• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação

Artigos

 

NÓS NORTENHOS… E A NATUREZA: 40 ANOS DEPOIS

Inscreva-se nesta dupla tertúlia. Prazo até quarta-feira, 14 de janeiro. Entrada gratuita. Basta enviar email com o nome, email e telefone de cada um dos inscritos para: tertuliasca@gmail.com

Início: 15:50 de sábado 17 de janeiro de 2015.
Local: rua da Fábrica Social, s/n, nas instalações da Fundação Escultor José Rodrigues, no interior do ângulo formado pela rua Gonçalo Cristóvão e rua Santa Catarina, com acesso pela rua do Bonjardim e rua Raul Dória.

NATUREZA E PAISAGEM AS PRINCIPAIS RIQUEZAS DO NORTE?

Em que ponto estamos [...ler mais]

BOAS FESTAS DE NATAL 2014, BOM ANO  DE 2015!

Aos sócios, amigos, simpatizantes, colaboradores e a todos os que se interessam pelas nossas atividades e pelas nossas notícias, bem como aos seus familiares e amigos, aqui ficam os nossos votos sinceros de Boas Festas de Natal e de um 2015 de paz e tranquilidade.

Esperemos que gostem deste cartão natalício do pintor e escultor José Maria França Machado, nosso amigo, a quem agradecemos ter-nos permitido partilhar a sua arte com os nossos amigos.

Aproveitamos para convidar a visitar os mais recentes artigos do e-sítio da Campo Aberto: [...ler mais]

A PROPÓSITO DE 2014 ANO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR

Por decisão da 66ª Sessão Plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, o ano de 2014 será dedicado à agricultura familiar como reconhecimento da sua contribuição para a segurança alimentar e para a erradicação da pobreza no mundo.

Segue-se um artigo, publicado no início de 2014 no jornal Quercus Ambiente, escrito a pedido deste pelo atual presidente da direção da Campo Aberto, com pequenas adaptações.

Três das ilustrações pertencem à revista estadounidense The Mother Earth News, fundada em 1970, [...ler mais]

UM ANO DEPOIS DA TOMADA DE POSSE DO NOVO EXECUTIVO
MUNICIPAL DO PORTO – LUZ E SOMBRAS NA POLÍTICA DE AMBIENTE

Dentro de dias, em 22 de outubro, completa-se um ano desde a tomada de posse do atual executivo municipal do Porto. Em matéria de ambiente, há várias coisas positivas a realçar. No entanto, com uma sombra que custa a compreender – o Conselho Municipal do Ambiente (CMA) ainda não foi convocado. Outro ponto sombrio algo inexplicável: no sítio eletrónico do município, sobre o CMA, existe pouco mais, aparentemente, que uma curta definição e a lista dos membros que o compõem. [...ler mais]

Vivam as sementes livres e a soberania alimentar!

O mês de outubro 2014 é dedicado à celebração das Sementes Livres por algumas organizações e, em Portugal, pela Campanha pelas Sementes Livres.

No Porto, o Musas (espaço, associação, horta, quinta) e a Casa da Horta lançaram algumas atividades para assinalar o mês, que receberam também o apoio da Campo Aberto e da Plataforma Transgénicos Fora – PTF. É a nossa forma de participar na campanha internacional em defesa das sementes livres (que está a decorrer de 20 de setembro a 20 de outubro), promovendo no Porto uma iniciativa [...ler mais]