• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação

Ordenamento do território

Cristina Silva, que participou no encontro de 29 de outubro de 2016 onde foi lançada a ideia desta Aliança, comentou sobre o início da presente rubrica (mais concretamente sobre as transcrições que mais abaixo tínhamos feito de declarações do Ministro da Agricultura, Capoulas Santos):

Relativamente à questão da rentabilidade, como proprietária, esse é um aspeto fundamental pois não é possível «enterrar» indefinidamente dinheiro na floresta sem ter retorno. Isso só para milionários.

O que me preocupa é quando falamos em utilizar o eucalipto em áreas em que [...ler mais]

Na véspera da realização deste encontro, de que daremos aqui mesmo notícias depois de ocorrido, recebemos duas observações sobre o assunto que desde já partilhamos com os nossos leitores. No final delas encontra-se um texto de enquadramento proposto aos participantes do encontro.

CONTRIBUTOS E PROPOSTAS

Maria de Lourdes Alcobia
Lamento não poder estar presente por razões alheias à minha vontade! Contudo lembro que é necessário fazer uma petição ao Parlamento para rever a lei do ordenamento do território e da floresta e acabar com a lei publicada na Legislatura de Passos [...ler mais]

Veja aqui informações sobre a tertúlia: DOS PAVILHÕES DO BOLHÃO AO MODELO DE MERCADO E À VISÃO DE CIDADE.

Mais abaixo uma nota sobre o número 58 de LA REVUE DURABLE (a revista sustentável, duradoura…), talvez a melhor revista generalista sobre sustentabilidade e o seu dossiê sobre MOBILIDADE.

E ainda informação sobre um livro que versa a ARQUITETURA TRADICIONAL das quintas da Terra Fria Transmontana, de autoria da arquiteta Joana Gonçalves. Logo a seguir (mas colocado na rubrica anteriormente aos restantes textos), a apresentação do conceito de CIDADE REGENERADORA [...ler mais]

ÚLTIMA HORA

Por motivos organizacionais imprevistos, o debate sobre resíduos que estava programado neste ciclo para sábado 25 de fevereiro teve que ser adiado para sábado 11 de março. O último debate do ciclo, que se realizaria nessa data, foi remarcado para sábado 25 de março. Os ajustes de datas estão já considerados nas informações sobre esses dois debates, que constam mais abaixo.

2017-02-21

Gravação dos quatro primeiros debates, realizados em 15 de outubro, 5 de novembro, 25 de novembro de 2016 e 14 de janeiro de 2017

As gravações audio dos quatro primeiros [...ler mais]

2016 – n.º 5
dezembro 18, 2016

Comunicado da Campo Aberto
a propósito do ato de instalação do Conselho Municipal de Ambiente
de Vila Nova de Gaia

AINDA E SEMPRE, PRIORIDADE À PROTEÇÃO E SALVAGUARDA DOS VALORES NATURAIS E ECOLÓGICOS DO ESTUÁRIO DO DOURO

A Campo Aberto foi convidada a integrar o Conselho Municipal de Ambiente de Vila Nova de Gaia, convite que aceitou, tendo estado presente no ato de instalação que decorreu na segunda-feira, 12 de dezembro de 2016, no Salão Nobre da Câmara.

Tal ato de instalação não constituiu ainda uma sessão do Conselho, e talvez por isso [...ler mais]