- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Um amigável desafio: Agricultura Familiar no seu Ano Internacional – 2014

YFF Os anos comemorativos servem para tudo e não servem para nada, conforme a velha história do copo meio cheio e do copo meio vazio… O mesmo se aplica ao Ano Internacional da Agricultura Familiar que decorrerá ao longo de 2014 no âmbito das Nações Unidas.

No entanto, a oportunidade de agitar águas estagnadas que agora começam a recobrar ânimo, neste domínio da terra, do cultivo e do modelo de agricultura, não poderá ser desprezada.

O conceito de agricultura familiar tem muito que se lhe diga mas é um assunto que pode puxar conversa que interessa a todos os que se debruçam sobre o futuro da nossa terra, da nossa agricultura e até da nossa viabilidade como país.

A Campo Aberto tem intenção de fazer incidir sobre ele o foco das atenções a que alcança.

Uma primeira iniciativa, de pequeníssima escala, foi o visionamento do filme Sementes de Liberdade e o debate que se lhe seguiu, em 30 de novembro passado, no contexto da Confraternização e Venda de Natal da associação, que decorreu no Parque da Cidade (Ocidental).

Temos intenção de fazer mais algumas coisas ao longo do ano, na medida das nossas possibilidades, e ficaríamos muito contentes se pessoas ou entidades/iniciativas ou explorações agrícolas quisessem partilhar connosco a possibilidade de fazer coisas em conjunto, dando ideias e partilhando planos.

Um dos “locais” em que pode ser debatida esta questão é uma nova lista eletrónica de informação e debate sobre temas deste teor (incluindo a questão, fulcral, da agricultura local sustentável), intitulada Cultivando. Quem quiser inscrever-se, por favor envie uma  mensagem vazia para cultivando+subscribe@googlegroups.com [1] .

Bem vindos!

O Grupo Natureza e Ruralidade da Campo Aberto