• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação

Cidade-Campo

Cristina Silva, que participou no encontro de 29 de outubro de 2016 onde foi lançada a ideia desta Aliança, comentou sobre o início da presente rubrica (mais concretamente sobre as transcrições que mais abaixo tínhamos feito de declarações do Ministro da Agricultura, Capoulas Santos):

Relativamente à questão da rentabilidade, como proprietária, esse é um aspeto fundamental pois não é possível «enterrar» indefinidamente dinheiro na floresta sem ter retorno. Isso só para milionários.

O que me preocupa é quando falamos em utilizar o eucalipto em áreas em que [...ler mais]

Veja aqui tomadas de posição sobre a questão dos pavilhões de venda do Bolhão tomadas por associações nacionais e internacionais e a resposta a uma delas recebida da Câmara Municipal do Porto. Mais abaixo, veja outras informações sobre o Bolhão e sobre outras questões de urbanismo, com destaque para questões de mobilidade e para o conceito de «cidade regeneradora».

[Fotos a preto e branco: Antero Leite]

Colocado em abril de 2017, 14

TOMADA DE POSIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL INTBAU

Carta enviada a Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto,
pelo Presidente [...ler mais]

EM FAMALICÃO as sessões AMBIENTAR-SE apresentam:
DIRT! The Movie  (Terra! O filme

Com as mãos na terra, sujas?, plantando no Parque da Devesa, com a Campo Aberto e a associação Vento Norte.

 

Um documentário de Bill Benenson, Gene Rosow (EUA, 2009, 86 min) narrado por Jamie Lee Curtis, numa sessão dedicada ao SOLO que acontece no Dia Mundial do Solo (5/12) e no Ano Internacional dos Solos (2015).

Quando: No dia 5 de dezembro de 2015 às 15h00 (sábado)
Onde: Na Casa do Território, Parque da Devesa, Vila Nova de Famalicão

Gratuito, entrada livre  [...ler mais]

No âmbito do projeto «Do Campo para o Prato: o direito à alimentação e à Soberania Alimentar em debate», o CIDAC promove às 18:00, no dia 5 de novembro, uma conferência sobre o tema «Diálogo Transatlântico: agricultura, alimentação e TTIP». Inscrição prévia em www.cidac.pt.

Para ler melhor o cartaz pode clicar sobre ele e aumentar depois o tamanho (zoom).

[...ler mais]

Este guia dá a conhecer as 82 ecopistas, ciclovias e ecovias existentes na região, com uma extensão de mais de 520 quilómetros espalhados por 49 municípios.

Neste instrumento de consulta «que convida à descoberta», os visitantes podem encontrar sugestões citadinas, ideias para passeios à beira-mar e à beira-rio, vias cicláveis em parques «emoldurados de verde» com circuitos de manutenção, piscina, esplanadas, campos de ténis, parques infantis, mas também grandes percursos que ligam de bicicleta duas cidades ou várias vilas e aldeias.

O guia vai estar em toda a rede [...ler mais]