• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação

A Campo Aberto convida a inscrever-se numa visita ao Centro de Interpretação Ambiental seguida de Percurso Pedestre no Parque Paleozóico – Serras de Valongo a realizar em 28 de Maio.
“O Parque Paleozóico de Valongo abrange uma área privilegiada do ponto de vista geológico, apresentando uma grande geodiversidade, da qual se destacam as importantes jazidas fossilíferas do Paleozóico, conhecidas internacionalmente, e as mineralizações de antimónio e ouro que foram exploradas desde os tempos da actividade mineira romana em Portugal.

Com base em trabalhos de investigação científica foi possível conhecer algumas particularidades da geologia desta região que desde há mais de 540 milhões de anos e até há cerca de 280 milhões de anos esteve coberta pelo mar. Foi possível saber, por ex., que há 470 milhões de anos um tsunami varreu a região de Valongo, acumulando uma grande espessura de conchas de lingulídeos ao longo da costa ou saber que nos mares de Valongo, há 440 milhões de anos atrás, existiam icebergs.

Entre os inúmeros invertebrados que habitavam os mares do Paleozóico de Valongo salientam-se as Trilobites e os Graptólitos. Estes animais dominaram temporariamente os mares do Paleozóico, tendo desaparecido do nosso planeta antes do aparecimento dos primeiros dinossauros.

Estas diferentes vertentes da geologia podem ser desfrutadas quer visitando o Centro de Interpretação Ambiental quer durante uma viagem no tempo em que se recua até há cerca de 540 milhões de anos atrás ou até ao século I d.C. (Época de Augusto), em que o ouro era explorado pelos Romanos.”

Prof. Doutora Helena Couto – Professora Associada do Departamento de Geologia da FCUP, Responsável Científica pelo Parque Paleozóico de Valongo (texto extraído do Valongo Natura n.º 1)

Faça a sua inscrição até ao dia 22 de maio, domingo, através do formulário de inscrição em http://www.campoaberto.pt/contacte-nos/inscricoes-1/ onde poderá verificar também as condições gerais dos passeios e visitas organizadas pela Campo Aberto (ao inscrever-se pressupõe-se que as conhece e aceita).

A inscrição só é válida quando simultaneamente acompanhada de pagamento – 5,00 € para sócios e  7,00 € para não sócios. É indispensável enviar comprovativo para contacto@campoaberto.pt (veja como proceder aqui).

A visita só se realizará com um mínimo de 10 inscritos e máximo de 30 participantes.

O ponto de encontro terá lugar no Centro de Interpretação Ambiental, na Rua de Santa Helena, s/n – Valongo, pelas 9:00h. (coordenadas GPS Lat 41.18511 Long -8.49721).

Aconselha-se roupa e calçado confortável.

Para qualquer dúvida ou informação complementar: Esmeralda Coelho (tlm –  964520205 ou 914684660).

Imprimir esta página Imprimir esta página

Categorias: Eventos & Visitas

Deixar comentário