• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação

Água

ENERGIA E CLIMA 2018
A Campo Aberto tem entre as suas linhas de trabalho permanentes o tema Energia e Clima (encontra neste e-sítio vários textos e informações se pesquisar essas duas palavras em conjunto). Em 2018, este artigo de Jorge Leandro Rosa liga entre si urgências ambientais em Portugal, como a seca, o aquecimento global, a desertificação e outras disrupções que atingem, nas palavras do autor, «o meio, a vida vegetal e animal, a vida humana no fim de contas» (subtítulos da coordenação deste e-sítio).
Colocado em 2 de março de 2018


O AMBIENTE E O TOM ERRADO DO PÚBLICO
[...ler mais]

NOVO CICLO DE VISITAS DA CAMPO ABERTO

Cidades Fluviais do Noroeste é o novo ciclo de visitas e passeios da Campo Aberto, que abre já no sábado 16 de maio com uma visita às margens do rio Ave em Santo Tirso (de manhã) e uma visita às margens do Cávado em Esposende (de tarde). Veja mais adiante o programa completo. Para melhor usufruir da visita, é aconselhável ler a informação sobre os locais a visitar que inserimos a seguir ao programa-cronograma, mais adiante.

Para esta visita, a Campo Aberto agradece a colaboração e hospitalidade da Câmara Municipal de Santo Tirso e da Câmara Municipal [...ler mais]

A ÁGUA PERTENCE À TERRA – 4

Quanta água há no mundo?

Com o constante aumento da população mundial, aumenta igualmente o uso humano da água, pois sem ela a humanidade não sobrevive.

A Terra necessita de água para manter os seus ecossistemas. Temos tido até agora reservas subterrâneas à nossa disposição que existem há milhares de anos. Mas o atual consumo humano ultrapassa já a recarga trazida pelas chuvas no ciclo da água.

Em 2012 foi publicada na revista científica internacional Nature uma análise global sobre o gradual esgotamento das  reservas de água subterrâneas. [...ler mais]

Categorias: Água, Notícias

A Água, Elemento Natural, Recurso – poderá ser apenas mercadoria?

Uma apresentação intitulada A ÁGUA, de autoria de Anabela Gonçalves, analisa a água como elemento natural e como recurso, aponta as principais caraterísticas da diretiva europeia da água e interroga-se sobre se a água pode ser reduzida a mera mercadoria.

Apresentação clara e sistematizada, pode ser útil a quem se debruce sobre a forma de melhor defender a qualidade e perenidade da água para as atuais e futuras gerações no nosso país e em todo o mundo.

Veja abaixo:

  [...ler mais]

Categorias: Água, Notícias

ÁGUA UM TRATADO PARA A PROTEGER

Esta iniciativa de tratado para a proteção universal da água foi aprovado por unanimidade por 800 delegados provenientes de 35 países presentes na Cimeira Água para o Povo e para a Natureza, reunida em Vancouver, Canadá, em 8 de julho de 2001. Foi redigido por Maude Barlow (co-autora, com Tony Clarke, do livro Blue Gold, the battle against corporate theft of the world’s water) e por Jeremy Rifkin, autor de obras de grande alcance sobre ecologia, energia, entropia, economia e natureza.

INICIATIVA PARA UM TRATADO DE PARTILHA E PROTEÇÃO DAS RESERVAS [...ler mais]

Categorias: Água