- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Boletim PNED de 20 de Dezembro de 2002

[PNED] 20 Dez/ Mare Negra/ Boas Festas

(Para qualquer problema relativo a esta lista, seguir por favor as instrucoes que constam do rodape desta e de todas as mensagens.)

Destaque: Mare Negra

Chegara? Nao chegara? As mares negras sao em forma concentrada aquilo que no mundo se passa diariamente sob forma diluida: a contaminacao constante da atmosfera, dos solos e das aguas por produtos derivados do petroleo e da sua utilizacao e combustao. Uma mare cinzenta pelo menos…

Seguem-se os resumos das noticias de interesse urbanistico e ambiental relativas a 20 de Dezembro de 2002 tal como constam das paginas electronicas do JN e do Publico Porto e Minho. Para qualquer duvida ou para a leitura dos textos integrais, recomenda-se a consulta das referidas paginas ou das respectivas edicoes em papel. A seleccao e da responsabilidade da Associacao Campo Aberto.

Campo Aberto e Porto e Noroeste em Debate desejam a todos os leitores desta lista e as suas familias Festas Felizes e um Optimo 2003 na esperanca de um ambiente natural e urbano mais humano e mais preservado.

PNED = Porto e Noroeste em Debate

20 de Dezembro de 2002

JN

Mare negra

..ou a metafora dos dias que passam!

A mare negra ainda nao chegou a Portugal. Mas vai, um dia, chegar. Por ora ninguem quer pensar nisso. Todos olhamos de soslaio para as noticias vindas da zona do afundamento tentando nao ver que, afinal, e agora que o vento vai mudar. Que o vento vai mudar e vai trazer todo aquele negrume para onde nunca pensamos que pudesse um dia chegar – para a nossa praia, para o nosso rio, para os rochedos onde costumamos ir ver o mar – parece dificilmente evitavel. Afinal, ainda estao para ali dezenas de milhares de toneladas de fuel que, mais cedo ou mais tarde, hao-de libertar-se das profundezas e começar a vaguear ao sabor do vento que so por milagre não as fara aportar aos areais de Portugal. Por enquanto, achamos que o mal e dos outros e que, com esse, podemos nos bem.

Metade do dinheiro e para a habitacao

Orcamento aprovado da Camara da Maia para 2003 ultrapassa os 111 milhoes de euros.
PS votou contra hugo silva

A habitacao social sera a grande aglutinadora do investimento (47 por cento do total) da Camara da Maia, durante o proximo ano. O orcamento da autarquia para 2003, que ascende a pouco mais de 111 milhoes de euros, foi aprovado, com o voto negativo da oposicao socialista, que o considera “irrealista”.

Pavilhao da Agua gerido por fundacao

Camara do Porto procura apoio de mecenas e Governo para custear funcionamento.
UNICER ja garantiu ajuda carla sofia luz

A gestao do Pavilhão da Agua ficara nas mãos da Fundacao para a Ciencia e Desenvolvimento. O equipamento abre as portas no proximo dia 27. Quatro anos apos ter sido oferecido a cidade do Porto pela UNICER. A empresa sera uma das patrocinadoras do espaço e ajudara a suportar os custos de funcionamento.

Quinta da Bonjoia para todos a partir de hoje

A Fundacao para o Desenvolvimento Social do Porto abre hoje as portas da Quinta da Bonjoia, em Campanha, a população. Um espaco de 40 mil metros quadrados com varios equipamentos e jardins que passa a estar a disposicao de todos.

Santa Catarina esta vergonhosa

Lixo, pedintes e ma iluminacao desesperam lojistas jorge vilas

“A Rua de Santa Catarina e uma vergonha para todos nos e para a cidade”, denunciou o presidente da Junta de Freguesia de Santo Ildefonso, Wilson Faria, quando controntado, pelo JN, com os sintomas de degradacao patentes na arteria.

Guimaraes : Camara pretende erradicar barracas as portas da cidade

Executivo apresentou plano de acessibilidades para o Euro 2004 JOAQUIM FORTE

Primeiro eram tendas. Depois foram acrescentados atrelados e, agora, ja sao pre-fabricados. O presidente da Camara de Guimaraes considera que e preciso erradicar as barracas que existem a entrada da cidade, na Variante de Creixomil. Por uma questão estetica,mas tambem social, disse.

Publico

Bairro da Se Vai Ter Estrutura de Gestao
Por JORGE MARMELO

O governador civil do Porto, Manuel Moreira, devera fazer, na proxima segunda-feira, o balanco final do Plano de Emergencia do Bairro da Se, lancado em Julho ultimo. TEXTO

Passaporte para o Vale do Lima
Por ANA PEIXOTO FERNANDES
Imagine o que e um passaporte que lhe permite passear pelos quatro concelhos do Vale do Lima (Viana do Castelo, Pontede Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez) sem quaisquer restricoes e que, ainda por cima, lhe proporciona beneficios. Descontos em hoteis, casas de turismo de habitacao ou em ambiente rural, restaurantes, empresas de animaÁcao turistica e espacos de cultura e artesanato.

=============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============

Para difundir mensagens escreva para: pned@egroups.com

Para assinar a lista envie mensagem sem assunto para: pned-subscribe@yahoogroups.com e com o corpo da mensagem vazio.

Para cancelar a assinatura envie mensagem em que o único texto é “unsubscribe PNED” (sem assunto/subject) para: pned-unsubscribe@egroups.com

Para contactar directamente os coordenadores da lista envie mensagem a: pned-owner@egroups.com

Se quiser informar-se das várias possibilidades para a leitura das suas mensagens ou da forma de alterar os seus dados pessoais, pode consultar:

https://www.egroups.com/group/pned

Neste grupo não são permitidas mensagens com anexos.

=============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============

Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito às regras descritas em: https://br.yahoo.com/info/utos.html