• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação

Artigos

 


Imagem obtida ao longo de um dos percursos «Caminhos do Romântico» no Porto

Em resposta à carta de cinco associações em que estas enviavam o documento datado de 28 de junho de 2014, foi recebida, com data de 18 de julho, e só lida em finais de agosto, uma carta do Vereador do Ambiente da Câmara Municipal do Porto em que se anuncia a convocação para breve do Conselho Municipal de Ambiente.

Note-se que essa será a primeira reunião do CMA convocada pelo atual executivo, que entrou em funções em 22 de outubro de 2013.

Porque demora tanto o CMA a reunir?
Eis a razão dada pelo Vereador Filipe [...ler mais]


DUAS CADEIAS DE HIPERMERCADOS DESTACAM-SE PELA FALTA DE PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR

Inserimos adiante o texto de um comunicado divulgado em 28 de julho de 2014 pela Plataforma Transgénicos Fora, de que a Campo Aberto faz parte. Os subtítulos são da Campo Aberto.

Leia, divulgue, colabore!

Veja também:

www.stopogm.net : Plataforma Transgénicos Fora

Farinhas de milho, transgénicas ou não?
A Plataforma Transgénicos Fora realizou em dez cadeias de hipermercados um levantamento das farinhas de milho provenientes de milho geneticamente modificado (GM, ou transgénico) e encontrou [...ler mais]


DOCUMENTO ENTREGUE AO VEREADOR DO AMBIENTE DO PORTO,
FILIPE ARAÚJO

 

(Imagem do Parque Oriental do Porto, em construção. Foto: Dalila Pinto)

 

Algumas associações cívicas que cooperam sob o lema «Agir em Convergência» divulgam um documento que entregaram ao Vereador da Inovação e Ambiente do Porto, Filipe Araújo. O documento intitula-se «Prioridades para o Porto em Matéria de Ambiente» e foi entregue em reunião solicitada ao Vereador, que se realizou em 28 de março de 2014. Nessa reunião estiveram representadas as associações signatárias do documento: [...ler mais]


Os anos comemorativos servem para tudo e não servem para nada, conforme a velha história do copo meio cheio e do copo meio vazio… O mesmo se aplica ao Ano Internacional da Agricultura Familiar que decorrerá ao longo de 2014 no âmbito das Nações Unidas.

No entanto, a oportunidade de agitar águas estagnadas que agora começam a recobrar ânimo, neste domínio da terra, do cultivo e do modelo de agricultura, não poderá ser desprezada.

O conceito de agricultura familiar tem muito que se lhe diga mas [...ler mais]


* Postura de Anne Glover, conselheira científica principal da União Europeia, condenada como “irresponsável”
* Investigadores independentes têm de trabalhar a dobrar para responder aos alertas pendentes

O número de cientistas e especialistas que subscreveram uma Declaração Conjunta [1] afirmando que a segurança dos alimentos transgénicos (OGM) continua por demonstrar aumentou para 297 desde a sua publicação a 21 de outubro.

A Doutora Angelika Hilbeck, presidente da Rede Europeia de Cientistas pela Responsabilidade Social e Ambiental (ENSSER) que publicou [...ler mais]