• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação

Para 2017, incluindo Ciclo Observatório do Urbanismo e Encontro de Famalicão de 7 de outubro de 2017,
ler Tertúlias Debates Encontros (2017).

TERTÚLIAS DEBATES ENCONTROS 2018

Ciclo Observatório do Urbanismo

20 de junho às 18:00
Com o físico e astrónomo Raul Cerveira Lima

Qualidade do Céu e da Noite nas Cidades: poluição luminosa, saúde e ambiente 

Um céu mais claro de noite, ou mais escuro, qual o que tem melhor qualidade?

Sabia que existem já reservas de céu escuro nalguns países do mundo, e se fala já disso em Portugal?

Que o céu escuro é já um motivo de atração turística em certos locais?

A poluição luminosa, até há poucos anos associada apenas aos efeitos na astronomia pela perda da qualidade do céu noturno, tornou-se tema de investigação abundante noutras áreas do conhecimento, quer pela incontornável constatação do grande aumento da luz artificial na atmosfera quer pela descoberta de impactos importantes nos ecossistemas e na saúde.

Apesar das recorrentes chamadas de atenção da ciência para os seus impactos – em particular o da luz dos LED brancos, com presença crescente em Portugal e noutros países –, a poluição luminosa é ainda desvalorizada face a outras formas de poluição (ausente dos currículos escolares, por exemplo).

Face a ideias feitas desatualizadas e que estudos científicos contrariam (por exemplo, mais luz representar mais segurança), urge continuar a divulgar a problemática por forma a mitigar os seus efeitos.

Raul Cerveira PS Lima
Nascido em  1969, no Porto, é Professor Adjunto de Física da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS | PPorto) e membro do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (CITEUC).

É licenciado em Física/Matemática Aplicada (Astronomia) pela FCUP, com mestrado em Engenharia Biomédica (FEUP) e doutoramento em Engenharia Física (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra), com uma tese em poluição luminosa, em particular na modelização da propagação da luz artificial na atmosfera e aumento do brilho artificial do céu, área de investigação em que permanece.

Membro ou colaborador de grupos de investigação multidisciplinares nacionais e internacionais (LoNNe – Loss of the Night Network [COST Action ES1204], Photonics4Life – Universidade de Santiago de Compostela, REECL – Rede Española de Estudios en Contaminación Lumínica, entre outros).

Foi dirigente do FAPAS e editor da revista trimestral Tribuna da Natureza, da qual foi também co-fundador. Coordenador da iniciativa de ciência e cidadania ELP – Education on Light Pollution, em parceria com investigadores e associações galegas. Membro fundador do Fórum Galego-Português Calidade da Noite.

13 de abril
Com a Arq.ª Paisagista Andrea Quintas

Já realizada. Informação a inserir em breve.


12 de maio

Com a Arq.ª  Cecília Delgado

Já realizada. Informação a inserir em breve.

Imprimir esta página Imprimir esta página

Deixar comentário