- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Ilhas Atlânticas (CÌes) Vigo – Visita a 4 de julho

Illas Cìes-5

SÁBADO 4 DE JULHO DE 2015
GALIZA: PAISAGEM, NATUREZA E ECOLOGIA  – ILHAS ATLÂNTICAS (CÌES)

Importante: as inscrições nesta visita estão suspensas, devido a lotação esgotada e existência de lista de espera igualmente esgotada. Caso este programa lhe interesse para julho de 2016, por favor envie email com o seu nome e telefone de contacto para: contacto@campoaberto.pt, para que possamos analisar as possibilidades de repeti-lo dentro de aproximadamente um ano. 

A complexidade desta visita e os prazos mais curtos que nos são exigidos para contratar autocarro obrigam a antecipar os prazos de inscrição.

Ver mais abaixo programa e motivos de interesse.

Primeiro prazo de inscrição: 28 de maio, quinta-feira

Esta visita só poderá realizar-se com um mínimo de 15 inscritos, que terão que estar confirmados o mais tardar (mas se antes, melhor) até 28 de maio.

Segundo prazo de inscrição: 9 de junho, terça-feira

Se a 28 de maio a visita tiver sido viabilizada, serão aceites novas inscrições, dependendo do número de vagas, até 9 de junho, com um custo ligeiramente agravado. Neste segundo prazo, continua a ser necessário o preenchimento do formulário de inscrição, mas o pagamento só deverá ser feito após confirmação nossa de existência de vaga, o que deve ser indicado no campo «Observações» do formulário.

Nota: em caso de desistência por doença ou outro motivo de força maior após 9 de junho e até 25 de junho, parte do pagamento poderá ser reembolsado, isto é a parte relativa à contratação de autocarro se a viagem estiver já garantida como viável financeiramente, ou o máximo possível caso contrário; o valor dos bilhetes de barco, que serão comprados via internet a uma empresa galega, não poderá ser restituído, em princípio.

A seguir ao programa, ver as condições de inscrição e de participação nas despesas.

 

Illas Cies-4

 

PROGRAMA – MOTIVOS DE INTERESSE

Esta visita é uma oportunidade rara, senão única, para visitar as Cìes com a orientação de pessoas que as conhecem e estudam profundamente, e que melhor que ninguém saberão relevar os seus aspetos paisagísticos, naturais e ecológicos. São membros da cooperativa educativa O Teixugo, próxima da associação Amigos da Terra da Galiza (os Amigos da Terra, Friends of the Earth, são uma das mais ativas e importantes organizações ambientais a nível mundial).

Cronograma
sábado 4 de julho

Nota indispensável: dadas as condicionantes do embarque em Vigo, precisamos de sair do local de partida (Praça Velásquez  ou Praça Francisco Sá Carneiro frente ao Café Velasquez) às 6:45 horas precisas. É pois necessário que todos e cada um estejam no local minutos antes, os necessários para se assegurarem que não perdem a partida ou a não atrasam; pequeno almoço e café suficientemente antes das 6: 45)

6:45   Partida do Porto
9:30 (hora do Porto; hora de Espanha: 10:30)  Chegada ao embarcadouro para as Cìes,
em Vigo; regularização dos bilhetes para o barco – Encontro com Antón Lois Tierra e colaboradores da Cooperativa Educativa O Teixugo (próximos dos Amigos da Terra da Galiza).
10:45 Embarque para as Ilhas
11:00 Partida de Vigo para as Cìes

Durante a viagem de barco, Antón Tierra e colaboradores explicarão a geomorfologia da ria, a formação do arquipélago das Cíes, a história da caça à baleia na Galiza, sendo que passaremos em frente da última fábrica baleeira galega, e outros aspetos de interesse natural e ecológico.

11:40   Chegada às Cìes, ponto de destino; desembarque na praia de Rodas.

Percurso a pé pela beira da praia, observação da vegetação das dunas, percurso pela ilha de Faro (ilha Sul) e lagoa das crianças. Visita ao centro de interpretação no convento de São Martinho. Subida ao monte de Faro e Pedra da Campá. Observatório de aves marinhas.

13:45   Almoço – farnel durante o percurso, a cargo de cada participante.
Descanso para o almoço na praia de Nossa Senhora (possibilidade de banho, mas atenção… a água está sempre muito fria!!!). Observação de algas e fauna inter-marés.

14:45  Percurso pela ilha de Monteagudo, ilha Norte. Subida ao alto do Príncipe (as melhores paisagens das ilhas).

Visita ao campo internacional de trabalho, na praia da Cantareira. Charla sobre o ecologismo galego e a problemática ambiental galega en geral e do ambiente de Vigo em particular.

18:00 Partida de regresso à praia de Rodas.
18:45 Agrupamento dos participantes no embarcadouro e embarque
19:15 Partida do barco para Vigo
19:40 Chegada a Vigo
19:50 (18:50 no Porto) Partida de regresso ao Porto
21:30 Chegada provável ao Porto

PARA SE INSCREVER

Aconselha-se a ler toda a informação antes de se inscrever, incluindo as condições gerais de participação [1]. No entanto, se já conhece bem este procedimento, pode consultar e preencher diretamente o formulário de inscrição [2]. Note que, no primeiro prazo, ou seja até 28 de maio, a inscrição só será considerada se a participação nas despesas for comprovada já no formulário, anexando comprovativo, ou em caso de dificuldade enviando este último para: atividadesca@gmail.com [3]. Se tiver dificuldade em preencher o formulário, ou qualquer outra dificuldade, pode recorrer a esse mesmo endereço de email ou ligar para 918527653.
Para o envio do montante de participação nas despesas, não deixe de seguir com cuidado as instruções que encontra na nossa página sobre pagamentos [4]. Se em algum ponto incompatíveis com as instruções do formulário de inscrição, estas últimas prevalecem.

 

Illas Cies-2

PARTICIPAÇÃO NAS DESPESAS

Sócios : €42,50

Não sócios: €50,00

Nota importante: a Campo Aberto alegra-se com a presença de crianças e jovens nas suas atividades. Cabe no entanto ao acompanhante adulto a responsabilidade de decidir ou não inscrever uma criança ou jovem caso ache que a atividade é compatível com a presença destes. Nesta atividade precisa, a caminhada na ilha deverá demorar de duas a três horas, sem dificuldade especial. Há que ter em conta que, pela data, poderá fazer bastante calor.

 

 

Illas Cies-1

facebook likes kopen [5]