• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação

Ordenamento do território

Cristina Silva, que participou no encontro de 29 de outubro de 2016 onde foi lançada a ideia desta Aliança, comentou sobre o início da presente rubrica (mais concretamente sobre as transcrições que mais abaixo tínhamos feito de declarações do Ministro da Agricultura, Capoulas Santos):

Relativamente à questão da rentabilidade, como proprietária, esse é um aspeto fundamental pois não é possível «enterrar» indefinidamente dinheiro na floresta sem ter retorno. Isso só para milionários.

O que me preocupa é quando falamos em utilizar o eucalipto em áreas em que [...ler mais]

Na véspera da realização deste encontro, de que daremos aqui mesmo notícias depois de ocorrido, recebemos duas observações sobre o assunto que desde já partilhamos com os nossos leitores. No final delas encontra-se um texto de enquadramento proposto aos participantes do encontro.

CONTRIBUTOS E PROPOSTAS

Maria de Lourdes Alcobia
Lamento não poder estar presente por razões alheias à minha vontade! Contudo lembro que é necessário fazer uma petição ao Parlamento para rever a lei do ordenamento do território e da floresta e acabar com a lei publicada na Legislatura de Passos [...ler mais]

Veja aqui informações sobre a tertúlia: DOS PAVILHÕES DO BOLHÃO AO MODELO DE MERCADO E À VISÃO DE CIDADE.

Mais abaixo uma nota sobre o número 58 de LA REVUE DURABLE (a revista sustentável, duradoura…), talvez a melhor revista generalista sobre sustentabilidade e o seu dossiê sobre MOBILIDADE.

E ainda informação sobre um livro que versa a ARQUITETURA TRADICIONAL das quintas da Terra Fria Transmontana, de autoria da arquiteta Joana Gonçalves. Logo a seguir (mas colocado na rubrica anteriormente aos restantes textos), a apresentação do conceito de CIDADE REGENERADORA [...ler mais]

ÚLTIMO DEBATE

Estão abertas inscrições para o sétimo e último debate deste ciclo, Cidade sustentável – ambiente, sociedade, economia, que decorrerá no sábado 25 de março, às 15:00, como habitualmente na Rua Álvares Cabral, 144, no Porto (Ordem dos Advogados Secção Regional Norte). Inscrições gratuitas mas necessárias, devendo o respetivo formulário ser preenchido e enviado conforme as instruções nele contidas.

Poderá adquirir na banca da Campo Aberto, à entrada para o debate, o livro, de autoria de João Seixas, um dos oradores deste último debate [...ler mais]

2016 – n.º 5
dezembro 18, 2016

Comunicado da Campo Aberto
a propósito do ato de instalação do Conselho Municipal de Ambiente
de Vila Nova de Gaia

AINDA E SEMPRE, PRIORIDADE À PROTEÇÃO E SALVAGUARDA DOS VALORES NATURAIS E ECOLÓGICOS DO ESTUÁRIO DO DOURO

A Campo Aberto foi convidada a integrar o Conselho Municipal de Ambiente de Vila Nova de Gaia, convite que aceitou, tendo estado presente no ato de instalação que decorreu na segunda-feira, 12 de dezembro de 2016, no Salão Nobre da Câmara.

Tal ato de instalação não constituiu ainda uma sessão do Conselho, e talvez por isso [...ler mais]