- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Nos Jornais- "Aliados em obras no Verão"

O escândalo!!!! A vergonha! O descaramento!
Quando quase toda a gente vai para férias (eu vou tomar um avião daqui a duas horas!;-(- ignorando os apelos, os abaixo assinados!
O total desrespeito pela CIDADE.

«Aliados em obras no Verão -urbanismo
Renovação da avenida será adjudicada ainda este mês pela Empresa do Metro Execução do projecto de Siza e de Souto Moura, já com aval do IPPAR, demorará três meses
J. Paulo Coutinho
A segunda fase de reabilitação da Avenida dos Aliados avançará ainda este mêsAsegunda fase da renovação da Avenida dos Aliados, no Porto, avança este Verão. A execução do projecto dos arquitectos Álvaro Siza e de Souto Moura será adjudicada este mês pela Empresa do Metro, podendo os trabalhos começar, ainda, em Agosto ou na primeira semana de Setembro. A intervenção ficará concluída até ao fim do ano.”Calculo que podemos adjudicar a obra nos Aliados ainda em Agosto. Depois, são três meses de obras”, esclareceu, ao JN, Oliveira Marques, presidente da Comissão Executiva da Metro do Porto. O desenho, contestado por várias associações cívicas que exigem a realização de um debate público, obteve o parecer favorável do Instituto Português do Património Arquitectónico.Porém, os primeiros trabalhos na avenida foram executados ainda sem o aval prévio necessário do Instituto. A Normetro procedeu ao arranjo à superfície de acordo com o projecto de Siza e de Souto Moura, no âmbito da construção da estação de metro da Linha D ou Linha Amarela (a inaugurar no dia 3 de Setembro). Dado o valor da obra, foi necessário realizar um concurso público para o resto da empreitada.A Metro procedeu, então, à consulta limitada a seis construtoras, mas os preços não convenceram a empresa. “Decidimos realizar um segundo concurso público a 20 emrpess e estamos em condições de adjudicar a obra dos Aliados”, acrescentou Oliveira Marques.
A mudança mais polémica do projecto dos dois arquitectos portuenses é a substituição da calçada portuguesa por granito. Os passeios laterais crescem com os acessos à estação, a placa central ficará mais estreita e passam a existir duas faixas de rodagem em cada sentido. »

No Jornal de Notícias

2 Comments (Open | Close)

2 Comments To "Nos Jornais- "Aliados em obras no Verão""

#1 Comment By RJB On 03/08/2005 @ 15:40

O grande problema com os arquitectos é que fazem obras muito bonitas (gosto muito do Pavilhão de Portugal), mas que não servem para nada!

A Praça dos Leões, ao pé da antiga Fac. Ciências, também ficou muito bonite e estética (parece lá fora, no estrangeiro), mas, mais uma vez, não serve o seu objectivo final, pois de fim-de-semana está vazia de pessoas e torna-se constrangente andar por ali.

Claro que não há regra sem excepção (vidé Museu de Serralves).

#2 Comment By AM On 05/08/2005 @ 10:25

Manuela

Já só me vai ler depois de regressar.
Espero então que tenha passado um tempo agradável.
Também escrevi no SEDE (sim agora escrevo lá) sobre isto.
Se faltam aqui comentários, ao menos lá tenho-me fartado de levar pancada (é sempre pouca) 🙂
Esperemos que alguém (com poder) tenha vergonha.

Obrigado
António Moreira