• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação

O Quê?

Uma tertúlia sobre construção com fardos de palha, organizada pelo Grupo Energia e Clima da Campo Aberto

(http://www.campoaberto.pt/2012/05/25/grupo-energia-clima/).

Com quem?

O tema será apresentado pelo Arq. Vítor Varão, professor na ESAD – Escola Superior de Arte e Design, de Matosinhos, que tem vindo a trabalhar sobre este tema em Portugal e no estrangeiro.

 

Quando?

Quinta-feira, 15 de novembro, às 21:15.

Onde?

Na sede da Campo Aberto, rua Santa Catarina, 730-2.º andar, no Porto.

Como?

Inscrevendo-se (obrigatório mas gratuito) para o email, indicando necessariamente nome e telefone(s):

jcdcm@sapo.pt

A Campo Aberto agradece donativos que os participantes queiram deixar à entrada da sessão (a título indicativo: 1 euro para sócios, 3 euros para não sócios).

Tema

Esta tertúlia abordará a construção com fardos de palha e outros materiais possíveis de utilizar na arquitetura sustentável, e cujas qualidades de climatização representam importantes potenciais economias de energia.

Desde há muitos anos que no Nebraska se iniciaram as construções com fardos de palha, recorrendo a vários processos. Esta tecnologia é cada vez mais utilizada dentro de um conceito de arquitetura sustentável, afirmando-se cada vez mais como uma construção qualificada e de grande valor estético, que traz mais valias tanto na eficiência térmica como acústica.

A construção com fardos de palha está pouco implementada em Portugal mas começa a dar os seus primeiros passos. Esta apresentação, numa abordagem de transmissão de conhecimento destes materiais, refere como se processa esse tipo de construção, as suas vantagens, o enquadramento desse material com outros materiais que se podem utilizar na arquitetura ecossustentável, bem como as várias maneiras de utilizar os fardos de palha, incluindo na autoconstrução.

Sendo um material com muitas qualificações técnicas, e surpreendendo a opinião vulgar, a sua utilização neste momento está a acontecer mais nos países frios e húmidos.

Imprimir esta página Imprimir esta página

Categorias: Notícias

Deixar comentário