- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Passeio ao Maciço da Gralheira


Dia 15 de Maio realizou-se a visita ao Maciço da Gralheira, perto de Arouca, guiada pelo Dr. Mário Araújo Ribeiro, autor do livro «O Maciço da Gralheira – Da Freita ao S. Macário: Um guia com algumas crónicas». Nesta visita participaram 40 pessoas, incluindo 2 crianças.


Segue um trecho do referido livro, onde se apontam as razões para uma visita a esta magnífica paisagem natural Portuguesa, que se estende desde a Serra da Freita, a mais conhecida, até ao S. Macário:

«Porque tem de tudo: cerros que atingem e passam os 1100 metros; pontos de onde a vista abrange grande parte do Norte e, a bem dizer, o Centro do País em toda a sua largura; o extenso planalto de Albergaria, revestido de amarelo na época da floração da carqueja e do tojo mourisco, manchas extensas do roxo da urze, a maior queda de água do País, grande diversidade e várias curiosidades geológicas, ribeiros e rios que tanto se precipitam tumultuosamente do alto da serra, cavando na pedra formas e espaços de singular beleza, como deslizam tanıtım videosu [1] mansamente por entre arvoredo frondoso, formando poças e poços onde o prazer de mergulhar na água límpida e macia é ncomparável, vales profundos de vertentes íngremes – alguns, verdadeiros desfiladeiros – escarpas e locais que convidam à aventura, aldeias isoladas, de velhas casas de pedra ainda cobertas de lajes, encostas transformadas ao longo tanıtım filmi çekimi [1] de gerações em extensas escadarias de leiras muito verdes, matas frondosas, recantos inesperados, paisagens surpreendentes, fontes onde a água muito fria parece tanıtım filmi [1] dessedentar melhor, sei lá que mais!»

Com este passeio pretendeu-se dar a conhecer os principais pontos de
interesse desta magnífica paisagem natural Portuguesa, tendo sido fornecidas indicações para visitas individuais no futuro.

No seguimento desta intenção, realizou-se uma volta ao Maciço, no máximo possível de extensão, com visita de alguns pontos de maior interesse.


Percurso: