Publicações e outras propostas

by | Jan 22, 2019 | Catálogo, Feirinhas | 0 comments

CATÁLOGO (EXTRATO)

Enquanto reorganizamos o nosso catálogo, pode já encomendar alguns itens abaixo descritos. Pode adquirir os itens que lhe interessem na sede de trabalho da Campo Aberto (Rua de Santa Catarina, 730-2.º andar, 300 metros acima do Via Catarina, no Porto) no horário de atendimento ao público (quarta-feira das 15:00 às 19:00, exceto semana anterior à Páscoa, de 23 de dezembro a 3 de janeiro e feriados, incluindo 24 de junho) ou por marcação (contacto@campoaberto.pt ou 918527653).

TAMBÉM PELO CORREIO
Para essa modalidade, pedir informações a:
contacto@campoaberto.pt

Livros, publicações, blusas de algodão biológico, e outros.

LIVROS

Ver adiante um extrato de catálogo.

SACOS SEM OGM

Sacos de juta feito sob os auspícios do Comércio Justo na América Hispânica, estampados com a legenda SEM OGM e que servem de facto para fazer compras em vez de sacos de plástico. O preço (ao contrário do que acontece com as t-shirts de algodão biológico abaixo descritas, cujo preço é cerca de 3 vezes ingerior ao valor real) deve ser entendido como um preço de apoio a favor do combate à expropriação dos nossos alimentos e agricultura pelas grandes empresas de plantas transgénicas. Fornecidos pela Plataforma Transgénicos Fora.
Cada €15,00

BLUSAS DE ALGODÃO BIOLÓGICO

Tipo t-shirt. Tecido de alta qualidade de fabrico alemão. Últimos exemplares; vários tamanhos para adulto e criança em várias cores. Cada €4,00.

BELOS LIVROS EXCELENTES PARA OFERTAS

Algumas das nossas propostas são de livros de grande formato, sólidas capas cartonadas, impressão perfeita, ilustrações e cores numerosas, texto de qualidade, fantasia ou realidade mas sempre instrutivos. Outros são livros com encadernação corrente, mas todos eles de valor textual seguro, alguns com valor histórico apesar do baixo preço.

1-Para crianças e jovens (e, por vezes, adultos… ou mesmo sempre)
2-Para [jovens e] adultos

1
Para crianças e jovens (e adultos…)

O grande livro dos animais

Sócios 12 euros; não sócios, 16 euros.

Para travar conhecimento tranquilo com muitos animais selvagens reais mas quase lendários: tatus, babuínos, preguiças, tigres, ursos, leões, hienas e muitos outros. Saber distinguir mamíferos e primatas, ungulados e roedores, carnívoros e herbívoros, marsupiais, perceber o que fazem garras e mandíbulas, rugidos, grunhidos e cheiros para a sobrevivência dos bichos, conhecer os animais selvagens da idade do gelo – e aprender como salvar os animais selvagens em perigo de extinção.

O grande livro dos insetos

Sócios 12 euros; não sócios, 16 euros.

Espontaneamente, as crianças não teriam medo nem repugnância pelos insetos. São atitudes neles infundidas por uma cultura superficial do mundo adulto. Este livro deliciará as crianças pelo maravilhoso e colorido e ajudará os adultos a maravilharem-se também e a ajudarem por sua vez os mais novos a descobrir a beleza do reino desses insetos, esses bichinhos quaisquer.

Sementes à solta
Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura

Sócios 12 euros; não sócios, 14 euros.

História fascinante, em vívidos diálogos que nos trazem de volta férias felizes e nos quais sem se dar conta se aprende a reconhecer plantas e a compreender o papel das sementes, do pólen e das abelhas e outros insetos de que depende decisivamente parte importantíssima da nossa alimentação.

Hortas aromáticas
Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura

Sócios 12 euros; não sócios, 14 euros.

História fascinante, em vívidos diálogos que falam de férias felizes e nos quais sem se dar conta se aprende a reconhecer plantas e a compreender o papel das sementes, do pólen e das abelhas e outros insetos de que depende decisivamente parte importantíssima da nossa alimentação.

Salada de flores
Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura

Sócios 12 euros; não sócios, 14 euros.

Já pensou mostrar aos seus filhos que algumas flores podem ser um delicioso alimento para o paladar e para os olhos? Couve-flor, grelos e bróculos são hoje recomendados como excelentes alimentos para a nossa saúde! Mas, para além disso, algumas flores que se julgaria serem apenas de jardim são comestíveis e ajudam a tornar mais atraentes, coloridas e nutritivas as saladas cruas de hortícolas e/ou de ervas espontâneas alimentares. Mas será que os adultos já procuram prepará-las de modo atraente e sugestivo? Seria um saldo positivo para a saúde de toda a família. Eis uma oportunidade para se iniciar a criança nessa cozinha verdadeiramente gurmê…

2
Para [jovens e] adultos

Senhores do Bosque- ungulados silvestres em Portugal
Paulo Caetano e Joaquim Pedro Ferreira

Sócios 20 euros; não sócios 27,50.

Veados, corços, cabras-monteses, javalis, gamos e muflões – estes são os atuais senhores dos bosques ibéricos, que os autores nos revelam divulgando as últimas descobertas e abordando o tema dos conflitos com as comunidades humanas. Um mundo surpreendente e selvagem, aqui desvendado, por vezes com crueza capaz de suscitar perplexidades e interrogações, mas também com beleza e grandeza em magníficas fotografias.

Aguias-reais: Uma longa caminhada com as águias-reais da Peneda-Gerês
Miguel Dantas da Gama

Sócios 25 euros; não sócios 32,00.

Este livro é fruto de uma paixão pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês e por uma espécie selvagem da sua fauna, a águia-real. O autor é certamente um dos que melhor conhecem este fabuloso território, por vezes tão maltratado por quem o não ama e não sabe protegê-lo quando não mesmo o destrói. Belas fotografias a cores e vários desenhos a grafite, que retratam as águias nos seus cenários mais emblemáticos da Peneda-Gerês.

Árvores do Parque Nacional  da Peneda-Gerês
Miguel Dantas da Gama

Sócios 22 euros; não sócios 27,00.

Mais do que um guia das árvores autóctones do Parque Nacional da Peneda-Gerês, este livro resulta da seleção de milhares de registos fotográficos. Neles, o Autor, um dos melhores conhecedores do Parque, privilegiou os exemplares mais representativos da vegetação arbórea desta área protegida. O livro é também um contributo para a preservação da vida selvagem deste espaço natural.

Padre Himalaya – antologia com textos inéditos
Introdução e seleção de Jacinto Rodrigues e Rosa Oliveira

Sócios 15 euros; não sócios18,000.

Uma figura de vanguarda científica e de pensamento do início do século XX em Portugal, pioneiro da energia solar, que Jacinto Rodrigues tem evidenciando em numerosos ensaios, estudos, palestras, congressos. O livro inclui os traços fundamentais da biografia de Himalaya numa introdução dos antologiadores, onde consta também um ensaio crítico e a valorização da obra em função da atualidade. Contém a separata gratuita A Conspiração do Padre Himalaya.

O Mistério da Torre Verde

3
Outros livros para crianças e jovens
Entre 3, 5 e 11 euros

Carlota a bolota que sonhava ir até à lua
Susana Machado

Sócios 10 euros; não sócios 12,50.

Era uma vez uma jovem e alegre Bolota, de seu nome Carlota, nascida e criada nos extensos montados do Alentejo. Filha de um sobreiro imponente, experiente e de idade respeitável, viveu sempre protegida pela sua densa folhagem, acompanhada das suas muitas irmãs bolotas.

E assim começa uma interessantíssima história, num livro colorido, e completado por factos e curiosidades sobre a floresta portuguesa e com sugestão de atividades a fazer em grupo para explorar a história da Carlota.

Estrela Voadora

Sócios: 3 euros, não sócios, 5 euros.

Para crianças ouvirem ler a partir dos 6 anos e lerem elas próprias a partir dos 8 anos, com alguma ajuda se necessário, apesar da linguagem muito simples. Descreve a vida de dois rapazinhos, Estrela Voadora e Pássaro-da-Erva, num acampamento de Índios da América. Os dois amigos decidem ir ter com os homens brancos para que não matem os bisontes, também chamados búfalos, de que se alimenta a sua tribo. As ilustrações exprimem com rara felicidade e colorido a ternura, humor e humanidade que atravessam toda a narrativa.

O Mistério da Torre Verde

Sócios: 5 euros, não sócios, 7,50 euros.

Para crianças a partir dos 9 anos

Numa cidade que sufoca debaixo do cimento, a Torre Verde e o seu vasto jardim são o único pulmão dos habitantes. O último desejo do velho Tomás é que a Torre Verde se torne num parque público e numa biblioteca para as crianças. Entretanto, alguns homens sem escrúpulos fazem outros planos. O pequeno Estácio e o seu amigo Lákis, e o fiel cãozinho Áris, enfrentando as forças do dinheiro e da corrupção, lutam para salvar a Torre Verde. Será que o conseguirão?

A Menina do Alto Mar e outros contos
Jules Supervielle

Sócios: 3 euros, não sócios, 5 euros.

Para jovens a partir dos 12 anos e para adultos

Do grande escritor franco-uruguaio Jules Supervielle, em cuja obra se enlaçam a arte refinada da Europa e o bravio das pampas e das florestas tropicais – e pelo meio um imenso Oceano onde uma menina vive sozinha caminhando sobre o mar como se fosse sobre terra. Como se formara aquela rua flutuante? Que marinheiros, ajudados por quais arquitetos, a tinham construído no alto Atlântico à superfície do mar, acima de um abismo de seis mil metros? E quem era aquela miúda de doze anos tão solitária que passava de tamancos com um passo firme na rua líquida, como se caminhasse sobre chão de terra? Como é que…?

A Menina Terra e outras histórias
Silvia Montarroyos

Sócios: 3 euros, não sócios 5 euros.

Com ilustrações de Gonçalo Cabral (um álbum para desenhar e colorir)
Para crianças a partir dos 8-9 anos

Sete curtas histórias de fantasia e encanto, desde a história de um espantalho à lenda da mandioca, passando pela baleiazinha brincalhona e por um velho moinho de vento, de um encontro com uma minhoca até à história da maçã da história da Branca de Neve, entre outras. Um regalo para os lápis de cor…

4
Para adultos, sobre o Porto e região

Um Porto de Árvores
Equipa Jardins da Campo Aberto (2003-04)

Sócios 10 euros; não sócios 12 euros

Existem no Porto árvores notáveis e algumas de relevante significado histórico. Mostram-no os autores deste livro, que tinham já, no livro À sombra de árvores com história, recordado ou revelado à cidade a existência no Porto de uma brilhante tradição de jardineiros, criadores de jardins e arboricultores que remonta ao século XIX.

Livro ideal para pequenos brindes ou presentes, não só pelo texto, como pelas excelentes fotografias, e pela paginação e desenho geral.

Reflectir o Porto e a Região Metropolitana do Porto
Campo Aberto e outras associações cooperantes

Sócios e não sócios: 5 euros

Nos textos reunidos neste volume (redigidos pela Campo Aberto, por vezes em conjunto com outras associações) espelham-se os critérios e valores que orientam os autores, tendo em vista permitir às gerações presentes e futuras morarem e viverem – no Porto e região também – num ambiente mais favorável à vida humana, em maior harmonia com as outras formas de vida.

Espaços Verdes e Vivos – um Futuro para a Área Metropolitana do Porto
Campo Aberto e dezenas de participantes voluntários

Sócios 15 euros; não sócios 20,00

Um livro que valoriza a riqueza natural, ecológica e paisagística dos 17 concelhos que constituem hoje a Área Metropolitana do Porto. E que incentiva e promove uma atitude de cidadania metropolitana, ainda embrionária. Talvez o único livro sobre o assunto dirigido ao grande público.

 

5
Saúde, Habitação, Sociedade, Ambiente

Uma casa mais saudável Uma família mais feliz
Marcelina Guimarães e Miguel Fernandes

Sócios 12 euros; não sócios 14 euros

Como prevenir que os eletrodomésticos, as telecomunicações, os elementos decorativos, os materiais de construção ou as radiações do exterior prejudiquem a saúde e o bem-estar em sua casa.

A Cidade na encruzilhada; repensar a cidade e a sua política
João Seixas

Sócios 13 euros; não sócios 19 euros 

Um livro que, para a cidade, aponta os caminhos de uma cidadania ativa, responsável e atenta. Inteligência global, sim, mas muita inteligência local também. Inteligência urbana, à Jorge Luís Borges, o grande escritor argentino: «a cidade impõe-nos o terrível dever da esperança».

Para uma história das necessidades
Ivan Illich

Sócios 10 euros; não sócios  12 euros

Quase cinquenta anos depois, o pensamento de Ivan Illich é mais atual e válido que nunca. O livro pretende dar a conhecer esse pensamento a uma nova geração e relembrá-lo aos que eram já adultos no período da sua primeira irradiação, aí por 1966-1980. Seja quanto às teorias do desenvolvimento e outras ilusões da economia, seja quanto à ambivalência da escola e à educação para a liberdade, ou ainda à expropriação da saúde e à necessidade de que o uso da energia se paute pela equidade, o pensamento illichiano desloca as ideias feitas e preguiçosas e abre surpreendentes caminhos de reflexão que infringem alguns dos mais coriáceos tabus da recusa de pensar.

6
Vida selvagem, ecologia, movimento ecoambiental e antinuclear, permacultura

Pensar como uma Montanha [A Sand County Almanac]
Aldo Leopold

Sócios 15 euros; não sócios 20 euros.

Aldo Leopold é um dos clássicos absolutos a que deu origem o pensamento ecologista.
Jorge Riechman, tradutor em castelhano deste livro

O livro é uma revelação dos sentimentos íntimos de um homem que sente plenamente as maravilhas da natureza. Mais, ele celebra um sentido especialíssimo e muito raro da ética e da filosofia.
Fairfield Osborn, Estados Unidos

Aldo Leopold ergue-se bem alto, tal um pinheiro gigante, visível dos mais remotos cantos da terra e pistas de cimento da civilização.
Wisconsin State Journal, 1965

A Prática da Natureza Selvagem
Gary Snyder

Sócios 12 euros; não sócios 16 euros 

Gary Snyder, «poeta laureado da ecologia profunda», voz inspirada de uma nova consciência ambiental, foi lenhador, guarda-florestal, estudioso da antropologia e línguas orientais, autor de obras influentes da contracultura americana, e é também filósofo da vida selvagem na esteira de grandes vultos como Thoreau, Emerson e Rexroth. Neste livro, no quadro da sobrevivência das espécies e do meio ambiente, incluindo a da própria espécie humana, a vida selvagem é vista numa ótica de interdependência, pela mão de um escritor notável e de um pensador de altos voos assentes na mais terra a terra das experiências de vida.

Ecologia Profunda; dar prioridade à natureza na nossa vida
Bill Devall e George Sessions

Sócios 5 euros, não sócios 10 euros

«O que George Sessions e Bill Devall realizaram no domínio do ambientalismo ninguém mais realizou: a síntese de uma grande diversidade de valiosas correntes de ideias que até então se tinham exprimido numa grande variedade de terminologias. Este livro vai ser para muita gente um incentivo a pensar e a agir»
Arne Naess, filósofo norueguês inspirador da ecologia profunda

«Não Foi para Morrer que Nós Nascemos» O Movimento Ecológico do Porto (1974-1982)
Bruno Madeira

Sócios 12 euros; não sócios 14 euros

A maior lacuna que este livro vem ajudar a preencher é aquela provocada pela subestimação do caráter internacional e mundial da cultura, da mentalidade e do posicionamento dos grupos e movimentos portugueses nele referidos  (incluindo, e por vezes sobretudo, com raízes no Porto). Alguns dos que escreveram sobre este assunto e sobre este período não realçam que os mencionados grupos portugueses se inscreveram num grande arco histórico universal que abalou os alicerces do velho mundo dos fabricantes de poluição e de catástrofe. Há muito a ter em conta neste livro, que é seguido de uma utilíssima antologia de textos recolhidos de publicações organizadas por aqueles grupos.

Almaraz e outras coisas más
Coordenação de António Eloy

Sócios 8,50 euros, não sócios 10 euros

Com mais de 30 colaborações, este livro é um marco na história e na atualidade da luta contra o nuclear. Da luta ambiental, social, económica e política contra essa energia, cujas consequências devastadoras já se tornaram evidentes para todos. Nele sobressai também uma dimensão ibérica, sendo que a central nuclear de Almaraz, perto da fronteira portuguesa no Alentejo, se tornou já o símbolo da unidade hispano-portuguesa de rejeição de qualquer Chernobil ou Fukuxima à nossa porta.

Permacultura? Curso de introdução
Maurício Umman

Sócios 11 euros; não sócios  14 euros

O primeiro livro sobre permacultura escrito em português em Portugal. «É fácil utilizar a permacultura. Os resultados aparecem muito rapidamente e não temos tempo a perder. O momento de agir é agora. Ao começarmos hoje, veremos já amanhã o resultado interior desta fantástica caminhada consciente pela ação regenerativa.»

 

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anadolu Yakası Türk Escort bodrum escort fethiye escort gaziantep escort gaziantep escort maltepe escort bostancı escort anadolu yakası escort izmir escort bayan bonus veren siteler escort ankara ankara escort tempobet deneme bonusu veren siteler deneme bonusu ataşehir escort Marsbahis marsbahis Mebbis belugabahis grandpashabet betist Casibom jojobet matbet holiganbet trendyol indirim kodu Casibom marsbahis vevobahis Bahçeşehir Escort casibom giriş slot siteleri https://en-iyi-10-slot-siteleri.com starzbet adamsah.net marsbahis cratosslot casibom tipobet betonred bahiscom mariobet bahiscom onwin marsbahis bahsegel matadorbet by casino ultrabet ultrabet betkom giriş matadorbet matadorbet grandbetting truvabet bahiscasino tarafbet bahiscom mariobet betist markajbet betine matadornet casibom belugabahis betebet 1xbet asyabahis casinovale discountcasino elexbet favoribahis bahiscom bahiscom belugabahis belugabahis betist betist celtabet celtabet klasbahis klasbahis mariobet mariobet restbet restbet tarafbet tarafbet tipobet tipobet casibom casibom casibom casibom starzbet sahnebet limanbet redwin matadorbet matadorbet betkom betkom casibom casibom casibom casibom 7slots bahigo bahis1000 bahisal baymavi baywin betexper betkanyon betkolik betkom betlike betmatik betnis betonred betorspin betpark betper betroad betsat bettilt betturkey betvole 24win cratosslot elitbahis favorisen funbahis gorabet hilbet ikimisli imajbet intobet jasminbet jetbahis kralbet ligobet lordbahis marsbahis meritking milanobet mobilbahis mostbet mrbahis neyine noktabet norabahis oleybet onbahis onwin orisbet parmabet perabet piabet pinup pokerbeta pusulabet redwin rexbet romabet sahabet savoybetting betkom matadorbet bahis siteleri blackjack siteleri CasinoBonanza casino bonanza deneme bonusu rulet siteleri sweet bonanza casino siteleri casino siteleri casino siteleri supertotobet tulipbet tumbet padisahbet vdcasino venusbet winxbet 7slots asyabahis bahis1000 bahisal bahsegel baywin betebet betexper betkolik betmatik betonred betorspin betroad bettilt betturkey betvole casibom cratosslot dumanbet elitbahis extrabet funbahis gorabet grandpashabet hilbet imajbet jasminbet kalebet kralbet limanbet maltcasino markajbet matbet milanobet mobilbahis mostbetgiris neyine norabahis onwin palacebet parmabet perabet pokerbeta redwin rexbet rokubet sahabet savoybetting tarafbet truvabet tumbet xslot artemisbit baymavi betebet betkolik betkom betper bettilt celtabet imajbet klasbahis ligobet limanbet mariobet matbet neyine sahabet mersin günlük kiralık ev betpas restbet klasbahis betebet belugabahis tarafbet betkom betist markajbet paribahis betine gobahis bettilt betnis betsat betorspin ligobet betkanyon baywin rokubet cratosslot gorabet elexbet funbahis artemisbet betpark betmatik oleybet betlike kralbet perabet limanbet savoybetting intobet discount casino bahsegel mostbet betroad jasminbet hilbet venüsbet asyabahis redwin betkolik dinamobet milanobet elitbahis orisbet pusulabet aresbet polobet dumanbet matbet palacebet mrbahis tulipbet norabahis milosbet betvole onbahis betexper betper bahigo pokerbeta lordbahis casinovale betonred bahis1000 baymavi akcebet noktabet neyine favorisen betgit betcup starzbet hiltonbet setrabet melbet betnano kazandra pokerklas maltcasino eskişehir halı yıkama