• Abr : 24 : 2019 - Poluição Luminosa
  • Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto

A ÁGUA PERTENCE À TERRA – 4

Quanta água há no mundo?

Com o constante aumento da população mundial, aumenta igualmente o uso humano da água, pois sem ela a humanidade não sobrevive.

A Terra necessita de água para manter os seus ecossistemas. Temos tido até agora reservas subterrâneas à nossa disposição que existem há milhares de anos. Mas o atual consumo humano ultrapassa já a recarga trazida pelas chuvas no ciclo da água.

Em 2012 foi publicada na revista científica internacional Nature uma análise global sobre o gradual esgotamento das  reservas de água subterrâneas. Segundo ela, um quarto da população mundial vive em áreas onde a água subterrânea disponível está a ser consumida mais velozmente do que a da sua possível reconstituição.

Muitas vezes tal acontece em áreas onde se verificam enormes gastos de água para a irrigação na agricultura, o que põe em causa igualmente a viabilidade de manter no futuro níveis de produção agrícola idênticos aos atuais.

Essa taxa de consumo de água não é sustentável e a diminuição das reservas irá afetar todos os aspetos da vida na terra, pesando especialmente nas regiões onde se verifica o agravamento das secas e o aumento da população, tornando imperativo que se adote uma gestão da água de novo tipo.

(Traduzido e adaptado de «Global Water Supply», The Mother Earth News n.º 255, dezembro 2012, em cujo e-sítio se pode encontrar mais informação: http://goo.gl/jRMw8)

 

A ÁGUA PERTENCE À TERRA – 5

Ouro Azul O Livro O Filme O Debate

Qual o recurso mundial mais decisivo? Qual o mais indispensável? A água potável! E está a tornar-se cada vez mais escasso e cada vez mais depressa.

Hoje, a água tornou-se o grande negócio mundial (e grande negociata) e uma coutada dos mais ricos e poderosos. Mas os cidadãos começaram a intrometer-se no debate.

Assinalando o seu Dia da Associação, a Campo Aberto projeta este filme, a que se seguirá debate entre os participantes.

Sábado, 2 de março, às 18:00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Sto Ildefonso, na Rua Gonçalo Cristóvão, 187 – 2.º andar , junto ao Jornal de Notícias, no Porto.

A entrada é livre e gratuita. Agradecemos que os interessados se inscrevam, se possível até 28 de fevereiro de 2013, enviando o nome, email e telefone para: ouro.agua.ca@gmail.com

Cada pessoa poderá inscrever vários interessados, fornecendo para cada um os dados solicitados. Use este email exclusivamente para esse efeito, com exclusão de outras atividades.

Blue Gold_2 Blue Gold

Imprimir esta página Imprimir esta página

Categorias: Água, Notícias

Deixar comentário