• Abr : 24 : 2019 - Poluição Luminosa
  • Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto

café

Nesta rubrica incluiremos notícias e reflexões sobre a questão dos resíduos, palavra «elegante» para dizer o prosaico lixo. O lixo é hoje aliás um luxo que já não podemos ter: precisamos caminhar gradualmente mas seguramente para uma sociedade de LIXO ZERO! Contributos para: contacto@campoaberto.pt

SEMANA EUROPEIA DE PREVENÇÃO DE RESÍDUOS
Começamos com uma notícia que nos chegou sobre atividades a decorrer no concelho de Matosinhos, sobretudo em escolas, no âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (SEPR), de 21 a 29 de novembro. O tema de 2015 é:

Desmaterialização
 (sub-tema: evitar e reduzir a produção de resíduos na origem)

Acção proposta
REDUZIR PELO CONSUMO DE PROXIMIDADE

A Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos (SEPR) foi lançada como um projeto de 3 anos, apoiado pelo Programa LIFE+ da Comissão Europeia, que decorreu até Julho de 2012, tendo sido considerada a sua continuação após esta data importante. O principal objetivo da SEPR  é sensibilizar a população para a problemática dos resíduos, em particular a prevenção, com diversas iniciativas, como animações, workshops, e outras atividades sobre esta temática. Estas ações visam ajudar a compreender o significado da prevenção de resíduos e a motivar a responsabilização de cada cidadão.

Em 2015, a SEPR realiza-se entre os dias 21 e 29 de novembro. Já na 7.ª edição, a SEPR tem vindo cada ano a reunir mais adeptos em torno das questões da prevenção de resíduos. O tema da SEPR 2015 é a Desmaterialização, que se pode entender como «fazer mais com menos». Uma definição possível de desmaterialização: «(…) é a capacidade de avanço tecnológico para fazer «mais e mais com menos e menos até que finalmente você pode fazer tudo com nada.» (Fuller, 1971)». Um exemplo de desmaterialização é o telemóvel: as dimensões têm diminuído e o número de funções tem aumentado.

À semelhança de anos anteriores, os temas possíveis são:

  • Evitar e reduzir a produção de resíduos na origem
  • Reutilização e Preparação para reutilização
  • Separação de resíduos e Reciclagem
  • Dia Europeu de Ação de limpeza (Clean-Up Day)

Como cidadãos preocupados com estas práticas, somos proponentes de uma ação no âmbito desta semana. Escolhemos o tema «Evitar e reduzir a produção de resíduos na origem» focando a nossa ação no consumo de proximidade. Com esta iniciativa pretende-se sensibilizar o público em geral, e a comunidade escolar em particular, para a necessidade de reduzir a produção de resíduos, valorizando o consumo de proximidade.

O que pretendemos fazer?

* Ir às escolas e fazer uma reflexão sobre esta temática, em grupos de alunos/turma. 
Horário: 24 de novembro(terça), 25 (quarta) e 26 (quinta) das 9:30 às 12:30 e das 14:00 às 16:30. Cada sessão poderá ter, aproximadamente, 30 minutos (inscrições condicionadas à disponibilidade de horários).

* Organizar palestras dirigidas ao público em geral. Horário: 27 de novembro (sexta) às 21:00 e 29 (domingo) às 16:00. Cada sessão poderá ter, aproximadamente, 90 minutos. Estas Palestras irão decorrer na rua Cândido dos Reis, 1051, Custóias – Matosinhos.

Os interessados (escolas e público em geral) poderão inscrever-se por e-mail (joluis2@gmail.com). Para informações adicionais, contactar o telemóvel 919877451 (José Luís Araújo). Os participantes receberão um certificado de participação em suporte digital.
Os proponentes da ação,
José Luís Araújo e Paulo de Morais

Imprimir esta página Imprimir esta página

Deixar comentário