• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação

Ciclo Cidades e Parques do Noroeste
5 abril, sábado
INSCRIÇÕES ATÉ 31 DE MARÇO

Miradouro de São Bento, Vizela

Vizela é uma das raras cidades de Portugal (no Norte há apenas duas) que aderiram à rede internacional de cidades «vagarosas» (Città Slow ou Slow City), orgulhando-se da sua dimensão humana e da tranquilidade do seu viver. Essa rede de cidades, tal como tinha acontecido antes com o movimento Slow Food e seguindo as pisadas deste, teve origem em Itália e está hoje espalhada por vários países.

A destacar em Vizela o notável Parque das Termas, outrora famosas e que estão agora a ser de novo valorizadas. Também a gastronomia é  nesta cidade digna de menção, e faz parte dos méritos SlowCittà, razão pela qual a visita poderá terminar, para os que assim quiserem, com um almoço no restaurante tradicional Adega Avelino (ver adiante), típico da comida «repousada» local.

A Campo Aberto agradece a colaboração da Câmara Municipal de Vizela, inclusive dos seus departamentos de urbanismo e de ambiente, e em especial do Arq. Abel Cardoso, com quem foi elaborada a programação para essa visita. Ver programa adiante.

Capela de São Bento, Vizela

Inscrições

Até 31 de março, enviando nome completo e data de nascimento (para efeitos de seguro), email e telefone de contacto de cada pessoa inscrita, para o email: atividadesca@gmail.com

A inscrição representa opção firme e prioritária de comparecer, a não ser em caso de força maior. Em caso de desistência, por favor avisar para o email acima indicado logo que o impedimento seja conhecido, e mesmo à última hora, nesse caso por tm/sms para 918527653.

Deslocação

A deslocação pode ser feita de comboio ou de carro. Para quem optar pelo carro, o local de agrupamento é na estação CP de Vizela, à hora a que chegará quem for de comboio, ou seja, às 9:26.

De comboio: agrupamento em Porto-Campanhã às 8:15 junto ao quiosque; partida às 8:25; chegada a Vizela às 9:26. Se se inscrever para o almoço, o regresso ao Porto far-se-á da estação de Vizela às 15:58, com chegada a Porto-Campanhã às 17:00.

Se não se inscrever para o almoço, o embarque para o regresso ao Porto pode ser feito, na estação CP de Vizela,  às 13:58, com chegada a Campanhã às 15:00. Sugere-se prevenir-se com uma merenda. As deslocações internas à visita são asseguradas por um autocarro cedido pela Câmara Municipal de Vizela.

Participação nas despesas de organização

A entregar no próprio local como donativo para despesas de organização: adultos €4,00 por pessoa (não sócios); para sócios da Campo Aberto, a fixar livremente pelo sócio; gratuito para crianças e jovens (com menos de 18 anos), quer acompanhados por sócios quer por não sócios. Aconselhável a partir dos 8 anos (percursos a pé diminutos), cabendo no entanto a decisão ao adulto acompanhante.

A inscrição, quando inclua participação no almoço, deve ser acompanhada do pagamento prévio deste à Campo Aberto (€10,00 por pessoa, através de transferência, seguindo as instruções adiante) e da indicação da opção entre três pratos propostos: a) Rojões à moda do Minho; b) Bacalhau à Avelino (tipo «à Braga»); c) prato vegetariano (arroz malandrinho com feijão, legumes cozidos, salada crua). Embora tudo seja tratado via Campo Aberto, fica o endereço e telefone do restaurante para qualquer informação suplementar: Adega Avelino, Rua Pereira Caldas, 34-Vizela, tel. 253 584324.

Pagamento do almoço

O almoço deverá ser pago ao mesmo tempo que a inscrição, por transferência bancária (apenas o almoço; o donativo deverá ser entregue à organização no próprio dia e local), para o NIB 0035 0730 0003 5756103 54. Sempre que possível, indicar um descritivo ou referência com vista à conta destinatária, do tipo, e só do tipo: Lopes 5 abril (um nome mais usado e a data da atividade; se for por multibanco, como não é possível descritivo, deverá enviar o talão digitalizado, se estiver legível, ou os dados dele constantes, em especial o número da conta pagadora, para: atividades@gmail.com ao mesmo tempo que os dados da inscrição. Se fizer transferência online informe disso na inscrição. Também é possível pagamento por cheque ou vale postal para: Campo Aberto, Apartado 5052, 4018-001 Porto, igualmente informando na inscrição.

Programa

9:40 Porque Vizela é uma CittàSlow?
9:45 Visita ao centro da cidade
10:30 Visita às termas de Vizela
11:00 Visita ao Parque Natural da cidade
11:45 Visita ao Santuário de São Bento, no Monte de São Bento, de onde, segundo várias opiniões, se desfruta um dos mais belos panoramas de todo o país
13:00 Almoço (opcional) ou regresso
15:45 Partida para a estação CP (para quem participar no almoço) e regresso

V6Rio Vizela

Imprimir esta página Imprimir esta página

Um comentário até agora.

  1. Maria das Dores diz:

    Conheço bem Vizela pois já fiz lá quinze dias de termas, hospedada no Hotel Sul Americano e ocupei os tempos livres à descoberta.
    Tenho lá uma prima. A Câmara disponibilizava autocarro e guia gratis para visita a todas as freguesias da cidade e vários amigos meus foram do Porto para fazerem esse percurso. Vou providenciar a minha inscrição para o dia 5 pois grupo acompanhado por tecnicos ligados à área do ambiente dá resultado diferente.
    Maria das Dores

Deixar comentário