Anadolu Yakası Türk Escortbodrum escortgaziantep escortgaziantep escortmaltepe escortbostancı escortanadolu yakası escortizmir escort bayanbonus veren sitelerescort ankaraankara escorttempobetdeneme bonusu veren sitelerdeneme bonusuataşehir escortBetoffice GirişMebbisCasibommatbetholiganbettrendyol indirim koduPusulabettipobetCasibommarsbahisvevobahisgobahisBahçeşehir Escortligobetmilanobetorisbetmaltcasinopalacebetnorabahismilosbetbetperbahigolordbahiscasinovalebetonredakcebetnoktabetmarsbahisslot siteleri https://en-iyi-10-slot-siteleri.comsahabetstarzbet adamsah.nethilbetvenüsbetasyabahisbetkolikselçuk sportsbahis sitelerimarsbahiscratosslotcasibomtipobetbetonredbahiscommariobetceltabet girişbahiscombahiscom twittermarsbahisbahsegelklasbahisbetkom girişby casinohttps://twitter.com/Ultrabetx_ultrabetBetco altyapılı sitelerbetkom girişmariobetmariobetGüneşli escortgrandbettingtruvabetbahiscasinotarafbetbahiscommariobetbetistmarkajbetbetinematadornetcasibombelugabahisbetebet1xbetasyabahiscasinovalediscountcasinoelexbetfavoribahis

    Parque_Cidade_do_Porto8O Parque da Cidade não sai da ordem do dia. Actualmente coloca-se uma questão de enorme importância: por onde deverá passar a linha de metro que ligará S. Bento a Matosinhos Sul, admitindo que deverá cruzar o Parque da Cidade? A Campo Aberto já manifestou a sua posição ao Sr. Vereador do Ambiente numa reunião do Conselho Municipal do Ambiente destinada precisamente a debater este assunto. Essa reunião, aliás, foi um excelente exemplo de participação cívica que devia ser seguido mais vezes pelo executivo.

    Contudo, cremos que é necessário voltar a salientar os argumentos que fundamental a nossa oposição ao atravessamento do Parque da Cidade à superfície e a pugnar por soluções mais equilibradas.

    A opção melhor e mais barata: a passagem pelo actual viaduto

    O autor do projecto do actual viaduto rodoviário no Parque da Cidade, o Eng. João Fonseca, foi muito explícito quando asseverou que a sua obra, aliás premiada, tinha sido pensada para comportar a passagem do metro. Em boa verdade, a única coisa que impedirá o metro de passar pelo viaduto é a dificuldade política em se reduzirem as actuais quatro faixas automóveis para apenas duas (uma em cada sentido do tráfego).

    Mas o argumento a favor do automóvel, neste caso, não colhe. Trata-se de uma estrada marginal que não deveria, por isso mesmo, ter um tráfego intenso. Para facilitar a ligação Porto-Matosinhos outras ruas poderiam ser reformuladas. E, em todo o caso, existem sempre outras alternativas como o IC1.

    Em termos de custos esta é indubitavelmente a solução mais barata. As inserções viaduto-Av. Nun-Álvares, e viaduto-Matosinhos não devem ser problema de maior: tanto a Av. da Boavista como a Circunvalação são largas nesses pontos.

    Uma solução aceitável: a passagem em túnel

    O atravessamento do Parque da Cidade pelo metro em túnel afigura-se como uma solução aceitável. O metro fica escondido e os utentes podem continuar a circular livremente. Nenhum impacte negativo significativo seria criado. Assim, não havendo vontade de recorrer ao actual viaduto, somos da opinião que o enterramento é a melhor alternativa.

    Somos ainda favoráveis à opção recentemente lançada que faria o metro passar, sempre enterrado, a Nascente do parque, atravessando uma zona densamente povoada e alguns equipamentos. Do ponto de vista da mobilidade seria a solução mais inteligente, visto que não traria nenhuma desvantagem relativamente à passagem a Poente do parque e, pelo contrário, conseguiria servir uma população significativamente maior. Mais pormenores em https://www.peticao.com.pt/linha-campo-alegre.

    metro parque


    Solução inaceitável: passagem à superfície

    A principal proposta alternativa que está “em cima da mesa” é a passagem do metro à superfície. Os grandes problemas desta proposta – defendida pelo Arq. Sidónio Pardal – colocam-se ao nível do efeito barreira que criaria, dos impactes visuais, e ao nível da segurança dos utentes do parque.

    De facto, esta solução implica uma miríade de muretes, grades e desnivelamentos que, inevitavelmente, constituirão um estorvo para quem se pretende deslocar facilmente dentro do parque. As barreiras serão necessárias, conforme explicou o Arq. Pardal, por razões de segurança. Associada a esta problemática está o impacte visual. Ao contrário do que por vezes se propala, muros, vedações e catenárias tornarão parte do Parque da Cidade num espaço menos acolhedor e cheio de intrusões visuais. Em termos práticos, tal solução faria o parque terminar num varandim ou num gradeamento de protecção. Estes argumentos são perceptíveis através da análise das imagens virtuais disponibilizadas pela CMP. Por fim, a segurança dos utentes. Sabemos que o parque é usado por inúmeras crianças e ciclistas. De modo a permitir um uso tão livre e descontraído quanto possível, a passagem de um veículo como o metro (que se pretende veloz e eficiente) é por isso altamente desaconselhável. Se o metro circular muito devagar trata-se de um verdadeiro contra-senso em termos de mobilidade; se circular mais depressa coloca problemas acrescidos de segurança e níveis superiores de ruído.

    Conclusão

    O atravessamento do Parque da Cidade pelo metro à superfície é, estamos convictos, uma péssima solução sob vários pontos de vista. É preciso reflectir sobre o que é um parque, e para que serve. Um parque é um espaço de descontracção, de repouso, de actividades ao ar livre, de desporto. Deve ser, tanto quanto possível, um espaço contínuo. Aliás, se assim não fosse, não estaria a AMP a envidar esforços para ligar o Parque da Cidade ao Parque de Real. A continuidade e o efeito de rede são portanto fundamentais.

    Por outro lado, os custos de um enterramento têm que ser relativizados. Os custos podem ser superiores relativamente ao atravessamento à superfície (embora ninguém esclareça devidamente quão grande é esse diferencial), mas justificam-se largamente face à importância do Parque da Cidade. Em todo o caso, se o argumento financeiro for assim tão relevante, lembramos que sairia ainda mais barato recorrer ao viaduto existente. O facto de esta opção estar, aparentemente, posta de lado, significa que o argumento financeiro só é usado quando serve uma escolha feita com base em critérios que não esse.

    Se, por absurdo, o metro viesse a circular à superfície no Parque da Cidade, assistiríamos a algo verdadeiramente caricato: o metro circularia enterrado na Av. Nun’Alvares, viria respirar ao Parque, e voltaria a mergulhar em Brito Capelo. Teríamos assim a maior área verde de toda a cidade como o único local onde argumentos pouco transparentes ditariam a circulação à superfície.

    Cremos que o Parque da Cidade já sofreu quanto baste com a construção do Edifício “Transparente”. Está na altura, pois, de preservar o parque de mais atropelos, tomando decisões responsáveis e que salvaguardem a qualidade de vida das pessoas.

    Veja também

    • Notícia no JN
    • Notícia no DN
    • Reportagem do programa Biosfera



    Imprimir esta página Imprimir esta página

    Categorias: sem categoria

    Deixar comentário

    Adana Escort Adana Seyhan Escort Adana Çukurova Escort Ankara Escort Ankara Keçiören Escort Ankara Sincan Escort Ankara Mamak Escort Ankara Polatlı Escort Ankara Haymana Escort Ankara Çankaya Escort Ankara Etimesgut Escort Ankara Pursaklar Escort Antalya Escort Antalya Kumluca Escort Antalya Manavgat Escort Antalya Konyaaltı Escort Antalya Muratpaşa Escort Antalya Alanya Escort Antalya Kaş Escort Antalya Kemer Escort Bursa Escort Eskişehir Escort Gaziantep Escort Gaziantep Şehitkamil Escort Gaziantep Şahinbey Escort Gaziantep Nizip Escort İstanbul Escort İstanbul Kadıköy Escort İstanbul Bahçelievler Escort İstanbul Mecidiyeköy Escort İstanbul Küçükçekmece Escort İstanbul Beykoz Escort İstanbul Sarıyer Escort İstanbul Büyükçekmece Escort İstanbul Zeytinburnu Escort İstanbul Sancaktepe Escort İstanbul Sultanbeyli Escort İstanbul Kağıthane Escort İstanbul Kurtköy Escort İstanbul Fatih Escort İstanbul Başakşehir Escort İstanbul Ataşehir Escort İstanbul Nişantaşı Escort İstanbul Eyüpsultan Escort İstanbul Şişli Escort İstanbul Bayrampaşa Escort İstanbul Avcılar Escort İstanbul Beşiktaş Escort İstanbul Bağcılar Escort İstanbul Maltepe Escort İstanbul Pendik Escort İstanbul Üsküdar Escort İstanbul Ümraniye Escort İstanbul Şerifali Escort İstanbul Merter Escort İstanbul Beyoğlu Escort İstanbul Esenyurt Escort İstanbul Çekmeköy Escort İstanbul Bakırköy Escort İstanbul Fulya Escort İstanbul Tuzla Escort İstanbul Kayaşehir Escort İstanbul Çatalca Escort İstanbul Kartal Escort İstanbul Esenler Escort İstanbul Güngören Escort İstanbul Beylikdüzü Escort İzmir Escort İzmir Bergama Escort İzmir Urla Escort İzmir Bayraklı Escort İzmir Konak Escort İzmir Gaziemir Escort İzmir Çeşme Escort İzmir Buca Escort İzmir Balçova Escort İzmir Çiğli Escort İzmir Bornova Escort İzmir Karşıyaka Escort Kayseri Escort Kocaeli Escort Kocaeli İzmit Escort Kocaeli Gebze Escort Malatya Escort Manisa Escort Mersin Escort Mersin Anamur Escort Mersin Silifke Escort Mersin Yenişehir Escort Mersin Erdemli Escort Mersin Akdeniz Escort Mersin Mezitli Escort Muğla Escort Muğla Fethiye Escort Muğla Milas Escort Muğla Dalaman Escort Muğla Datça Escort Muğla Marmaris Escort Muğla Bodrum Escort Samsun Escort Samsun İlkadım Escort Samsun Atakum Escort Adıyaman Escort Afyonkarahisar Escort Ağrı Escort Aksaray Escort Amasya Escort Ardahan Escort Artvin Escort Aydın Escort Balıkesir Escort Bartın Escort Batman Escort Bayburt Escort Bilecik Escort Bingöl Escort Bitlis Escort Bolu Escort Burdur Escort Çanakkale Escort Çankırı Escort Çorum Escort Denizli Escort Diyarbakır Escort Düzce Escort Edirne Escort Elazığ Escort Erzincan Escort Erzurum Escort Giresun Escort Gümüşhane Escort Hakkari Escort Hatay Escort Iğdır Escort Isparta Escort Kahramanmaraş Escort Karabük Escort Karaman Escort Kars Escort Kastamonu Escort Kırıkkale Escort Kırklareli Escort Kırşehir Escort Kilis Escort Konya Escort Kütahya Escort Mardin Escort Muş Escort Nevşehir Escort Niğde Escort Ordu Escort Osmaniye Escort Rize Escort Sakarya Escort Siirt Escort Sinop Escort Sivas Escort Şanlıurfa Escort Şırnak Escort Tekirdağ Escort Tokat Escort Trabzon Escort Tunceli Escort Uşak Escort Van Escort Yalova Escort Yozgat Escort Zonguldak Escort