- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

No São João, apoie um Bosque Autóctone

UM SÃO JOÃO DIFERENTE 24 a 26 DE JUNHO 2016

IMG_0620

O projeto Território Com Vida é uma aposta de renovação de uma aldeia na luta contra os fogos estivais na bela região de Arcos de Valdevez, num concelho que é Reserva Mundial da Biosfera.

A Campo Aberto, que tem um protocolo de parceria e colaboração com o projeto, e com o projeto paralelo Habitat Natural, organiza, em conjunto com ambos, e propõe aos possíveis interessados

UM SÃO JOÃO DIFERENTE NUM TERRITÓRIO COM VIDA

P1760302

O que é?

Uma estadia em Grijó, freguesia de Rio Frio, concelho de Arcos de Valdevez, desde quinta 23 de junho ao fim do dia, ou desde sexta 24 de manhã, com regresso domingo 26 até meio da tarde ou fim de tarde (aproximadamente).

Onde se dorme?

Numa das duas (ou, conforme haja ou não interessados, em ambas) casas de turismo rural Habitat Natural, ou em tendas de campismo.

Onde se come?

Refeições no local.

Para quê?

Para dar uma pequena ajuda, em termos de trabalho, à regeneração de bosques autóctones, em áreas geridas pela iniciativa Território Com Vida. Aproveitando para uma estadia num local aprazível em que o trabalho voluntário moderado é uma forma enriquecedora e saudável de descanso e repouso.

P1760219

Em termos mais práticos:

Viagem

A viagem é a cargo dos participantes em veículos próprios, podendo ser feita em boleias e custos partilhados, sendo que neste caso a Campo Aberto se limitará a pôr os interessados em contacto.

Alojamento

O alojamento na (s) casa(s) é pago (noite de quinta-feira: gratuito), sendo o custo na Casa de Grijó (três quartos, ou de casal ou de duas camas) de 27 euros por quarto e por noite, ou seja, de 54 as duas noites (por pessoa, se forem duas num quarto, fica por 27 euros as duas noites). O sistema só pode funcionar se for ocupada toda a casa, sendo pois as inscrições e preços condicionados a essa possibilidade.

O alojamento em tendas de campismo, no local, é gratuito. Os interessados deverão levar a sua própria tenda, saco de dormir e demais conveniências. Haverá apenas 2 a 3-4 tendas (sendo em princípio excluída a hipótese de uma só, nesse caso não será viável essa modalidade).

A estadia será limitada a cerca de 10 a 15 pessoas. Exemplo: 6 pessoas numa das casas e 4 a 9 pessoas em tendas.

Refeições

Serão servidas refeições simples, a 4 euros por refeição e por pessoa, preparadas pelos anfitriões, tipo massa à lavrador, arroz de grelos, ou coisa parecida, bem ao jeito campestre! Quem desejar a coisa mais elaborada pode também cozinhar à sua vontade, quer na casa, quer na outra cozinha, gratuitamente, com ingredientes a seu cargo.

Trabalhos

Trabalhos a auxiliar: limpeza de matos, monda e podas de formação de cerca de dois hectares de pinheiro bravo numa área de regeneração natural, adjacente ao local denominado Cruz Vermelha. Manutenção do caminho rural e de um aceiro, bem como a desobstrução de um curso de água existente no mesmo local.

O trabalho será repartido por períodos curtos de manhã e de tarde: 90 minutos a duas horas de manhã, pela fresca se estiver calor, e duas horas e meia a três, de tarde, talvez também pela fresca.

INSCRIÇÕES

A inscrição é gratuita. Enviar nome completo e data de nascimento, para efeitos de seguro, e telefone de contacto de cada um dos participantes a inscrever para: atividadesca@gmail.com [1]. O custo do alojamento em casas deve ser pago logo a seguir à confirmação de vaga. As refeições são pagas no próprio local. No entanto, na inscrição o participante deverá referir se quer as refeições servidas ou se pretende ele próprio cozinhá-las, sendo neste último caso a seu cargo

Prazo de inscrição: 30 de maio. Para facilitar a organização, se tencionar inscrever-se faça-o logo que possível.

Campo Aberto – associação de defesa do ambiente

Para qualquer dúvida:

918527653

atividadesca@gmail.com [1]

INFORME-SE SOBRE O PROJETO HABITAT NATURAL

https://www.habitatnatural.pt/index.html

Animado por Joaquim Carlos Dantas, fica a cerca de 15 km da vila de Arcos. Essa iniciativa, sob o lema «Melhor ambiente, melhor futuro!», elegeu o turismo sustentável como pilar fundamental da sua atividade, procurando transmitir a cultura local e respeitar o ambiente natural do território, favorecendo o equilíbrio entre experiências de férias e lazer e o meio ambiente. Assume o compromisso de promover a diversidade biológica, defender os hábitos e as tradições locais e proteger a vida selvagem, para que cada vez mais pessoas possam disfrutar deste recanto, com o objetivo de que venha a servir também as gerações seguintes.

logo

INFORME-SE SOBRE O PROJETO TERRITÓRIO COM VIDA

Um filmezinho de 9 minutos:

e ainda:

https://www.territoriocomvida.pt

Território Com Vida, projeto nascido da iniciativa Habitat Natural, deu origem a uma associação com mais vastas ambições embora com idêntica filosofia. A ideia foi vencedora do concurso FAZ/IOP – Ideias de Origem Portuguesa, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela COTEC, com o alto patrocínio da Presidência da República. Visa combater a desertificação, contrariar o abandono rural, combater os fogos florestais e incentivar a revitalização dos lugares e aldeias da freguesia de Rio Frio, onde se situa.