• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação

2015

2017

4 de março 
Visita ao Monte Crasto em Gondomar e aos terrenos do Futuro Parque da Cidade de Rio Tinto

1 de abril 
Visita à nascente do Rio Leça e descida até Ponte da Pedra (Matosinhos)

Em 9 de abril de 2016 visitámos, com o Professor José Luís Araújo, profundo conhecedor do Rio Leça e suas margens, a zona situada em Matosinhos, desde perto da foz até à Ponte da Pedra. Em abril de 2017 propomos-lhe, com o mesmo orientador, uma visita à nascente, no concelho de Santo Tirso, descendo depois até ao ponto onde ficaámos em 2016, ou seja, a Ponte da Pedra.

Eis o programa da visita a realizar [...ler mais]

Categorias: Destaques, Notícias

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES – 2016-2017 primeiro trimestre

Segue-se um calendário para 2016 e primeiro trimestre de 2017 cujas atividades ao longo do ano vão sendo ajustadas, sofrendo algumas alterações ou especificações.

Na assembleia geral de 12 de março de 2016 foi aprovado um programa de atividades baseado neste programa provisório. Após a assembleia o calendário deixou pois de ser provisório, após as correções feitas.

Mesmo assim, vai sofrendo alterações, por força das circunstâncias ou devido à vitalidade e evolução da associação. [...ler mais]

ESQUIZOFRENIA CLIMÁTICA? PALAVRAS DE AÇÃO E AÇÕES SEM PALAVRA?

Observando as belas palavras das conferências internacionais sobre o clima e as tendências reais dos países que subscrevem os tratados nelas elaborados, somos levados a pensar que o mundo padece de esquizofrenia climática, negando na realidade as belas palavras dos acordos internacionais.

A esse respeito a Campo Aberto emite o seguinte comunicado, no qual se analisam as perspetivas abertas (ou fechadas) por mais uma dessas conferências, a Conferência das Partes 22, que decorre em Marraquexe, em Marrocos, até [...ler mais]

Este belo bolo de Natal concebido pela Silvia Belo e pelo Jorge Leandro Rosa animou a nossa confraternização natalícia de 19 de novembro de 2016, e a foto então tirada (o bolo já lá vai…) acompanha hoje os nossos melhores votos para todos os sócios, amigos, colaboradores, simpatizantes, apoiantes a quem agradecemos toda a disponibilidade e abertura ao longo deste ano.

 

Deixamos aqui algumas indicações e convites para janeiro e fevereiro 2017
na ou com a Campo Aberto.

UM
Mais três debates do Ciclo sobre Revisão do PDM (organizado em conjunto com mais 9 associações). [...ler mais]

Começámos esta rubrica com as revistas O GORGULHO,  PEDRA & CAL e RESURGENCE & ECOLOGIST.

Em 3 de outubro de 2016 apresentamos o n.º 24 de

VIVER – VIDAS E VEREDAS DA RAIA

É uma revistaque se debruça sobre os problemas do interior mais afastado e em particular da região BIS – Beira Interior Sul. A edição n.º 24 recorda-nos que, à média de 60 págjnas por número, a Viver publicou já perto de 1500 páginas! Este número 24  é quase totalmente dedicado às diferenças de género na atribuição  dos trabalhos rurais e em geral à presença da mulher no interior [...ler mais]