- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Boletim PNED de 14 de Novembro de 2002

[PNED] 14 de Novembro
Esclarecimento: neste boletim InfoPNED, a Campo Aberto limita-se, com muito raras excepcoes, a fazer a seleccao dos resumos. A redaccao dos resumos de noticias, no entanto, e retomada sem alteracoes das paginas electronicas do JN e do Publico.

Legibilidade: enquanto nao encontramos outra solucao, estamos a suprimir acentos e cedilhas para nao dificultar a leitura a alguns. Isto em principio aplica-se apenas ao boletim InfoPNED. Qualquer leitor ao enviar as suas mensagens nao precisa de o fazer.

Seguem-se os resumos relativos ao Porto e Noroeste, em materia urbanistico/ambiental, do dia 14 de Novembro.

Os proximos boletins so serao enviados na proxima semana.

14 de Novembro de 2002

JN

Bomba estraga Vila do Conde
PSD critica instalacao de gasolineira na zona a requalificar pelo Polis Ceu Salazar

O vereador social-democrata e lider da Concelhia do PSD de Vila do Conde, Miguel Paiva, acusa a Camara de trabalhar “nas costas dos vila-condenses”. Em causa está a construção de uma bomba de gasolina na curva da antiga seca do bacalhau. “Uma solucao inaceitavel, por se tratar de uma zona nobre da cidade que não devera ser estragada com aquele tipo de equipamento”.

Gaianima entregue a Guilherme Aguiar

Nova mudança na liderança das empresas municipais hugo silva

Vai haver novas mudanças na administracao das empresas municipais de Gaia. O executivo gaiense reune-se hoje, em sessao extraordinaria, para discutir propostas de alteracao a composicao dos organismos dirigentes da Gaianima e do Parque Biologico.

Movimento acusa Cardoso de “chantagear” a cidade

Ex-autarca contrapoe que os defensores do Parque estão a mentir helena norte

O Movimento pelo Parque da Cidade condenou a “chantagem” que o consorcio proprietario de terrenos esta a fazer com a cidade e acusou Nuno Cardoso de estar ao serviço de interesses privados. O ex-autarca ja reagiu e lamentou a falta de seriedade dos responsaveis pelo movimento que defende a nao construcao no maior espaco verde do Porto.

Predio abandonado desmoronou na Se
Em Miragaia, Camara intimou 30 pessoas a abandonar as suas casas nuno silva

Ruiu mais uma casa na Se do Porto. O temporal voltou a por a descoberto a degradacao que tomou conta de vários imoveis do Centro Historico. O mote foi dado as primeiras horas da madrugada de ontem. Depois da derrocada na Rua Escura, ocorrida em Outubro, foi a vez de um predio da Rua da Bainharia (n. 106) desabar. Trata-se de um edifício desocupado, pertencente a Camara do Porto, do qual apenas restam, agora, as paredes.

Primeiro postal de S. Jacinto

Como o tempo, no seu corredouro pela nossa vida, faz esquecer amarguras e potencia lembranças dos momentos bons, recordo S. Jacinto. Sempre que podia, meu pai levava-nos a Aveiro num daqueles tramas de carruagens verdes e portas de abrir para fora, que demoravam duas horas a chegar ao destino. Mas chegavam. Na estacao, cujos azulejos azuis e as vendedeiras de ovos moles eram nossos conhecidos de tanto os vermos, na estacao lá estava o tio Joao a receber-nos. Depois – inovacao do pos-guerra – metiamo-nos com ele numa camioneta da aviacao, que nos levava ate ao Forte da Barra, onde, na lancha da Base, faziamos a travessia para S. Jacinto. Tudo de borla.

Recuperar em vez de adquirir

Paulo Morais, vereador da Habitacao da Camara do Porto, justificou o actual estado de degradacao do patrimonio imobiliario portuense com a “politica inconsequente” dos executivos anteriores, de “comprar casas e depois deixa-las degradar”.

Oliveira do Bairro : Camara constroi parque biológico pedro fontes da costa

A Camara Municipal de Oliveira do Bairro ja adquiriu, na zona da Palhaça, cerca de 30 mil metros quadrados de terrenos com vista a construcao de um parque biologico, que sa o primeiro do genero no distrito de Aveiro, e no qual ja investiu milhares de euros.

Vagos : Esporao do Areao em Janeiro
rui grave

Isaltino de Morais, Ministro das Cidades e Ordenamento do Territorio e do Ambiente, vai desbloquear a verba destinada a construcao do esporao do Areao (150 a 200 metros), obra orçada em 2,35 milhoes de euros. O processo encontra-se somente a espera da luz verde do Tribunal de Contas, mas espera-se que a obra possa iniciar-se no proximo mes de Janeiro.

Viana do Castelo: Pescadores contra plataformas no mar
Armadores dizem que aquelas estruturas sao um perigo para a navegaçao marítima LUIS OLIVEIRA

Os pescadores de Viana do Castelo voltaram a manifestar-se contra a instalação de plataformas para a criacao de mexilhoes ao largo da costa do concelho. Em encontro realizado, ontem, nas instalacoes da Docapesca, e participado pelo comandante da Capitania do Porto de Viana, Louro Alves, os armadores fizeram ver que essas estruturas apresentam-se como “um perigo”, tanto para a pesca como para a propria navegação.

Braga : Populacao de Figueiredo mantem bloqueio na A11
Habitantes comem e dormem ao relento para defender um caminho PEDRO LEITAO

A populacao de Figueiredo, em Braga, manteve, ontem, pelo terceiro dia consecutivo, o bloqueio as obras da auto-estrada n. 11 (A11), em defesa de um caminho publico. “Esta barreira humana vai continuar por tempo indeterminado”, garantiu o presidente da Junta, David Fernandes. “Se for necessario, passamos aqui o Natal e as ferias de Verão”, acrescentou uma moradora, Maria Adelaide Pinto. A populacao esta a revesar-se para garantir, com piquetes permanentes, o bloqueio, iniciado na segunda-feira passada, na sequencia de uma marcha de protesto. Ontem de tarde, uma cobertura insuflavel estava a ser montada no local para apoio a pernoita dos manifestantes.

Castelo de Paiva : Processo destaca descuido dos tecnicos
Quatro acusados sao da ex-JAE e dois de empresa ligada à vistoria da ponte Jesus Zing CRISTINA GOMES

Dois dos seis arguidos do caso da queda da ponte de Entre-os-Rios são antigos responsaveis pela divisao de Conservacao de Pontes da antiga Junta Autonoma das Estradas (JAE). Trata-se de Jose Baptista dos Santos, 56 anos, de Corroios, e de Anibal Aurelio Ribeiro, 79 anos, de Carcavelos. Um terceiro arguido, Manuel Rosa Ferreira, 54 anos, de Lisboa, engenheiro fiscal de pontes, trabalha no Instituto de Estradas de Portugal. Estes e o engenheiro Jorge Barreiras Cardoso, de 61 anos, de Lisboa, chefe da divisao de Obras, pertenciam aos quadros da JAE.

Publico

Praca da Liberdade Nao Vai Ser Renovada
Por MARGARIDA GOMES

Ainda não e desta vez que a Camara do Porto abre as portas ao trabalho de Siza Vieira. Convidado pela Sociedade Porto 2001 para projectar e renovar a Praca da Liberdade, na baixa portuense, este reconhecido arquitecto viu, no ano passado, afastada esta obra da agenda de trabalhos da sociedade – apesar de ter sido adjudicada. TEXTO

Movimento pelo Parque da Cidade Retoma Iniciativas Contra as Construcoes
Por LUÍSA PINTO
“E evidente que desenvolver o Parque da Cidade implica custos, nomeadamente na aquisicao de terrenos”. TEXTO

Lipor Comemora 20. Aniversario

A Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestao de Residuos do Grande Porto assinalou anteontem, na Alfandega do Porto, o 20. aniversario da instituicao. Para Macedo Vieira, presidente do Conselho de Administracao da Lipor, a instituicao constitui “um projecto de poder local e um projecto metropolitano sem barreiras, onde o colectivo supera o individual”. TEXTO

Primus a Espera de Um Novo Folego
Por NUNO CORVACHO

Dar um novo impulso a uma entidade que tem estado subaproveitada – eis o desafio que se coloca aos accionistas da Primus (agência de desenvolvimento regional da Área Metropolitana do Porto), que estarao hoje reunidos em assembleia geral. TEXTO

Associacao Comercial Contra Taxa de Acesso a Zona Pedestre de Braga
Por ALEXANDRE PRACA

A Associacao Comercial de Braga (ACB) esta descontente com a camara por causa do acesso dos automoveis – que tem de efectuar cargas e descargas – a extensa zona pedestre existente na cidade, que e considerada como a “capital do comercio em Portugal”. TEXTO

Aniversario da APPLE Dominado pela Desclassificacao
Por FRANCISCO FONSECA

A cerimonia de abertura das comemorações do 15. aniversario da criacao da Area de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende (APPLE) foi, ontem, dominada pela problematica que envolve a intencao do governo em desclassificar o espaco protegido e passar a sua gestao para a autarquia local. TEXTO

=============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============

Para difundir mensagens escreva para: pned@egroups.com

Para assinar a lista envie mensagem sem assunto para: pned-subscribe@yahoogroups.com e com o corpo da mensagem vazio.

Para cancelar a assinatura envie mensagem em que o único texto é “unsubscribe PNED” (sem assunto/subject) para: pned-unsubscribe@egroups.com

Para contactar directamente os coordenadores da lista envie mensagem a: pned-owner@egroups.com

Se quiser informar-se das várias possibilidades para a leitura das suas mensagens ou da forma de alterar os seus dados pessoais, pode consultar:

https://www.egroups.com/group/pned

Neste grupo não são permitidas mensagens com anexos.

=============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============

Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito às regras descritas em: https://br.yahoo.com/info/utos.html