapo.pt/2006/05/26/porto/tera_ser_a_camara_a_pedir_videovigil.html

Videovigilância nas mãos da câmara
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=78a414466c037534b61cd7eb991c50a4

==========================
9. Apenas 5% da água armazenada no rio Douro é aproveitada

A capacidade de armazenamento de água das barragens em Portugal é mal aproveitada e os investimentos nacionais nesta área foram mal feitos. Esta é a opinião de Machado e Moura, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

https://jn.sapo.pt/2006/05/26/sociedade_e_vida/apenas_5_agua_armazenada_rio_douro_e.html

==========================
10. Embalagens de pesticidas tratadas em Julho

As embalagens de pesticidas agrícolas vão começar a ser recolhidas e tratadas a partir de Julho, estando já licenciado o SIGERU (Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura), a nova entidade gestora do sistema destes resíduos perigosos.

https://jn.sapo.pt/2006/05/26/sociedade_e_vida/embalagens_pesticidas_tratadas_julho.html

==========================
11. Alas à imaginação numa dúzia de jardins

Conjugam, segundo a organização, a arte com a natureza, dando a conhecer uma dúzia de efémeras criações em privilegiado espaço situado junto ao rio Lima. Visitado por mais de 65 mil pessoas no ano passado, o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima reabre, hoje, para a primeira época de concurso do certame, que assinala, também, a sua internacionalização.

https://jn.sapo.pt/2006/05/26/minho/alas_a_imaginacao_numa_duzia_jardins.html

==========================
12. Câmara vai multar quem deixar o lixo espalhado

O Regulamento Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos de Vila Real, que será aprovado em breve na Assembleia Municipal, tem previstas multas para quem não depositar o lixo nos contentores ou o deixar espalhado na via pública.

Até 5 Junho
Maratona ambiental
Esta iniciativa está inserida na «Maratona do Ambiente», evento que está a decorrer desde 22 de Março e se vai prolongar até 5 de Junho, tendo tem como principais temas a preservação do ambiente e a poupança de água. A integra actividades que se destinam aos alunos dos 1º e 2º ciclos da cidade e também à população em geral.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=e4da3b7fbbce2345d7772b0674a318d5&subsec=&id=0219e6e6d797410c550984a4008cdaf0

==========================
13. Câmara financia obras no centro histórico

O município de Caminha acaba de ver aprovados dois importantes projectos, no domínio da «Recuperação e beneficiação de património dos centros históricos do Vale do Lima», uma rubrica do Programa Operacional da Região Norte.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=e4da3b7fbbce2345d7772b0674a318d5&subsec=&id=86854454db0249bd04b8bd335da0b123

==========================
14. Baleia avistada na Granja removida para aterro de Sermonde

A baleia que anteontem, cerca das 16 horas, foi avistada na praia da Granja, por detrás das piscinas municipais, foi removida ontem de manhã para o Aterro Sanitário de Sermonde.
Em declarações ao JANEIRO, o comandante Martins dos Santos da polícia marítima adiantou que o animal estava preso nas rochas, longe do areal e, por isso, num local de difícil acesso. Como tal, os responsáveis optaram por aguardar durante a noite que as correntes se encarregassem de arrastar a baleia para a praia, o que veio de facto a suceder.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=a87ff679a2f3e71d9181a67b7542122c&subsec=&id=d45a875c340c49172cd6bdddd24630d4

==========================

Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.

O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/

Se quiser consultar os boletins atrasados veja
https://campoaberto.pt/boletimPNED/

==========================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
ou fontes de informação).

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.

Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:

Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
Apartado 5052
4018-001 Porto
telefax 22 975 9592
contacto@campoaberto.pt
www.campoaberto.pt
campo-aberto.blogspot.com

Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho

======================================