• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação

Illas Cìes-5

SÁBADO 4 DE JULHO DE 2015
GALIZA: PAISAGEM, NATUREZA E ECOLOGIA  – ILHAS ATLÂNTICAS (CÌES)

Importante: as inscrições nesta visita estão suspensas, devido a lotação esgotada e existência de lista de espera igualmente esgotada. Caso este programa lhe interesse para julho de 2016, por favor envie email com o seu nome e telefone de contacto para: contacto@campoaberto.pt, para que possamos analisar as possibilidades de repeti-lo dentro de aproximadamente um ano. 

A complexidade desta visita e os prazos mais curtos que nos são exigidos para contratar autocarro obrigam a antecipar os prazos de inscrição.

Ver mais abaixo programa e motivos de interesse.

Primeiro prazo de inscrição: 28 de maio, quinta-feira

Esta visita só poderá realizar-se com um mínimo de 15 inscritos, que terão que estar confirmados o mais tardar (mas se antes, melhor) até 28 de maio.

Segundo prazo de inscrição: 9 de junho, terça-feira

Se a 28 de maio a visita tiver sido viabilizada, serão aceites novas inscrições, dependendo do número de vagas, até 9 de junho, com um custo ligeiramente agravado. Neste segundo prazo, continua a ser necessário o preenchimento do formulário de inscrição, mas o pagamento só deverá ser feito após confirmação nossa de existência de vaga, o que deve ser indicado no campo «Observações» do formulário.

Nota: em caso de desistência por doença ou outro motivo de força maior após 9 de junho e até 25 de junho, parte do pagamento poderá ser reembolsado, isto é a parte relativa à contratação de autocarro se a viagem estiver já garantida como viável financeiramente, ou o máximo possível caso contrário; o valor dos bilhetes de barco, que serão comprados via internet a uma empresa galega, não poderá ser restituído, em princípio.

A seguir ao programa, ver as condições de inscrição e de participação nas despesas.

 

Illas Cies-4

 

PROGRAMA – MOTIVOS DE INTERESSE

Esta visita é uma oportunidade rara, senão única, para visitar as Cìes com a orientação de pessoas que as conhecem e estudam profundamente, e que melhor que ninguém saberão relevar os seus aspetos paisagísticos, naturais e ecológicos. São membros da cooperativa educativa O Teixugo, próxima da associação Amigos da Terra da Galiza (os Amigos da Terra, Friends of the Earth, são uma das mais ativas e importantes organizações ambientais a nível mundial).

Cronograma
sábado 4 de julho

Nota indispensável: dadas as condicionantes do embarque em Vigo, precisamos de sair do local de partida (Praça Velásquez  ou Praça Francisco Sá Carneiro frente ao Café Velasquez) às 6:45 horas precisas. É pois necessário que todos e cada um estejam no local minutos antes, os necessários para se assegurarem que não perdem a partida ou a não atrasam; pequeno almoço e café suficientemente antes das 6: 45)

6:45   Partida do Porto
9:30 (hora do Porto; hora de Espanha: 10:30)  Chegada ao embarcadouro para as Cìes,
em Vigo; regularização dos bilhetes para o barco – Encontro com Antón Lois Tierra e colaboradores da Cooperativa Educativa O Teixugo (próximos dos Amigos da Terra da Galiza).
10:45 Embarque para as Ilhas
11:00 Partida de Vigo para as Cìes

Durante a viagem de barco, Antón Tierra e colaboradores explicarão a geomorfologia da ria, a formação do arquipélago das Cíes, a história da caça à baleia na Galiza, sendo que passaremos em frente da última fábrica baleeira galega, e outros aspetos de interesse natural e ecológico.

11:40   Chegada às Cìes, ponto de destino; desembarque na praia de Rodas.

Percurso a pé pela beira da praia, observação da vegetação das dunas, percurso pela ilha de Faro (ilha Sul) e lagoa das crianças. Visita ao centro de interpretação no convento de São Martinho. Subida ao monte de Faro e Pedra da Campá. Observatório de aves marinhas.

13:45   Almoço – farnel durante o percurso, a cargo de cada participante.
Descanso para o almoço na praia de Nossa Senhora (possibilidade de banho, mas atenção… a água está sempre muito fria!!!). Observação de algas e fauna inter-marés.

14:45  Percurso pela ilha de Monteagudo, ilha Norte. Subida ao alto do Príncipe (as melhores paisagens das ilhas).

Visita ao campo internacional de trabalho, na praia da Cantareira. Charla sobre o ecologismo galego e a problemática ambiental galega en geral e do ambiente de Vigo em particular.

18:00 Partida de regresso à praia de Rodas.
18:45 Agrupamento dos participantes no embarcadouro e embarque
19:15 Partida do barco para Vigo
19:40 Chegada a Vigo
19:50 (18:50 no Porto) Partida de regresso ao Porto
21:30 Chegada provável ao Porto

PARA SE INSCREVER

Aconselha-se a ler toda a informação antes de se inscrever, incluindo as condições gerais de participação. No entanto, se já conhece bem este procedimento, pode consultar e preencher diretamente o formulário de inscrição. Note que, no primeiro prazo, ou seja até 28 de maio, a inscrição só será considerada se a participação nas despesas for comprovada já no formulário, anexando comprovativo, ou em caso de dificuldade enviando este último para: atividadesca@gmail.com. Se tiver dificuldade em preencher o formulário, ou qualquer outra dificuldade, pode recorrer a esse mesmo endereço de email ou ligar para 918527653.
Para o envio do montante de participação nas despesas, não deixe de seguir com cuidado as instruções que encontra na nossa página sobre pagamentos. Se em algum ponto incompatíveis com as instruções do formulário de inscrição, estas últimas prevalecem.

 

Illas Cies-2

PARTICIPAÇÃO NAS DESPESAS

Sócios : €42,50

Não sócios: €50,00

Nota importante: a Campo Aberto alegra-se com a presença de crianças e jovens nas suas atividades. Cabe no entanto ao acompanhante adulto a responsabilidade de decidir ou não inscrever uma criança ou jovem caso ache que a atividade é compatível com a presença destes. Nesta atividade precisa, a caminhada na ilha deverá demorar de duas a três horas, sem dificuldade especial. Há que ter em conta que, pela data, poderá fazer bastante calor.

 

 

Illas Cies-1

Imprimir esta página Imprimir esta página

Deixar comentário