• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação


O Naturdata tem na sua base uma listagem das espécies conhecidas em Portugal. Como qualquer listagem, é e sempre será provisória. O que não quer dizer que esteja em permanente mutação para estádios irreconhecíveis. Começa certamente com muito erros, sinonímias, ausências ou presenças injustificadas. E aos poucos vai sendo afinada.

Neste começo de 2011 estão listadas 35032 espécies, desde Bactérias a Vertebrados. O reino mais representado, com três-quartos dos registos, é o reino dos animais, seguidos de plantas e fungos. Os seres microscópicos são naturalmente relegados para último no conhecimento, dado tanto a dificuldade de os ver, como a dificuldade de sequer saber o que é afinal uma espécie, quando ainda se estão a descobrir novos reinos.

Mas o Naturdata não é só uma lista de espécies. É uma enciclopédia. Como tal muita outra informação é incorporada todos os dias, de entre esta muitas fotos. Contamos neste momento com 9858 fotos (estará para breve a marca das 10000?) pertencentes a 3263 espécies. Temos assim 9.6% das espécies listadas com foto.

Explora o portal em http://naturdata.com/

(Adaptado de http://naturdata.com/artigos-gerais/41-gerais/303-naturdata-2011)

Imprimir esta página Imprimir esta página

Categorias: Notícias

Deixar comentário