• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação

Alimentação e agricultura

 

SEXTA 14 de OUTUBRO, às 18:00, NO PORTO

Entrada livre

Uma sessão, que coorganizam o Grupo Porto Sem OGM, a Plataforma Transgénicos Fora e a Campo Aberto – associação de  defesa do ambiente, destinada a assinalar a criação do Tribunal Monsanto (ver adiante informação sobre este tribunal), vai decorrer no Porto na sexta 14 de outubro, na rua de Sta Catarina, 730-2.º andar (cerca de 300 metros acima do Via Catarina, do mesmo lado).

Compareça e traga os seus amigos!

Está programada uma ligação em videoconferência com a delegação portuguesa presente [...ler mais]

 

2016
Inaugurámos esta rubrica, Observatório dos Transgénicos, neste e-sítio, que retoma com o mesmo título rubrica idêntica da revista em papel Ar Livre, editada pela Campo Aberto. Para acompanhar os debates sobre OGM (organismos geneticamente modificados, ou transgénicos) inscreva-se na lista eletrónica de informação e debate criada e mantida pela Plataforma Transgénicos Fora, de que a Campo Aberto é parte integrante. Basta enviar um email vazio e sem título para ogm_pt+subscribe@googlegroups.com.

 

2016 – 30 de abril
GLIGFOSATO: O HERBICIDA [...ler mais]

Começámos esta rubrica com as revistas O GORGULHO,  PEDRA & CAL e RESURGENCE & ECOLOGIST.

Em 3 de outubro de 2016 apresentamos o n.º 24 de

VIVER – VIDAS E VEREDAS DA RAIA

É uma revistaque se debruça sobre os problemas do interior mais afastado e em particular da região BIS – Beira Interior Sul. A edição n.º 24 recorda-nos que, à média de 60 págjnas por número, a Viver publicou já perto de 1500 páginas! Este número 24  é quase totalmente dedicado às diferenças de género na atribuição  dos trabalhos rurais e em geral à presença da mulher no interior [...ler mais]

EM FAMALICÃO as sessões AMBIENTAR-SE apresentam:
DIRT! The Movie  (Terra! O filme

Com as mãos na terra, sujas?, plantando no Parque da Devesa, com a Campo Aberto e a associação Vento Norte.

 

Um documentário de Bill Benenson, Gene Rosow (EUA, 2009, 86 min) narrado por Jamie Lee Curtis, numa sessão dedicada ao SOLO que acontece no Dia Mundial do Solo (5/12) e no Ano Internacional dos Solos (2015).

Quando: No dia 5 de dezembro de 2015 às 15h00 (sábado)
Onde: Na Casa do Território, Parque da Devesa, Vila Nova de Famalicão

Gratuito, entrada livre  [...ler mais]

 

A Campo Aberto como parceira da Plataforma Transgénicos Fora divulga debate que decorrerá no dia 13, próxima sexta-feira às 18h30 na Casa das Artes (Rua António Cardoso, 175). O tema é: Portugal agora pode proibir os transgénicos. E deve? Este debate está a ser organizado pela NDMALO – GE – Núcleo de defesa do meio ambiente de Lordelo do Ouro – Grupo Ecológico.

[...ler mais]