• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação

UM LIVRO EM PREPARAÇÃO: VERSÃO PROVISÓRIA ESTÁ A SER REVISTA

Está em fase de revisão a versão provisória do livro Espaços Verdes e Vivos – um futuro para a Área Metropolitana do Porto. Nesse livro recolhe-se a memória da primeira fase da Campanha «50 Espaços Verdes em perigo e a preservar na AMP», que decorreu entre 2006 e 2008-09. Essa fase consistiu basicamente no levantamento de propostas de 111 espaços a preservar, sua descrição e seleção dos 50 considerados prioritários, sem menosprezo pelos restantes.

 

capa-50-ev-provisoria

Capa provisória do livro Espaços Verdes e Vivos, a editar proximamente

 

Estamos a finalizar o processo de revisão do texto das atualizações feitas numa segunda fase da campanha, de 2014 a 2016, em que procurámos indicar elementos novos entretanto ocorridos do estado atual desses espaços, embora de maneira não exaustiva. A publicação deste livro abrirá uma terceira fase de atualização permanente, pois se convidam todos os interessados a visitar esses espaços e a fornecer dados atuais sobre o seu estado ou projetos existentes e, sobretudo, se convida o público e os responsáveis a intensificarem as medidas de salvaguarda que foram propostas na primeira fase da campanha, ou outras de efeito equivalente.

No sábado 26 de novembro de 2016, no âmbito do terceiro debate dos sete previstos no Ciclo O Direito à Cidade, lançado por 10 associações cívicas que atuam na região do Porto, e que incide sobre o processo de revisão em curso do PDM do Porto, Mafalda Sousa, engenheira do ambiente, que foi, com Nuno Quental, uma das duas pessoas que impulsionaram e levaram a bom termo a primeira fase desta campanha, fez uma apresentação que resume o âmbito da campanha e seus resultados, com especial incidência sobre o concelho do Porto. Essa apresentação está agora disponível neste e-sítio.

Além da ultimação do texto e da paginação do livro Espaços Verdes e Vivos, estamos também a proceder a diligências para o financiamento da edição impressa desse livro, integralmente a cores e com numerosas imagens fotográficas dos 50 espaços selecionados.

O leitor pode colaborar na atualização de dados e no processo de financiamento, contactando-nos através de: contacto@campoaberto.pt  No assunto da sua mensagem, escreva: espaços verdes e vivos.

Imprimir esta página Imprimir esta página

Deixar comentário