• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação

2010

Manual para a Leitura de Paisagens, assim diz o subtítulo deste pequeno livro DO TEMPO E DA PAISAGEM, que o Autor, Henrique Pereira dos Santos, nos apresentará no próximo dia 11 de Janeiro, na sede da Campo Aberto (Rua de Santa Catarina, 730-2.º, Porto).

Pequeno mas original e crítico, o que o torna motivo de sobra para uma troca de impressões sobre o território, o fogo, o prato, as ilusões, as paisagens artificiais, os micróbios, o tempo (que constam do nome dos vários capítulos) e sua influência na paisagem portuguesa.

Os interessados podem escolher entre a sessão que decorrerá [...ler mais]

Categorias: Notícias

No seguimento do relato que fizemos do Workshop EU CO2 80/50 Climate/Urban Change e do qual enviamos cópia para a AMP divulgamos a resposta que obtivemos. [...ler mais]

Categorias: Notícias

Uma das última mensagens da lista de distribuição rur-urb que temos dinamizado como forma de partilha e descoberta de ideias relacionadas com a relação rural-urbano foi uma mensagem de José Carlos Marques a propósito dos Mercados Municipais e que reproduzimos em baixo.

Num artigo intitulado “Comércio de rua; como é que se vai devolver gente às lojas da Baixa de uma cidade?”, (jornal Público de 5 de dezembro último, suplemento “Cidades”), com coisas interessantes e outras menos, destaco este fragmento:

“Mercados também ajudam
Bons mercados [...ler mais]

Categorias: Notícias

Por vezes recebemos no nosso email algumas perguntas que pelo seu carácter genérico poderão ser úteis para outras pessoas, nesse sentido passaremos a divulgar a pergunta e a resposta que demos.

Recebido a 26-nov-2010
Exmos Senhores
Estou a fazer um trabalho sobre árvores e necessito de informações sobre as espécies indígenas existentes na área metropolitana do Porto e qual a sua localização.
Terão porventura a possibilidade de me dar uma ajuda neste campo?

Resposta da Campo Aberto
Desde já, agradecemos o contacto. A propósito da sua pergunta, enviamos o documento em anexo [...ler mais]

Categorias: Notícias

A partir de uma mensagem da lista de discussão PNED chegamos a mais 3 contributos sobre o que está a ser todo o processo de construção da barragem de Foz Tua e os impactos irreversíveis que terá.

Há algo de podre no vale do Tua por Daniel Conde (Movimento de Cidadãos em Defesa da Linha do Tua)

O Tua e o poder do mais forte por Jorge Trigo (Historiador)

Uma morte anunciada por José Silvano (Presidente da Câmara Municipal de Mirandela) [...ler mais]

Categorias: Notícias