• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação

Lembra-se da Coopérnico? A Campo Aberto realizou uma tertúlia em outubro de 2014 onde foi apresentada esta cooperativa e é com todo o gosto que partilha as suas mais recentes novidades.

Primeira cooperativa portuguesa de desenvolvimento sustentável já comercializa energia verde!

Veja, ou reveja, a entrevista de 22 julho a Nuno Brito Jorge, Presidente da Direção da Coopérnico!

 

Informação divulgada em 2014:
UM «PACOTE» SOLAR: PARTICIPE, INSCREVA-SE!

VISITA À CASA SOLAR DO PORTO (SÁBADO, 18 OUTUBRO 2014, 10:00) + COOPERATIVA COOPÉRNICO DE ENERGIA SOLAR
(SÁBADO, 25 OUTUBRO 2014, 16:00)

A Campo Aberto organiza novamente, em 2014, uma visita gratuita à Casa-Laboratório Termicamente Otimizada-CTO, mais conhecida por Casa Solar, no dia 18 de outubro, sábado, às 10:00. Estamos perante um interessante exemplo de uso eficiente e racional da energia, valores a que nos associamos, e daí a organização desta visita, que será orientada pelo Eng. António Rocha e Silva.

Inscrição
Gratuita mas obrigatória para tertuliasca@gmail.com (por favor refira em assunto: Visita Casa Solar). Até ao dia 15 de outubro o mais tardar. Pode com um só email inscrever várias pessoas, desde que indique obrigatoriamente nome, email e telefone de contacto de cada participante a inscrever. Ao inscrever-se para esta visita, e caso esteja interessado num «pacote dois em um», inscreva-se igualmente para apresentação e debate sobre a Cooperativa Coopérnico, uma iniciativa pioneira em Portugal em que se alia a produção de energia renovável e suave a uma economia alternativa baseada no espírito e prática da cooperação. Se só quiser inscrever-se nesta última, colocar como assunto do email: Cooperativa Coopérnico. Nesse caso, o prazo de inscrição vai até ao dia 20 de outubro. Esta apresentação irá decorrer na Cooperativa dos Pedreiros (Rua da Alegria, 598, no Porto, perto da esquina com a ESMAE, do lado oposto, e no seguimento nesse lado da rua D. João IV). Ambas as atividades são de inscrição gratuita mas obrigatória. A apresentação e debate sobre a Cooperativa Coopérnico é co-organizada com a Cooperativa dos Pedreiros e integra-se nas comemorações do 1º Centenário desta cooperativa pioneira no Porto e no País.

Local de agrupamento, visita à Casa Solar
Os participantes deverão estar às 9:45 junto ao n.º 842 da rua de Salazares, no Porto, situada junto à Estrada da Circunvalação, cerca do Hospital de Magalhães Lemos, e cujo acesso se faz pela Rua do Lidador. A casa situa-se no Polo Tecnológico do INETI.

O que é a Casa Solar?
A Casa Termicamente Otimizada também designada por Casa Solar, foi construída em 1984, numa iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI) e do Grupo de Fluidos e Calor do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) com o suporte da Direcção-Geral de Energia e de inúmeras empresas. A CTO é uma casa projetada tendo em conta um conjunto de conceitos e de propostas de solução, válidas no hemisfério norte e no hemisfério sul, que permitem assegurar as melhores condições de conforto com um baixo consumo energético.

Energia e Clima – uma linha de trabalho da Campo Aberto
Quer participar? Envie um email para contacto@campoaberto.pt tendo como assunto: Energia e Clima

Pode ver três textos sobre esta linha de trabalho, no e-sítio da Campo Aberto:
Energia e Clima – objetivos de uma linha de trabalho Uma revista pioneira sobre fontes alternativas de energia Energia: sistemas duros ou sistemas suaves?

Imprimir esta página Imprimir esta página

Deixar comentário