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O Sobreiro Árvore de Portugal – crianças e adultos a plantar o futuro

Colocado em 30 de abril de 2019
Adaptado em 23 de junho de 2019

PARA LER E DISCUTIR
ENTRE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS

Carlota a Bolota Que Sonhava Ir Até à Lua

Já imaginou que ler e discutir um livro pode ser uma oportunidade de aproximar gerações? É o caso deste que aqui recomendamos.

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CARLOTA A BOLOTA QUE SONHAVA IR ATÉ À LUA

Um ano decorreu desde a primeira edição deste livro e já Susana Machado, a autora e impulsionadora do projeto em torno dele, se abalançou a uma segunda edição.

Inspirado num dos setores mais produtivos e sustentáveis do nosso país, o do sobreiro e da cortiça, este é um livro que retrata as aventuras de uma bolota que não entendia a importância do seu papel, nem da floresta onde vivia, e que aspirava a um destino diferente do das suas companheiras: desejava ir até ao céu, às estrelas e à lua.

Acompanhada por um pequeno grupo de amigos, muito especiais, Carlota irá, ao longo desta história, perceber a riqueza ecológica da floresta de montado e da cortiça, enquanto produto sustentável e multifacetado. Irá ainda perceber que o seu sonho, afinal, poderá não estar assim tão longe. Neste livro a Floresta de Sobro é Rainha, através da princesa Bolota.

Com ilustrações desenhadas por uma  turma de artes visuais do 12º ano do Colégio Novo da Maia, integra-se no projeto Escrever um Mundo Melhor – projeto de educação para a sustentabilidade. Tem como objetivo educar e sensibilizar para a importância da Floresta de Sobro, o Ciclo de Vida da Cortiça e suas diversas aplicações práticas, de uma forma lúdica e divertida, contando a história de uma jovem bolota sonhadora e dos seus amigos Lince e Rolhinhas.

A AUTORA, SUSANA MACHADO 

Natural do Porto, licenciada em Geografia – ramo educacional, mestre em Riscos, Cidades e Ordenamento do Território e especialista em Desenvolvimento Sustentável. O percurso no ensino da Geografia alimentou o gosto pelas causas educativas. O contacto com as questões da sustentabilidade e as causas sociais reforçaram a convicção de que o mundo precisa de encontrar um equilíbrio, baseado num desenvolvimento efetivamente sustentável.

Tendo desde sempre convivido com o gosto pela escrita e leitura, em 2012 publicou o primeiro livro: Todos Dormem na Terra das Fadas. A partir daí, uma ideia começou a germinar: escrever uma coleção de histórias infantis, com potencial para sensibilizar e educar as crianças para temáticas relevantes na área do desenvolvimento sustentável e da cidadania ativa.

OS ILUSTRADORES

Beatriz Santos, Catarina Pinto, Daniela Leal, Filipa Carvalho, Nuno Alves e Patrícia Rodrigues eram, quando da primeira edição, alunos do 12º ano, da turma de artes visuais do Colégio Novo da Maia. Tendo crescido e estudado juntos desde os cinco anos de idade, foram desenvolvendo a paixão pelas artes em conjunto, todos com os seus sonhos e ambições próprios, mas com um propósito único, o sucesso. Aproximando a sala de aula à realidade do trabalho, este livro torna-se o seu primeiro projeto profissional, aliando o equilíbrio entre dinâmica de grupo e a exploração de todas as potencialidades próprias.

ESCREVER UM MUNDO MELHOR

O Projeto Escrever um Mundo Melhor prevê a edição de uma coleção de livros sobre temáticas relevantes para a sensibilização dos mais novos para a sustentabilidade, enquanto conceito global e integrador que envolve os pilares ambiente, sociedade e economia.

A sustentabilidade é um conceito que se encontra na ordem do dia, validado pela agenda das Nações Unidas até 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por ela preconizados. Mas na prática, o seu significado é ainda bastante desconhecido e com pouca aplicabilidade no dia a dia da generalidade da população. As histórias infantis constituem um meio privilegiado para as crianças acederem ao mundo que as rodeia e um veículo fundamental de aprendizagem e de formação de valores e atitudes, que mais tarde estarão na base de ações e comportamentos.

Sabendo da importância que as histórias infantis assumem enquanto veículos de informação e saberes, este projeto pretende criar ferramentas lúdicas, acessíveis e positivas para ajudar as crianças a descobrirem e construírem soluções criativas, alternativas e sustentáveis para problemas do mundo que as rodeia, mobilizando a capacidade das crianças de agir e – não menos importante – de sonhar.