- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

Águeda Município: Agricultura – Semente de Sustentabilidade

Notícia publicada no site da C.M de Águeda a 15-julho

A Câmara Municipal de Águeda promoveu durante os meses de Maio e Junho, um conjunto de acções de sensibilização para a prática da Agricultura Biológica, inserida no projecto “Agricultura – Semente de Sustentabilidade”, que envolveram cerca de 150 participantes.

No âmbito do protocolo que o Município de Águeda formalizou com a AGROBIO, foram realizadas três acções de sensibilização/informação em Agricultura Biológica, relativas às temáticas: O que é a Agricultura Biológica?; Modos de Fertilização e Combate a Pragas; e, Agricultura Convencional vs Agricultura Biológica.

Jaime Ferreira, da direcção da Agrobio considera que o “objectivo de sensibilizar os aguedenses para a Agricultura Biológica está cumprido a julgar pela elevada participação nas sessões de sensibilização e pelo interesse em participar em novas acções de formação para o aprofundamento das técnicas de produção de modo biológico”.

Gil Nadais, o principal impulsionador deste projecto, considera que “a agricultura é uma área de futuro, que assumirá ainda maior relevo devido aos tempos de crise que enfrentamos”. Por outro lado, considera que este projecto constitui um “olhar para as coisas simples, como cada um de nós pode ter acesso a um pedaço de terra para produzir parte dos alimentos que consumimos, garantindo a sustentabilidade social, económica e ambiental”.

As acções do Projecto “Agricultura – Semente de Sustentabilidade” não se esgotam nas acções de informação da Agrobio. Paralelamente, está a ser desenvolvido um diagnóstico de necessidades formativas, a constituição de um Banco de Terrenos, a identificação de eventuais interessados nas hortas, bem como workshops de Compostagem Caseira.