- Campo Aberto - https://www.campoaberto.pt -

A Natureza na Educação e na Pedagogia

Inscreva-se até 10 de Julho!

A Natureza na Educação e na Pedagogia: Comenius, Rousseau e Pestalozzi, é o tema da tertúlia animada pela Professora Margarida Felgueiras, no próximo dia 13 de Julho, quarta-feira, às 21:30.

É convocada pela associação Campo Aberto para a sua sede, Rua de Sta Catarina, 730-2.º andar, no Porto, e prossegue o ciclo de tertúlias intitulado A Natureza nas Religiões e nas Filosofias.

A inscrição (basta enviar um email para: jcdcm@sapo.pt com o nome e telefone, ou telefonar para 918527653) é gratuita mas obrigatória. Serão atribuídos certificados de participação a quem, tendo-se inscrito, solicitar o certificado e enviar o seu nome completo juntamente com a inscrição.

Quem o desejar pode contribuir para as despesas da organização, deixando à entrada ou à saída da sessão um donativo a fixar pelo próprio, sugerindo-se por exemplo 2 euros. A compra de publicações no local é igualmente uma forma de contribuir para o mesmo fim.

Nota: a sessão só se realizará com um mínimo de oito inscrições. Apenas se garante lugar sentado a 23 pessoas. Se for o caso, os inscritos acima desse número serão consultados sobre se desejam participar na sessão em lugares não sentados (máximo 10).

Margarida Louro Felgueiras nasceu em 1951. Licenciou-se em História şişli escort [1] pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). A sua actividade inclui a História da Educação, a intervenção cultural no campo da preservação do património e a formação de professores. Autora do projecto de criação de um Museu Vivo da Escola Primária (PAXIS XXI).
Autora e investigadora em projectos de pesquisa de âmbito nacional e internacional, com destaque para a história social da educação, a cultura material e o quotidiano escolar. A sua pesquisa centra-se na filantropia em educação, sobretudo nas escolas doadas ao Estado, nas instituições educativas em regime de internato e na museologia escolar. Tem sido também professora visitante em várias universidades brasileiras.
A sua carreira universitária iniciou-se em 1984 na Universidade da Madeira. Tendo sido docente da FLUP, é actualmente Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, cujo Mestrado em Educação e Herança Cultural é coordenadora. Aí coordena igualmente o Núcleo Educação, História e Museologia do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). É coordenadora da Secção de História da Educação da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.